×

Mundo dos Vistos

Como tirar passaporte

Como tirar o passaporte na Polícia Federal

Muita gente sonha em visitar o exterior, pois de fato conhecer outra nação é fundamental para quem deseja ver de perto uma cultura diferente, uma nova culinária, entre outros. Para isso, é necessário ter o documento, pois é ele o responsável por garantir que o turista entre legalmente em outro país.

Por isso, continue lendo, porque você vai saber tudo sobre como tirar passaporte na Polícia Federal aqui no Blog Mundo dos Vistos.

Como solicitar passaporte

Tirar passaporte na Polícia Federal não é algo imediato. Por esse motivo, precisa ser o primeiro passo para quem vai planejar uma viagem internacional. Há toda uma documentação que precisa estar em dia e o processo burocrático tem algumas etapas.

Documentos necessários para tirar passaporte no Brasil

Reúna seus documentos pessoais

Quem deseja saber como tirar passaporte no primeiro momento vai precisar reunir toda a documentação necessária para a solicitação do documento. Para isso é preciso ter em mãos o documento de identidade.

Neste caso, a pessoa pode tanto fazer uso do RG, da carteira funcional que seja conhecida pela lei federal, carteira de habilitação com foto ou, ainda, a carteira de trabalho.

Se você já tem um passaporte, seja ele de emergência ou comum, vai precisar apresentar o documento, se ele for válido, pois a não apresentação dele resultará em cobrança.

E, se a pessoa tiver casado e alterado o nome, a certidão de casamento também será necessária.

O CPF original só será necessário se o número não constar na CNH ou no RG, na Carteira de Trabalho ou na Cédula de Identidade. Os naturalizados precisarão apresentar o certificado de naturalização.

Antigamente, era preciso que o título de eleitor fosse apresentado, bem como os comprovantes de votação e o de serviço militar prestado pelos homens.

Agora, porém, no momento em que o passaporte está sendo emitido tais dados são checados. Se durante a checagem, alguma divergência for apontada, será preciso que a pessoa mostre o comprovante de votação, do título de eleitor ou do serviço militar.

Em caso de crianças que ainda não completaram 5 anos, elas precisam marcar presença no momento do atendimento e mais uma fotografia da face recente, colorida, no tamanho de 5x7 com fundo branco.


Como tirar o passaporte: Passo a Passo

Confira abaixo o passo a passo para tirar o passaporte brasileiro:

  1. Tenha toda a documentação necessária
  2. Preencha o requerimento de solicitação do passaporte
  3. Faça o pagamento da GRU
  4. Faça o agendamento do passaporte
  5. Compareça no posto da polícia federal previamente selecionado
  6. Acompanhe online o andamento do seu pedido
  7. Retire seu documento no dia, horário e local indicado

Em caso de crianças que são maiores de 5 anos, a imagem é feita diretamente no atendimento realizado na Polícia Federal.

Emissão de passaporte: como proceder em caso de adoção internacional

Em caso de famílias que fizeram uma adoção internacional, para fazer a solicitação do passaporte será necessário apresentar todos os documentos pessoais:

  • Documento de identidade: que pode ser o RG, CNH com foto, carteira de trabalho ou a carteira da classe reconhecida pela lei federal. Se tiver um passaporte válido, também precisará apresentar para evitar multa.
  • Certidão de casamento: principalmente se a pessoa mudou de nome devido ao matrimônio.
  • CPF: Se o número não constar na carteira de motorista com foto
  • Certificado de naturalização: caso a pessoa estrangeira tenha requerido a naturalidade brasileiral
  • Comprovante de votação, do título de eleitor ou do serviço militar: Somente em caso de divergências de informações no sistema da PF

E, ainda, os documentos específicos como:

  • Certificado de Conformidade que tenha sido expedido pela CEJA/CEJAI
  • Certidão de Nascimento do menor adotado atualizada
  • Cópia de sentença de adoção devidamente autenticada
  • Certidão de nascimento do menor que foi adotado

A certidão de nascimento anterior só será necessária se a sentença não trouxer o nome que o menor tinha antes da ações e nem o nome dos pais biológicos e, ainda, os passaportes dos adotantes.

Todos esses documentos a mais só serão necessários em caso de adoção internacional. Em casos de adoção nacional, basta ter em mãos todos os documentos de praxe (documentos pessoais e documentos da adoção) .

