×
  • Estamos com nosso atendimento normalizado. Por medidas de segurança, pedimos que os atendimentos presenciais sejam agendados clicando aqui.

Mundo dos Vistos

<?=$resultPrint[nomeimg];?>

Como tirar visto de estudante para os Estados Unidos

Como tirar visto de estudante para os Estados Unidos

Você quer saber quais estratégias aumentam as chances de tirar visto de estudante para os Estados Unidos? Neste artigo estão reunidas as principais informações para você alcançar seu objetivo.

Dar continuidade aos seus estudos nos Estados Unidos é possível e os benefícios de embarcar nessa aventura são inúmeros.

Você inclui no seu currículo uma formação que abrirá muitas portas, além de aprender inglês nativo e, claro, garantir muitos momentos marcantes na sua vida e carreira profissional.

Então, para não perder essa oportunidade, é importante que você acompanhe as próximas cinco dicas para conseguir o visto americano para estudar.

5 dicas para tirar o visto de estudante para os Estados Unidos

O processo para tirar visto de estudante para os Estados Unidos é um pouco longo, mas é simples. Além do mais, as chances de aprovação aumentam quando os detalhes abaixo são observados.

1. Programe-se

Existem dois tipos de visto de estudante para os Estados Unidos. Os chamados F-1 e M-1, que se diferenciam pelo tipo de ensino.

O visto F-1 é para cursos acadêmicos ou estudos de idioma. É o mais comum, destinado a quem deseja fazer cursos de graduação ou pós-graduação em instituições de ensino superior. Também é para cursos longos de línguas.

O M-1 se destina a quem pretende fazer cursos profissionalizantes (não acadêmicos) ou nas áreas de uma profissão que o mercado de trabalho exige.

Então, comece a se preparar vários meses antes. Avalie os requisitos que universidades e/ou instituições de ensino pedem. Verifique também quando as aulas começam, a duração do curso, os recursos financeiros que você tem.

A aceitação do seu pedido para tirar visto de estudante para os Estados Unidos vai depender disso.

2. Inscreva-se

Depois de escolher um curso, basta você fazer a inscrição. A instituição americana fornecerá uma carta de aceitação, que é um dos documentos essenciais para a liberação do seu visto de estudante para os Estados Unidos.

Uma estratégia interessante para conseguir ser aceito em uma escola é se inscrever em várias instituições. Também, entre em contato para descobrir quais são as possibilidades de ensino, requisitos, custos e oportunidades de bolsas de estudo.

3. Financiamento

No geral, quando os recursos financeiros do estudante vêm de familiares, empregadores ou outros patrocinadores localizados no Brasil, isso é bem aceito para liberação do visto americano.

Se seus pais vão pagar pelos seus estudos, você precisará apresentar a documentação que demonstre como sua família obtém a renda.

Se os recursos vierem de um patrocinador pessoa física ou jurídica, é necessária uma declaração do responsável se comprometendo a pagar sua estada.

Normalmente, o governo americano não permite que um estudante estrangeiro trabalhe fora das dependências das universidades. Só é possível fazer isso em circunstâncias muito especiais.

Então, se houver informações inconsistentes ou sem sentido nos comprovantes de renda, os funcionários da embaixada não podem aprovar o visto de estudante para os Estados Unidos.

Para evitar qualquer problema, selecione vários extratos bancários recentes, holerites e outros documentos que comprovem que possui recursos financeiros suficientes para viver e estudar em solo americano.

4. Documentos

A documentação será solicitada quando você fizer a entrevista. Como você deve supor, se houver qualquer falha com este aspecto, obter o visto de estudante para os Estados Unidos levará mais tempo. Então, reúna:

  • Documentos pessoais.
  • Passaporte válido por, pelo menos, seis meses após a finalização do curso.
  • Formulário I-20 para estudo de línguas ou acadêmico.
  • Certificado de Estudante Visitante ou I-901 (Programa de Estudante e Visitante Intercambista, SEVP).
  • Formulário DS-2019 para intercâmbio.
  • Formulário DS-160 (Pedido de Visto de Não Imigrante).
  • Comprovante de pagamento da taxa SEVIS.
  • Comprovante de pagamento taxa de visto DS-160.

O Formulário I-20 é fornecido pela instituição americana que aceitou sua matrícula, você apenas tem que assinar. Já o Formulário DS-2019 e Certificado de Estudante Visitante ou I-901, as agências de intercâmbio entregam a você.

Se você ficar com dúvidas sobre os documentos, uma dica importante é contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto, como as empresas de assessoria de visto.

Pagamento das taxas

Para obter o formulário do visto e pagar a taxa online, basta acessar o site da embaixada.

O pagamento é feito por cartão de crédito, mas o requerente também tem a opção de criar uma conta para gerar um boleto.

5. Entrevista

O funcionário da embaixada americana verificará todos os documentos e avaliará sua qualificação para estudar nos Estados Unidos. Ele precisa saber quais são seus objetivos específicos para ter certeza de que você vai apenas para estudar.

Algumas das perguntas mais comuns na entrevista são:

  • Quais são seus planos de estudo?
  • Quanto tempo dura o curso?
  • O que você vai fazer quando terminar?
  • Quando você vai voltar ao Brasil?
  • Quem vai pagar pelos seus estudos e manutenção?
  • Você já visitou os Estados Unidos antes?

Apesar das questões serem simples, respostas inadequadas dificultam a emissão do visto americano.

Dica importante

Você precisará explicar sobre como fazer esse curso transformará sua carreira profissional. Na entrevista para tirar visto de estudante para os Estados Unidos, é melhor dar respostas firmes.

Os funcionários do consulado preferem respostas honestas e diretas. Se você parecer inseguro, passará a impressão de que tem outros motivos diferentes de somente estudar.

Respostas vagas, falas que parecem discursos decorados ou comentários excessivamente engrandecendo os Estados Unidos não serão bem-vistos. Seja honesto e impressione!

Resultado da entrevista

Após a entrevista, o processo para avaliação do visto de estudante para os Estados Unidos dura, geralmente, dez dias úteis. As informações sobre o andamento da sua solicitação podem ser consultadas pelo site da embaixada. O passaporte é entregue geralmente em até cinco úteis.

Aproveite a oportunidade

Estudar nos Estados Unidos é um sonho para muitos estudantes ao redor do mundo. Milhares de pessoas vão ao país todos os anos para ingressar em uma das instituições de ensino americana.

Imagine-se também voltando de uma viagem dos Estados Unidos na qual você aprendeu inglês. Além disso, ainda conquistou um conhecimento de destaque para sua carreira profissional... É maravilhoso! Não, é mesmo?

Então, aproveite esse momento. Agora que você já sabe como tirar visto de estudante para os Estados Unidos, inscreva-se em uma escola americana, reúna documentos e formulários e, por fim, faça a entrevista para tirar seu o visto americano.

Precisa de ajuda? Então, conte com a equipe Mundo dos Vistos para obter seu visto de estudos para os Estados Unidos com praticidade e rapidez!


Conteúdos relacionados

/images/mapa.jpg

Endereços dos CASVs

Saiba onde estão localizados os CASVs americano no Brasil

/images/usvisa.jpg

Como tirar seu visto americano

Veja um passo a passo de como tirar seu visto para os EUA

/images/agendamento.jpg

Datas para agendamento

Datas disponíveis para agendamento de visto americano