×

Mundo dos Vistos

Visto americano para menores de 18 anos

Visto americano para menores: o guia completo atualizado em 2022

Fazer uma viagem para o exterior é um momento bastante especial para qualquer pessoa, afinal estamos falando da realização de um sonho.

Acontece que os preparativos em relação à burocracia podem causar bastante ansiedade, especialmente quando estamos falando de menores de dezoito anos.

Afinal, há algumas etapas para que não haja nenhum problema durante a viagem. Se você está organizando uma ida ao exterior com crianças ou adolescentes, continue lendo.

Hoje vamos explicar tudo que é necessário saber na hora de tirar o visto americano para menores de idade.

Como ter total tranquilidade

Como ter total tranquilidade na hora de solicitar o visto americano para menores de idade:

O processo para tirar o visto americano é bastante burocrático e algumas etapas devem ser realizadas em outro idioma.

Por isso, a melhor forma de solicitar o seu visto é contar com uma assessoria especializada. A Mundo dos Vistos tem um time com ampla experiência para que você possa viajar para qualquer destino.

Nós podemos cuidar de todas as formalidades. Tornamos um procedimento longo e complicado em algo simples, com total comodidade para a sua viagem.

Oferecemos a orientação completa sobre cada etapa do processo. Além disso, preparamos você para a entrevista e estamos atentos para não perder nenhum prazo.

Autorização de viagem

Menores de idade precisam de autorização para viajar ao exterior

De acordo com a lei brasileira, os menores de idade precisam de autorização dos pais ou responsáveis para tirar documentos e também para sair do país.

Portanto, o primeiro passo na hora de organizar a viagem do menor de idade é ficar atento à autorização. Ela será obrigatória para solicitar o passaporte e para viajar ao exterior.

Passaporte para menores de idade:

Como você provavelmente já deve saber, o passaporte é um documento obrigatório para todos que irão viajar para o exterior e os menores de idade também precisam desta identificação.

Brasileiros de qualquer idade podem solicitar o passaporte, que demora em média seis dias úteis para ser emitido. Mesmo crianças com menos de um ano de idade precisam ter este documento para viagens internacionais.

Para que o passaporte seja emitido é necessário que o menor tenha a autorização expressa dos dois pais ou responsáveis.

Não custa lembrar que para solicitar o visto é necessário que o passaporte esteja em perfeitas condições, sem nenhuma página amassada, rasgada ou rasurada.

O período de validade do passaporte para menores de idade varia de acordo com a idade.

Veja a validade do passaporte de menores de idade em cada caso:

  • Até 1 ano de idade: A validade do passaporte é de 1 ano
  • 1 ano completo a 2 anos incompletos: A validade do passaporte é de 2 anos
  • 2 anos completos a 3 anos incompletos: A validade do passaporte é de 3 anos
  • 3 anos completos a 4 anos incompletos: A validade do passaporte é de 4 anos
  • 4 anos completos a 18 anos incompletos: A validade do passaporte é de 5 anos


Quando a autorização é obrigatório?

Menores de idade precisam de autorização para viagens ao exterior?

Outro ponto necessário para ter atenção na hora de organizar a viagem com menores de idade é a autorização para que eles saiam do país.

Independente do destino, pessoas com menos de dezoito anos precisam ter autorização por escrito dos pais para poder sair do Brasil.

Caso o menor de idade viaje acompanhado de apenas um dos genitores, é necessário ter o consentimento do outro responsável. Se o menor for viajar desacompanhado dos dois responsáveis, ambos deverão consentir com a ida ao exterior.

A autorização deve ser feita por escrito e com firma reconhecida, e há um formulário específico para ser preenchido de acordo com cada caso.

Vias necessárias

Quantas autorizações são necessárias para que o menor possa viajar ao exterior?

Serão necessárias duas autorizações diferentes para a viagem do menor de idade. A primeira é para emitir o passaporte. A segunda autorização, também por escrito, serve para que o menor possa sair do país.

Um consentimento não pode, em nenhuma hipótese, substituir o outro. Portanto, será necessário fazer duas documentações com autorizações diferentes para que o menor de idade possa ir ao exterior. Uma para solicitar o passaporte e outra para fazer a viagem internacional.

Passo a passo para solicitar o visto

Passo a passo para solicitar o visto americano para menores de idade:

Agora que você já sabe como obter o passaporte e a autorização de viagem para os menores de idade, veja nosso passo a passo para obter o visto americano:

Formulários DS160

1- Preencha o formulário DS-160 e inicie o pedido do visto americano para menores de idade:

O primeiro passo para solicitar o visto americano é preencher o formulário DS-160. Ele consiste em uma série de perguntas, com objetivo de coletar diversas informações importantes para que a entrada do viajante seja autorizada no país.

Não custa lembrar que é preciso preencher tudo com muita atenção.

É recomendado que uma pessoa responsável faça o preenchimento ou supervisione o preenchimento do formulário. As informações fornecidas nesta etapa ficam armazenadas no banco de dados do governo para sempre.

Logo, qualquer erro ou engano nas respostas pode gerar problemas para esta viagem e também para a obtenção de vistos no futuro.

Além disso, as perguntas são todas feitas em inglês. Independente da idade do viajante, é preciso preencher um formulário para cada pessoa.

Taxa consular

2- Pague a taxa e aguarde o processamento do visto americano para menores de idade:

Depois de preencher o formulário, basta fazer o pagamento da taxa. O valor varia de acordo com a categoria do visto. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou através de boleto.

Guarde o comprovante de pagamento, já que pode ser necessário apresentá-lo futuramente. Depois, é só aguardar a confirmação e o tempo de processamento do pedido. E então será possível agendar o atendimento presencial.