Qual documento o naturalizado precisará apresentar para tirar passaporte no Brasil

Se a naturalização tiver acontecido antes de 21 de novembro de 2017, a pessoa precisará apresentar a Certidão Negativa de Naturalização ou a portaria de naturalização mais o RG, porém se a processo ocorreu depois da data acima mencionada, a pessoa precisará somente informar a data em que foi publicada no Diário Oficial a sua naturalização.

Como tirar o passaporte pela primeira vez?

Quem deseja saber como tirar passaporte pela primeira vez deve ter em mente que a solicitação é bem simples. Será necessário juntar todos os seus documentos pessoais (identificação, certidão de casamento, CPF, certificado de naturalização - caso tenha nascido em outro país e se naturalizado no Brasil) e preencher todos os formulários que estão disponíveis no site da Polícia Federal, pagar a taxa e fazer o agendamento pelo site da PF.

Mas, se preferir, você pode ficar fora de todo esse processo burocrático delegando a emissão de passaporte para os especialistas do Mundo dos Vistos. Basta entregar toda a documentação no prazo e deixar com a gente!

Preencha o formulário de passaporte da PF

Depois de conferir os documentos necessários, agora o interessado em saber como tirar passaporte precisa preencher o formulário que está disponível na página da Polícia Federal na internet.

O arquivo é simples e fácil de ser preenchido. A pessoa deverá responder aos questionamentos, mas não deve usar o botão “voltar” que o navegador oferece, porque as informações já digitadas serão perdidas. Por isso, use sempre os botões que o formulário disponibiliza.

Passo a passo para o preenchimento do formulário de passaporte no site da Polícia Federal

Primeira tela: vai pedir que a pessoa coloque seus dados pessoais. Você deve colocar no primeiro campo todos os nomes e no segundo campo, todos os sobrenomes. Ao fazer a divisão de forma correta, o atendimento realizado na Polícia Federal fica mais rápido. No entanto, caso a pessoa erre no momento de preencher, os profissionais que atuam na PF vão alterar para a forma certa.

Segunda tela: será necessário preencher os dados dos documentos pessoais, incluindo até mesmo a pessoa que será a responsável por menores de 18 anos, bem como os dados da certidão de nascimento. Caso você esteja precisando renovar o passaporte ou ele tenha sido roubado, furtado ou extraviado ou mesmo apreendido ou retido na PF, essas informações serão publicadas na segunda tela.

Terceira tela: serão incluídos os dados que são considerados como complementares como: e-mail, profissão e demais informações relacionadas ao endereço. Já para finalizar o processo, a pessoa deve conferir todos os dados digitados.

Enviar: Se tudo estiver de acordo, é só clicar na opção enviar, mas se alguma informação precisa ser corrigida, é só clicar na anterior e promover a correção. Com tudo ok, guarde o protocolo de solicitação e gere o Guia de Recolhimento da União.

Como tirar passaporte pela internet

A Polícia Federal é o órgão responsável pela emissão do documento no Brasil. Os primeiros passos são todos realizados pela internet, porém o solicitante precisará comparecer ao local escolhido para a emissão do documento pelo menos duas vezes. A primeira ida presencial, a pessoa fará a apresentação dos documentos e na segunda, para fazer a retirada dele.


Tipos de passaporte

Passaporte Azul: é o passaporte comum sendo o mais usado por viajantes e turistas. Passaporte Verde: é chamado de passaporte oficial

Passaporte Vermelho: é o passaporte diplomático

Passaporte Marrom: recebe o nome de "laissez-passer". Ele é usado para quem vem ao Brasil, mas proveniente de nações onde o Brasil não tem relações diplomáticas.

Passaporte Amarelo: os estrangeiros que estão registrados de forma legal no Brasil e que precisam viajar, mas vão voltar, o solicitam. Como os asilados e refugiados.

Passaporte Azul Celeste: é o passaporte de emergência (que não serve para turismo) que tem a válidade de apenas 1 ano e nem todos os países aceitam.

Quanto custa para tirar o passaporte?

Após as duas etapas anteriores, você precisará pagar a taxa de recolhimento referente ao passaporte que é de R$ 257,25. O boleto pode ser pago na internet, em lotéricas ou nos bancos. É só após o pagamento que o agendamento para ser atendido na Polícia Federal pode ser feito.

Normalmente, a liberação para o agendamento acontece sempre no dia seguinte ao pagamento, pois é quando a compensação bancária é feita.

