×

Mundo dos Vistos

Quem está isento de entrevista para o visto americano

Quem está isento de entrevista para o visto americano

Tópicos

Quem está isento de entrevista para o visto americano

Você sabia que existem casos em que o viajante fica isento da entrevista para o visto americano?

Quem quer realizar o sonho de viajar para os Estados Unidos provavelmente está a par do processo envolvido para poder tirar o visto.

Além de fazer a solicitação e de entregar os documentos necessários, há uma etapa com entrevista presencial. Ou seja: é necessário comparecer ao consulado e responder a uma série de perguntas. Sem passar pela entrevista, o visto americano não poderá ser aprovado.

Mas o que muita gente não sabe é que nem todas as pessoas são obrigadas a comparecer a esta última etapa. Para descobrir quem está isento da entrevista para o visto, é só continuar lendo. Iremos contar tudo para você.

Eu preciso de entrevista?

Saiba agora mesmo se precisa ou não de entrevista.

Como ter total tranquilidade na hora de solicitar o visto americano:

O processo para tirar o visto americano é bastante burocrático e algumas etapas devem ser realizadas em outro idioma.

Por isso, a melhor forma de solicitar o seu visto é contar com uma assessoria especializada. A Mundo dos Vistos tem um time com ampla experiência para que você possa viajar para qualquer destino.

Nós podemos cuidar de todas as formalidades. Tornamos um procedimento longo e complicado em algo simples, com total comodidade para a sua viagem.

Oferecemos a orientação completa sobre cada etapa do processo. Além disso, preparamos você para a entrevista e estamos atentos para não perder nenhum prazo.

Saiba quais são as etapas para tirar o visto americano:

Quem nunca tirou o visto americano pode ficar com um pouco de dúvida sobre o passo a passo para os procedimentos burocráticos. Mas não há motivo para ficar apreensivo.

Ao conhecer como são os trâmites, será possível ter tranquilidade para passar pelas diferentes etapas. Sabendo o que fazer, suas chances de sucesso para obter o visto irão aumentar bastante.

1- Preencha o formulário eletrônico

O primeiro passo para solicitar o visto é o preenchimento do formulário eletrônico DS-160. Independente de estarem ou não isentas da entrevista presencial, todas as pessoas precisam preencher o formulário.

O preenchimento é gratuito e pode ser feito online, no site da embaixada dos Estados Unidos. Depois de completar o formulário, você será direcionado para a página de pagamento.

2- Efetue o pagamento da taxa

Pagar a taxa de processamento é o único meio de dar continuidade ao pedido de visto. Há duas formas de pagamento aceitas. Boleto bancário ou cartão de crédito internacional.

Após a confirmação do pagamento, o pedido para o visto será processado pelo governo americano. Depois, é só aguardar a resposta do consulado e agendar o atendimento presencial.

3- Agende o atendimento presencial

Quando o pagamento for confirmado, será possível marcar os dois atendimentos presenciais. O primeiro é a visita ao CASV, Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto.

O segundo é a visita ao consulado americano. É possível marcar a visita ao CASV e ao consulado no mesmo dia. Mas tenha em mente que a visita ao CASV sempre precisa ser feita antes da entrevista no consulado.

4- Compareça ao CASV

Lá é feita a coleta de dados biométricos. Nesta etapa, você deverá fornecer suas impressões digitais e tirar a fotografia para o visto.

Será necessário apresentar os documentos exigidos, como o passaporte e o formulário eletrônico impresso.

Lembre-se de que os atendimentos são todos feitos com hora marcada, então o ideal é chegar com, pelo menos, uns 15 minutos de antecedência.

5- Compareça à entrevista

Esta é a última etapa para quem deseja obter o visto. Depois de ir ao CASV, basta comparecer ao consulado para fazer a entrevista.

A entrevista é realizada com hora marcada e é recomendado chegar um pouco antes para evitar qualquer imprevisto.

Aqui também será necessário levar todos os documentos requeridos, que variam de acordo com a categoria do visto desejado.

Visto americano
Contrate especialista em visto Americano

Quem está isento da entrevista no consulado

Todas as etapas que citamos acima são obrigatórias para todos os brasileiros que desejam entrar em território americano. Porém, há algumas exceções.

Menores de 13 anos de idade não precisam fazer a entrevista para o visto americano.

Idosos com mais de 79 anos também ficam dispensados desta etapa.

Quem já teve um visto americano tambpem pode ser idento da entrevista.

Caso o solicitante esteja dentro da faixa etária adequada, o procedimento para obter o visto pode ser mais simples. Descubra como proceder nesses casos.

Como fazer a solicitação para ficar isento da entrevista para visto

Cada solicitante de visto deve preencher o formulário eletrônico. Um dos dados informados é a idade.

Quando a pessoa tem menos de 13 anos ou mais de 79 anos de idade, normalmente já está isenta de comparecer à entrevista.

Portanto, não é necessário fazer nenhum tipo de requerimento especial para ter direito à isenção. No entanto, é importante ficar atento a dois detalhes importantes.

1- Visto negado

Caso o solicitante já tenha feito um pedido de visto americano que foi negado, será necessário passar pela entrevista no consulado. Isso ocorre independente da idade. Ou seja, se o menor de 13 ou maior de 80 anos já teve o pedido de visto americano recusado, será necessário comparecer à entrevista.

2- Categoria do visto

A isenção para a entrevista só é concedida para os vistos da categoria B1 ou B2. É o visto mais pedido, que dá direito à visita para fins de turismo, negócios ou tratamento de saúde.

