Viajar para os Estados Unidos é um grande sonho. Conhecer a Times Square, Miami e a Disney é a viagem de uma vida para muitos brasileiros. Mas, para conhecer a Terra do Tio Sam, é necessário obter o visto americano.
E o primeiro passo para conseguir o visto para os Estados Unidos é preencher o formulário DS 160. O documento contém uma série de perguntas, feitas para qualquer um que tenha interesse em entrar no país. Tais perguntas devem ser respondidas com muita atenção para aumentar as chances de conquistar o visto.
Por isso, preparamos um passo a passo para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a preencher o formulário DS 160. Mas, antes, vamos entender rapidamente o que é o formulário DS 160, onde preencher, quais documentos são necessários e quanto custa para realizar o preenchimento. Vamos lá?
É o formulário que tem como função coletar informações sobre as pessoas que requisitam o visto americano para entrar no país de forma legal.
Vale a pena você saber que o DS 160 é tão importante no processo de pedido de visto americano porque o formulário consiste em uma série de perguntas feitas pelo governo americano. O intuito do DS 160 é o de conhecer melhor a pessoa que pede o visto para visitar o país. Como uma prova de vestibular, ele é o primeiro passo, onde alguns são aprovados para a etapa seguinte (a entrevista no consulado), e outros são eliminados.
O DS160 deve ser preenchido no site da embaixada americana. O site está todo em inglês, mas existe a opção de traduzir para o português.
Para preencher as informações pedidas no DS 160 é necessário ter ao seu lado alguns documentos como, por exemplo:
O preenchimento do formulário DS 160 é gratuito. Porém, para solicitar será necessário pagar a devida taxa consular. Veja aqui o valor das taxas consulares para visto americano.
É muito comum acabar perdendo o foco ou se confundir com as perguntas em inglês na hora de preencher o formulário DS 160 para visto americano. 60% dos casos de vistos americanos negados são devido a alguma informação não preenchida corretamente.
Por isso, vamos te ajudar com um passo a passo entre as etapas do DS 160. O processo é todo online, no site da embaixada americana, e pode ser preenchido tanto em inglês quanto em português.
As perguntas do DS 160 estão em inglês, mas há uma opção para traduzi-las para o português (nos pontos que não for traduzido automaticamente, coloque o cursor em cima para ver a tradução). Algumas dicas antes de começar!
Está pronto? Então vamos começar:
Escolha pergunta de segurança
Parte do DS 160 que diz respeito à sua nacionalidade e se você morou no exterior ou não.
Estas perguntas do DS 160 são para você especificar o tipo de visto que está pedindo e o objetivo da sua viagem.
Nesta parte do formulário DS 160, você deve dizer se irá viajar sozinho ou não. Se for acompanhado, é necessário dizer quantas pessoas irão com você e dar informações sobre cada uma delas
Nas próximas perguntas do DS 160 será necessário dizer se você já viajou para os EUA. As perguntas são simples, e basta responder “sim” ou “não”. Contudo, é importante ser preciso e sincero nas respostas.
Aqui você deve preencher o formulário DS 160 com as informações pessoais da sua vida no Brasil
Nesta parte do formulário DS 160, é necessário incluir as informações do seu passaporte.
Aqui será necessário colocar no formulário DS 160 as informações de possíveis contatos que você possua nos Estados Unidos. Isso vale desde amigos até parentes ou empregadores.
Agora é necessário preencher o formulário DS 160 para visto americano com as informações de seus pais. Se você não souber, basta marcar a opção “Do Not Know” e seguir adiante.
Coloque no DS 160 sua ocupação principal completa, com:
Preencha no formulário DS 160 suas possíveis ocupações nos últimos cinco anos. As informações são as mesmas da opção anterior. Detalhe importante: essa página somente será mostrada para pessoas do sexo masculino. Mulheres passarão automaticamente para a página seguinte
Informações adicionais requeridas pelo DS 160
Essa parte do formulário DS 160 contém perguntas adicionais relacionadas a trabalhos. As perguntas são bastante específicas, como, por exemplo, se você pertence a alguma tribo/clã ou se você já serviu no exército. Responda a todas com atenção, dentro da sua realidade, e siga adiante.