Se a solicitação do passaporte for em casos de urgência e emergência haverá uma sobretaxa.

A taxa pode ficar ainda mais salgada quando o viajante não conta com um passaporte que foi emitido anteriormente e que esteja válido e se ele não apresentar ainda um boletim de ocorrência que ateste que ele foi furtado ou roubado. Diante disso, a cobrança será dobrada.

É possível tirar o passaporte de graça?

A pessoa que pretende tirar passaporte deve saber que não há uma lei que assegure a ela a possibilidade de pedir o documento de forma gratuita e isso inclui até mesmo as pessoas que são de baixa renda.

Diante de tal situação, a pessoa que pretende tirar o passaporte deve pagar a taxa de recolhimento no valor de R$ 257,25.

Quais documentos levar na Polícia Federal para tirar passaporte?

O processo para retirar o passaporte é bem simples e prático, porque boa parte da ação é realizada por meio da internet, porém é preciso ter em mãos todos os documentos quando a pessoa for apresentar ao órgão. Confira abaixo quais são os documentos necessários:

  • Documento de identidade
  • Certidão de nascimento
  • Título de eleitor e documento que comprove a quitação do serviço militar
  • CPF
  • Passaporte anterior
  • Comprovante de pagamento da taxa

A lista atualizada pode ser visualizada clicando aqui.

Como preencher o formulário de solicitação de passaporte?

Confira a partir de agora, um passo a passo que vai auxiliar você a preencher o formulário de solicitação de passaporte. é só preencher:

  • Nome completo, local e data de nascimento
  • Nome completo dos pais e contatos,
  • Todos os dados que constam no documento pessoal (RG, CPF, Certidão de casamento, etc.)

Se a pessoa pretende começar a preencher o formulário, precisa estar com o RG em mãos para dar início a solicitação. Quem vai tirar o passaporte, deve saber que o formulário está disponível apenas online.

Para agilizar o processo, a pessoa pode ainda escanear ou xerocar as cópias que precisarão ser apresentadas no posto de atendimento da Polícia Federal. Antes de dar início ao preenchimento, é fundamental que a pessoa leia todas as orientações e clique na opção iniciar novo requerimento.

Todos os cantos que se aplicam ao seu caso devem ser respondidos, porém é preciso ter atenção, porque nem todas as respostas são obrigatórias, como por exemplo, se for uma mulher que estiver preenchendo, ela não precisará informar nada sobre questões militares.

Diante dessa situação, a pessoa deixará de clicar na alternativa não informada e isso fará com que ele fique em branco. No entanto, é fundamental que os campos que façam referência a documentação obrigatória sejam preenchidos de forma correta. Se ficar sem algo, é possível que o seu pedido de passaporte demore mais para ser processado.

Existem alguns campos que devem ser preenchidos de forma obrigatória, eles têm um asterisco vermelho para facilitar a identificação. O próprio sistema acusa erro de preenchimento, assim a pessoa precisará apenas identificar o que está grifado na cor vermelha.

Página 1 do formulário

Será preciso trazer informações da pessoa que está solicitando o passaporte bem como de seus pais. Terminado de responder, basta clicar em próximo para trocar de página.

Página 2 do formulário

A pessoa digitará dados relacionados aos seus documentos. A pessoa precisará listar pelo menos um documento para que o formulário de passaporte seja devidamente preenchido. Com todas as perguntas respondidas, siga para a próxima etapa.

Página 3 do formulário

Chamada de Dados Profissionais, a página virtual vai exigir que o requerente informe: profissão, empregador ou escola do requerente. Se não tiver, é só deixar em branco e clicar na opção próximo.

Página 4 do formulário

Intitulada de contatos, é a página do formulário de passaporte em que a pessoa deverá informar seu e-mail e seu número de telefone celular. É recomendado ainda que o requerente preencha o campo pessoal a contatar em caso de necessidade.

Essa medida é importante para ajudar na hora de entrar em contato com familiares, caso seja necessário diante de alguma situação de emergência. Terminando de preencher tudo, clique no próximo.

Página 5 do formulário

É hora de incluir informações sobre dados biométricos e documentos digitalizados. Caso a pessoa deseje, ela pode colocar os documentos, mas não é obrigatório. Contudo, quando é processado o pedido já com os documentos, o processo ganha agilidade.

É importante verificar se a versão digitalizada dos documentos está legível e todos os itens digitalizados não podem superar 5 megas. Caso a pessoa clique no documento a ser incluído e nada aconteça, uma configuração no navegador será necessária para permitir o procedimento.

