×
  • Seguindo orientações do decreto do Governo do Estado de São Paulo não estamos realizando atendimentos presenciais. Informamos ainda que nosso atendimento via e-mail, whatsapp, redes sociais e telefone estão funcionando normalmente. Para informações atualizadas sobre o impacto da pandemia nos principais consulados, clique aqui.

Mundo dos Vistos

Visto para Cidadania


Cidadania Portuguesa


Lista de documentos para: Cidadania

País Cidadania
Tipo de visto Cidadania Portuguesa

A lei de Portugal permite que filhos, netos, bisnetos e até descendentes mais distantes de cidadãos portugueses (dependendo do caso) adquiram a nacionalidade de seus familiares.

Obtendo a nacionalidade portuguesa você tem o direito de visitar, morar e trabalhar em Portugal com sua família, sem a necessidade de vistos.

Como Portugal é membro da União Europeia, cidadãos portugueses têm o direito de visitar, morar e trabalhar em todos os 28 países da união com suas famílias.

Além disso, cidadãos europeus são bem recebidos na maior parte do mundo, podendo por exemplo visitar os Estados Unidos e o Canadá sem a necessidade de vistos.

Vantagens em obter a cidadania portuguesa

A sua cidadania pode ser passada aos seus descendentes;
Os países da comunidade europeia são muito unidos economicamente, assim às taxas sobre importação e exportação de produtos são baixíssimas;
Maior facilidade quanto à obtenção de visto e permanência em outros países do mundo como os Estados Unidos, Canada e o Japão, por exemplo;
Pertencer à comunidade europeia significa não haver fronteiras para a locomoção, moradia, trabalho, estudos ou negócios entre a maioria dos países europeus;
Na pior das hipóteses, em caso de conflito, revolução ou guerra no Brasil, aquele que tiver cidadania de algum país europeu, fica protegido pelas leis internacionais e pela comunidade;

Formas de Obtenção
Originária por atribuição - casos de indivíduos filhos ou com ascendente de segundo grau de um cidadão português.

Derivada por aquisição - casos de indivíduos casados ou em união estável com cidadão de nacionalidade portuguesa, filhos de pessoas que tenham adquirido a nacionalidade de forma derivada, pessoas adotadas por cidadãos da nacionalidade portuguesa, estrangeiros que residam em território português há pelo menos seis anos e menores nascidos em território português.

Quais são os documentos necessários?
Filhos, netos, bisnetos ou trinetos de portugueses: certidão de nascimento do requerente e dos ascendentes de nacionalidade portuguesa, certidão de nascimento do pai ou mãe brasileiros, comprovante de residência, carteira de identidade do requerente e diploma do ensino fundamental ou superior.

Estrangeiros casados há mais de três anos com nacional português: certidão de nascimento do requerente e do cônjuge, certidão de casamento, carteira de identidade do requerente, certificado de registro criminal de todos os países onde o interessado tenha tido e tenha residência, comprovante de residência.

Estrangeiros em união estável de mais de três anos com cidadão português: comprovante de residência, certidão de nascimento do requerente e do cônjuge, certidão da sentença judicial que reconheça que o estrangeiro coabita com nacional português, certificado de registro criminal de todos os países onde o interessado tenha tido e tenha residência.

Documentos básicos

Taxa Consular

Consulte-nos

Honorários

R$ 1200,00

Informações importantes:

As informações acima podem ter sofrido alterações, por isso, consulte-nos para obter as informações atualizadas.

Os valores de honorários e taxas consulares poderão sofrer reajustes sem prévio aviso.


Fale Conosco

Informações Gerais

Capital:
Idioma oficial:
Moeda:
Código da moeda:
Cotação da moeda: ND

Dados não oficiais e sujeitos a alteração sem prévio aviso. Cotação atualizada em: 06/04/2020 e com possibilidade de alteração.

Onde fica Cidadania

Fale Conosco

Conheça nosso grupo:

Não importa o seu destino, nós facilitamos!