Para finalizar o formulário DS 160, é necessário responder uma série de perguntas de segurança, como “se você possui envolvimento com terroristas” ou “alguma doença infecciosa”, por exemplo. Divididas em cinco partes, elas visam proteger o povo americano e o país. Responda de acordo com a sua realidade e siga em frente.
Antes de finalizar o preenchimento do formulário DS 160, será apresentado um resumo com todas as respostas que você forneceu nas etapas anteriores. Confira tudo, uma por uma. Em caso de alguma resposta estar errada, essa será a sua última chance de corrigir.
Caso precise corrigir alguma resposta do DS 160, clique em "edit" na sessão e na resposta que deseja mudar. Dê uma atenção especial aos seguintes campos:
- Confira o consulado escolhido na página "Location Information", para ter certeza de que escolheu o consulado onde você fará a entrevista, na segunda parte para obter o visto;
- Na página final, Sign and Submit, na pergunta "Did Anyone Assist You in Filling This Application?", responda de acordo com a realidade.
Ao final, insira novamente o número do seu passaporte e o código que aparecerá para confirmar o envio digital do formulário.
A próxima página abrirá uma página de confirmação com um comprovante de preenchimento do formulário DS 160, que você deve imprimir e salvar. No dia da entrevista no consulado americano, leve esse documento com você.
Após preencher e confirmar o preenchimento do formulário DS 160, você precisará acessar o site oficial de informação e agendamento do visto americano. Você precisará criar uma conta para gerar a taxa de pagamento.
Assim que você preencher as informações necessárias, será gerada uma guia no valor de U$160,00. O prazo para pagamento é de um ano, e pode ser feito com cartão de crédito internacional (habilitado para compras no exterior) ou boleto bancário para ser pago em qualquer agência ou casa lotérica.
A Mundo dos Vistos pode ajudar você com o preenchimento do formulário DS 160
Como vimos, preencher o formulário DS 160 para visto americano possui várias pegadinhas que podem dificultar o seu sonho de viajar para os EUA. Por isso, a Mundo dos Vistos possui uma assessoria de vistos especializada para guiar você em cada etapa do processo: do preenchimento do formulário DS 160 até o momento da entrevista.
Fale conosco para obter ajuda com o seu visto e fazer aquela viagem dos sonhos para os Estados Unidos.
O DS160 deve ser preenchido no site da embaixada americana. O site está todo em inglês, mas existe a opção de traduzir para o português.
Para preencher as informações pedidas no DS 160 é necessário ter ao seu lado alguns documentos como, por exemplo:
O preenchimento do formulário é gratuito, porém para solicitar o visto deverá pagar a devida taxa consular. Veja aqui o valor das taxas consulares para visto americano.
É o formulário que deve ser preenchido no site da embaixada americana. Sua função é coletar informações sobre as pessoas que requisitam o visto americano para entrar no país de forma legal.
Sabia que você pode ser elegível ao Green Card?
Como tirar passaporte: tire suas dúvidas com esse passo a passo
Datas disponíveis para agendamento de visto americano
Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.
Marcelo Pinto, CEO da SOS Canadá & Mundo dos Vistos, com mais de vinte anos na indústria de turismo e imigração, se destaca como um empresário apaixonado por conectar pessoas a novas culturas e oportunidades. Formado em Turismo, sua missão é facilitar experiências transformadoras. Especializado em processos de vistos, ele enxerga cada cliente como uma história única, buscando transformar seus sonhos em realidade. Sua abordagem vai além da burocracia, focando em criar futuros, reunir famílias e abrir portas para novas possibilidades.