O prazo médio de processamento é de seis dias. Mas isso pode variar de acordo com a quantidade de pedidos.

Entrevista

3- Entrevista no consulado para menores de idade:

A entrevista no consulado americano é uma etapa obrigatória para todos os adultos que desejam tirar o visto. Mas será que ela é necessária para os menores de idade? A resposta é: depende. Descubra como proceder em cada caso:

Pessoas com 14 anos ou mais precisam comparecer à entrevista no consulado?

Atualmente, adolescentes entre 14 e 17 anos, obrigatoriamente, precisam passar pela entrevista no consulado. É necessário que pelo menos um dos pais ou responsáveis acompanhe o menor durante esta etapa do processo.

Menores de 13 anos precisam comparecer ao consulado americano?

Crianças e adolescentes com até 13 anos de idade não precisam comparecer à entrevista. Idosos com mais de 80 anos também ficam isentos da entrevista no consulado.

No entanto, caso o oficial do governo americano julgue necessário, o comparecimento do menor de idade ao consulado poderá ser requisitado.

Documentos

4- Leve a documentação do menor de idade ao CASV:

Antes de comparecer ao consulado americano será necessário comparecer ao CASV, Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto.

Esta instituição é responsável pela coleta de dados biométricos dos solicitantes de visto. Quem está isento da entrevista no consulado, como menores de 13 anos e maiores de 80 anos, não precisa realizar a coleta de biometria.

No entanto, será necessário levar a documentação destes solicitantes ao CASV para poder tirar o visto americano. Os documentos podem ser levados por um representante da pessoa.

Lembre-se de que o atendimento é feito apenas com hora marcada. Logo, será necessário agendar a visita com antecedência.

Contrate nossa assessoria especializada e obtenha o visto sem precisar comparecer ao consulado americano:

Comparecer ao CASV para levar a documentação é algo que irá demandar um certo tempo para cuidar de todos os trâmites. Além disso, ir até o CASV também pode significar um custo alto com passagens e hospedagens.

Isso porque apenas quatro cidades do país contam com este centro de atendimento. A boa notícia é que uma assessoria especializada pode representar menores de 13 anos e maiores de 80 anos, levando a documentação.

Ou seja: investir em um representante consular irá economizar tempo e dinheiro na hora de tirar o visto americano de crianças e de idosos. Além disso, você terá total tranquilidade durante todas as etapas do processo.

A Mundo dos Vistos se encarrega de toda a burocracia junto ao CASV para que menores de 13 anos e maiores de 80 anos consigam o visto americano com total praticidade.

Você sequer precisará sair de casa para obter o visto.


Documentos CASV

Documentação necessária para tirar o visto americano de menores de idade no CASV:

Como vimos, será necessário levar os documentos dos menores de 13 anos e maiores de 80 anos ao CASV para poder obter o visto americano.

Veja uma lista com tudo que será necessário apresentar:

  • Formulário DS-160 preenchido e impresso;
  • Passaportes anteriores (se for o caso);
  • 1 fotografia 5X7 dentro do padrão exigido;
  • Comprovante de pagamento da taxa para solicitar o visto americano;
  • Caso um dos pais (ou ambos) tenha um visto americano dentro da data de validade, é necessário anexar uma cópia destes aos documentos.

Fotografia para o visto americano:

É importante ter atenção na hora de tirar as fotos de menores de 13 anos e maiores de 80 anos para levar ao CASV. Elas devem seguir todas as recomendações do governo.

A foto deve ser colorida, de boa qualidade, com fundo branco, sem indicação de hora ou de data. A fotografia não pode ter filtros de embelezamento, alteração de cor e nem bordas.

A pessoa deve estar de frente e é preciso que os dois ombros, as duas orelhas estejam expostos. O queixo e o topo da cabeça devem estar completamente visíveis.

Não é permitido usar acessórios como brincos, óculos, chapéus ou acessórios que cubram os cabelos. Também é importante que a foto seja recente.

Ou seja: ela deve ter sido tirada nos últimos seis meses ou menos. Por último, é indicado escrever o nome do solicitante no verso da fotografia, em letra de forma.

Quero meu visto!

Quero tirar o visto americano para menores de idade. O que devo fazer?

Como você provavelmente pode perceber, o processo para obter o visto é burocrático e pode gerar bastante ansiedade. Por isso, a melhor dica para que tudo corra bem é contratar uma assessoria especializada.

Se você vai viajar com crianças ou adolescentes e está em dúvida sobre a documentação necessária para solicitar o visto americano para menores de idade, fale conosco agora mesmo.

Temos ampla experiência em todos os passos do processo e poderemos cuidar de toda a burocracia, sem perder nenhum prazo importante.

Aqui, no Mundo dos Vistos, podemos lhe orientar sobre todos os passos necessários para sua viagem. Oferecemos todo o suporte para que você saiba :

  • Que tipo de visto você deve pedir;
  • Como proceder para obter o visto;
  • Todas as exigências de documentação de acordo com cada caso;
  • Como se comportar durante a entrevista
  • e muito mais.

Entre em contato com o Mundo dos Vistos e consiga seu visto americano para menores de idade com toda a tranquilidade.


Conteúdos relacionados

/images/mapa.jpg

Endereços dos CASVs

Saiba onde estão localizados os CASVs americano no Brasil

/images/consulados.jpg

Onde ficam os consulados

Saiba os endereços dos consulados americanos no Brasil

/images/greencard.jpg

Posso ter um GreenCard?

Sabia que você pode ser elegível ao Green Card?

Atenção:

Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.