Em caso de dificuldade com o tamanho dos documentos, a pessoa pode recorrer ao Paint. Postado os documentos, é hora de selecionar a opção Declaro que as informações preenchidas no formulário são verdadeiras, porque caso contrário, a etapa de preenchimento do formulário não estará devidamente concluída.

Página final do formulário de passaporte da PF

Para terminar, clique em finalizar requerimento. Feito isso, uma nova tela será aberta com a informação Formulário Finalizado com Sucesso e um código para recuperação do requerimento será emitido caso a pessoa tenha que corrigir alguma informação ou deseje imprimir o documento. A orientação é que a pessoa anote o código ou tire uma foto da tela.

Depois, insira todos os caracteres na caixa de verificação com as letras maiúsculas e minúsculas.

Feito isso é hora de selecionar a opção imprimir recibo de entrega e uma nova tela vai aparecer com o recibo de entrega do requerimento e fazer a impressão. É bom ainda que a pessoa salve o arquivo, anote o número de protocolo e/ou tirar foto da tela.

Este é o documento que deverá ser apresentado juntamente com a documentação original e as cópias quando o pedido de passaporte for submetido

Quanto tempo demora a emissão do passaporte?

Para retirar o documento que leva em média até 6 dias úteis para ficar pronto, mas após o atendimento, você receberá um protocolo que indica a data que é provável que o documento esteja pronto.

No entanto, esse tempo pode aumentar levando em consideração a sua disponibilidade de horário. No momento em que o sistema reconhece o pagamento da taxa, o agendamento já pode ser efetuado.

Se a pessoa tiver horário flexível, o atendimento será feito de forma rápida. Dependendo da época do ano, é possível agendar o atendimento na mesma semana e após apresentar toda a documentação, o passaporte é entregue em média em até 6 dias úteis.

Retirada do passaporte na Polícia Federal

Assim que o passaporte estiver pronto,você deve voltar ao posto escolhido para fazer a retirada. Apenas o titular do documento é quem pode buscar e no caso dos menores de idade, os pais ou responsáveis deverão acompanhar. Se ele não for retirado em até 90 dias, é cancelado.

O passaporte possui validade. Para adulto, o documento é válido até 10 anos. No caso de menor 18 anos, vai variar de acordo com a idade:

  • a 1 ano incompleto: 1 ano
  • ano completo a 2 anos incompletos: 2 anos
  • anos completos a 3 anos incompletos: 3 anos
  • anos completos a 4 anos incompletos: 4 anos
  • anos completos a 18 anos incompletos: 5 anos
  • Como renovar o passaporte

    A pessoa que deseja renovar o passaporte, vai precisar passar pelas mesmas etapas que quando ela solicitou o documento pela primeira vez. Será necessário preencher o formulário para fazer a solicitação que está disponível na página da Polícia Federal. Entre os dados, será necessário informar dados sobre o último passaporte.

    Será necessário ainda pagar o boleto de R$ 257,25 que é emitido logo após o cadastro no site ter sido preenchido. Mantenha o comprovante de pagamento bem guardado, pois pode ser necessária a sua apresentação.

    Junte os documentos que são os mesmos da primeira solicitação e no dia do agendamento vá até o posto de atendimento escolhido para fazer a renovação. Vencido o prazo listado no protocolo, é só buscar o novo documento.

    Após tirar o passaporte, o próximo passo é conseguir o visto para o país que você deseja!

    Duas dicas para não prejudicar sua viagem são:

    Verifique a validade do passaporte na embaixada do país que você pretende visitar;

    Faça ou renove o seu passaporte com, no mínimo, 7 meses de antecedência antes da validade.

    Para evitar cair em armadilhas, venha conversar conosco. Aqui na Mundo dos Vistos, daremos toda orientação necessária para que você possa fazer seu passaporte sem transtorno e possa se aventurar em viagens incríveis.


    Conteúdos relacionados

    /images/passaporte.jpg

    Como tirar o passaporte

    Como tirar passaporte: tire suas dúvidas com esse passo a passo

    /images/doubt1.jpg

    Preciso de visto?

    Países que precisam de visto: saiba quais são e viaje tranquilo

    /images/vacina.jpg

    Vacina contra febra amarela

    Saiba aonde tomar e como emitir o certificado internacional

    Atenção:

    Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.