Caso o menor de 13 ou maior de 80 anos precise de um visto diferente, não há isenção para a entrevista.

3- Agente consular

Os pedidos de visto são analisados individualmente por um oficial americano. Este oficial pode convocar o menor de 13 anos ou maior de 79 anos para a entrevista.

É importante lembrar que o agente do governo não precisa dar uma justificativa específica para fazer isso. Basta fazer a convocação.

Em qualquer um dos casos citados, o solicitante deverá ir primeiro até o CASV. Lá será feita a coleta da biometria. Só então a entrada do menor de idade ou do idoso será autorizada no consulado, onde será feita a entrevista.

Quem está isento da entrevista não precisa comparecer ao CASV

O menor de 13 anos e o maior de 79 anos isentos da entrevista não precisam comparecer pessoalmente ao CASV. No entanto, é indispensável que um representante vá até este órgão para levar a documentação necessária.

O representante do menor ou do idoso deve levar os seguintes documentos ao CASV:

  • Formulário DS-160 preenchido e impresso;
  • Passaportes anteriores (se for o caso);
  • 1 fotografia 5X7 dentro do padrão exigido;
  • Comprovante de pagamento da taxa para solicitar o visto americano;
  • Caso um dos pais (ou ambos) tenha um visto americano dentro da data de validade, é necessário anexar uma cópia destes aos documentos. (Apenas para os menores de idade)

Padrão da fotografia para o visto americano para o isento de entrevista

As fotos de menores de 13 anos e maiores de 79 anos para levar ao CASV devem seguir certas especificações do governo. Caso contrário, ela será recusada.

A foto deve ser colorida, de boa qualidade, com fundo branco. Não deve haver indicação de hora ou de data. Não é permitido aplicar filtros de embelezamento, alteração de cor e nem bordas.

A pessoa deve estar de frente e é preciso que os dois ombros, as duas orelhas estejam visíveis. O queixo e o topo da cabeça devem aparecer completamente.

Não é permitido usar brincos, óculos, chapéus ou acessórios que cubram os cabelos parcial ou totalmente. A foto deve ser recente, tirada nos últimos seis meses ou menos.

Foto para visto americano

Quem pode atuar como representante de isento da entrevista junto ao CASV

Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode representar o menor de 13 ou maior de 79 anos de idade junto ao CASV.

Não há a necessidade de grau de parentesco para o representante em questão.

Pessoas com deficiência estão isentas da entrevista para o visto?

De acordo com o consulado americano, apenas os menores de 13 anos e maiores de 79 anos de idade estão isentos da visita ao consulado.

Todas as outras pessoas devem, obrigatoriamente, comparecer à entrevista. Pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção costumam ter atendimento prioritário no CASV e no consulado. O mesmo vale para as gestantes e pessoas com crianças de colo.

As pessoas que têm necessidades especiais para a comunicação, como os surdos, também não estão isentas da entrevista.

O recomendado é que elas compareçam acompanhadas de um intérprete para auxiliar na hora do atendimento.

O isento da entrevista para o visto tem desconto no valor da taxa consular?

Não. O valor da taxa de processamento para o visto americano é calculado de acordo com a categoria solicitada. Ele é o mesmo para todas as pessoas, independente da idade.

Portanto, a isenção da entrevista para o visto não aumenta nem diminui o valor da taxa consular. Em nenhum caso é concedido desconto nos valores da taxa para tirar o visto.

Vale lembrar que a taxa é paga uma única vez, logo após o preenchimento do formulário eletrônico. Depois disso, o governo não faz nenhuma cobrança financeira extra.

Contrate especialista em visto Americano

Quero tirar o visto americano com total facilidade. O que devo fazer?

Como você provavelmente pode perceber, o processo para obter o visto é burocrático e pode gerar bastante ansiedade. Por isso, a melhor dica para que tudo corra bem é contratar uma assessoria especializada.

Se você vai viajar com crianças, adolescentes ou idosos e está em dúvida sobre a documentação necessária para solicitar o visto, fale conosco agora mesmo.

Temos ampla experiência em todos os passos do processo e poderemos cuidar de toda a burocracia, sem perder nenhum prazo importante.

Aqui, na Mundo dos Vistos, podemos lhe orientar sobre todos os passos necessários para sua viagem. Oferecemos todo o suporte para que você saiba :

● Que tipo de visto você deve pedir;

● Como proceder para obter o visto;

● Todas as exigências de documentação de acordo com cada caso;

● Como se comportar durante a entrevista

● e muito mais.

Entre em contato com a Mundo dos Vistos e consiga seu visto americano com toda a tranquilidade

Foto de Marcelo Pinto
Marcelo Pinto

Marcelo Pinto, SEO da SOS Canadá & Mundo dos Vistos, com mais de vinte anos na indústria de turismo e imigração, se destaca como um empresário apaixonado por conectar pessoas a novas culturas e oportunidades. Formado em Turismo, sua missão é facilitar experiências transformadoras. Especializado em processos de vistos, ele enxerga cada cliente como uma história única, buscando transformar seus sonhos em realidade. Sua abordagem vai além da burocracia, focando em criar futuros, reunir famílias e abrir portas para novas possibilidades.


Conteúdos relacionados

/images/greencard.jpg

Sabia que você pode ser elegível ao Green Card?

/images/consulados.jpg

Saiba os endereços dos consulados americanos no Brasil

/images/mapa.jpg

Saiba onde estão localizados os CASVs americano no Brasil

Atenção:

Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.

Clientes
Quero contratar