×
  • Estamos com nosso atendimento normalizado. Por medidas de segurança, pedimos que os atendimentos presenciais sejam agendados clicando aqui.

Mundo dos Vistos

Visto para Cidadania


Cidadania Italiana


Lista de documentos para: Cidadania

País Cidadania
Tipo de visto Cidadania Italiana

Para conseguir a dupla-cidadania italiana não há limite de gerações, no entanto, há algumas questões de gênero. Caso os ascendentes forem todos homens, não há problemas, mas, se for mulher, é preciso que seus filhos tenham nascido após 1948. Isso porque, segundo a legislação italiana, as mulheres não podiam transmitir sua nacionalidade para filhos ou maridos. Essa lei vigorou em países ocidentais até recentemente, mas caiu na França em 1973, na Alemanha em 1979, na Itália e Espanha em 1983.

Vantagens em obter a cidadania italiana

A sua cidadania pode ser passada aos seus descendentes;
Os países da comunidade europeia são muito unidos economicamente, assim às taxas sobre importação e exportação de produtos são baixíssimas;
Maior facilidade quanto à obtenção de visto e permanência em outros países do mundo como os Estados Unidos, Canada e o Japão, por exemplo;
Pertencer à comunidade europeia significa não haver fronteiras para a locomoção, moradia, trabalho, estudos ou negócios entre a maioria dos países europeus;
Na pior das hipóteses, em caso de conflito, revolução ou guerra no Brasil, aquele que tiver cidadania de algum país europeu, fica protegido pelas leis internacionais e pela comunidade;

Quem tem direito a Cidadania Italiana
Todos aqueles que forem descendentes de italianos têm direito à cidadania, mas existem algumas limitações quanto à transmissão pela linha materna - apenas os nascidos após 1948 têm o direito. Filhos nascidos de união não matrimonial, casos de reconhecimento de paternidade ou maternidade durante a minoridade do filho e adoção estão inclusos no direito de cidadania. Casamentos de mulheres com descendentes de italianos também dão à mulher o direito a cidadania. Já os homens não poderão ter a dupla-cidadania reconhecida se se casarem com italianas ou descendentes de italianos(as), somente os filhos deste casal poderão ter o reconhecimento. Os homens, neste caso, podem requerer a naturalização italiana.

Filhos de italianos naturalizados brasileiros - A naturalização brasileira do ascendente italiano não impede que seus descendentes tenham a cidadania italiana, desde que sua naturalização tenha ocorrido depois do nascimento dos filhos.

Quais são os documentos necessários?
Para os filhos de italianos é preciso certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão de óbito (caso ascendente tenha falecido) e carteira de identidade original do pai ou mãe e requerente. Para os netos, bisnetos ou trinetos de italianos, basta a certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão de óbito (caso o ascendente seja falecido) e a certidão de naturalização (caso exista) de todos os ascendentes da família.

Cidadania herdada via casamento: Se o matrimônio ocorreu antes de janeiro de 1983 a transferência se dará de forma automática. Nas cerimônias realizadas após esta data é necessário aguardar três anos para solicitar o título. Os documentos necessários são a certidão de nascimento, certidão de casamento e carteira de identidade do cônjuge.

Documentos básicos

Taxa Consular

Consulte-nos

Honorários

R$ 1200,00

Informações importantes:

As informações acima podem ter sofrido alterações, por isso, consulte-nos para obter as informações atualizadas.

Os valores de honorários e taxas consulares poderão sofrer reajustes sem prévio aviso.


Fale Conosco

Informações Gerais

Capital:
Idioma oficial:
Moeda:
Código da moeda:
Cotação da moeda: ND

Dados não oficiais e sujeitos a alteração sem prévio aviso. Cotação atualizada em: 28/10/2020 e com possibilidade de alteração.

Onde fica Cidadania

Fale Conosco

Conheça nosso grupo:

Não importa o seu destino, nós facilitamos!