×
  • Estamos com nosso atendimento normalizado. Por medidas de segurança, pedimos que os atendimentos presenciais sejam agendados clicando aqui.

Mundo dos Vistos

Como tirar passaporte

Como tirar passaporte: tire suas dúvidas com esse passo a passo

Poucas sensações são tão incríveis quanto a de viajar. Conhecer novos povos, culturas, idiomas e pontos turísticos que só imaginamos ou vemos através de filmes e novelas. A liberdade é indescritível.

E tirar passaporte é o primeiro passo para realizar esse sonho. Seja para turismo ou intercâmbio estudantil, é um documento extremamente importante para suas viagens internacionais.

Hoje em dia, ter o seu passaporte se tornou uma tarefa muito simples. Vamos tirar suas dúvidas mais frequentes de como fazer passaporte com esse passo a passo detalhado.

Siga com a gente.

O que é passaporte?

Vamos antes entender o que é o passaporte. É um documento emitido por um governo que atesta formalmente que o portador dele, de uma nacionalidade, requisita permissão para cruzar a fronteira de um país estrangeiro.

O passaporte é a principal forma de identificação para a entrada em países estrangeiros, além de ser necessário para identificar as entradas e saídas dos países em que já esteve, vistos e autorizações.

Como tirar passaporte

Obter o seu passaporte hoje é algo simples. E o Mundo dos Vistos vai ajudar nesse processo. Siga o passo a passo abaixo:

Reúna todos os documentos para tirar passaporte

Comece juntando os documentos para dar entrada no passaporte. Eles são:

  • Documento de identificação (RG, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho);
  • CPF (se constar em algum dos documentos acima, não é necessário levar o original);
  • Certificado de Casamento (caso tenha alterado seu nome);
  • Certificado de Naturalização (Caso você não seja de nacionalidade brasileira).
  • Não é mais necessário apresentar título de eleitor, comprovantes de votação e, no caso de homens, serviço militar. Mas ainda é importante que você esteja com sua situação eleitoral e militar em dia. Isso será checado no momento da entrevista.

    Em caso de divergências na sua verificação, será necessário apresentar título de eleitor, comprovante de votação ou serviço militar. Antes de continuar com a emissão do passaporte, verifique sua situação nos sites do TSE e do Exército.

    Preencha o formulário para tirar passaporte

    Aqui no Mundo dos Vistos disponibilizamos um formulário para tirar passaporte simples e prático. Preencha as informações das 4 etapas, que são:

  • Dados pessoais;
  • Documentos;
  • Dados complementares (como e-mail, profissão e endereço).
  • A dica aqui, na hora de preencher seu nome e sobrenome, é inserir todo o seu nome no primeiro campo (em caso de nome composto, por exemplo) e todo o sobrenome no segundo campo.

    Dessa forma agiliza o seu atendimento no dia. Mas, caso tenha preenchido errado, não se preocupe. Basta avisar antes do atendimento, no posto da PF, e eles irão alterar para o padrão correto.

    Pagamento da taxa para tirar passaporte

    Após preenchimento do formulário, enviaremos para você a GRU (Guia de Recolhimento da União), um documento utilizado para o pagamento entre órgãos da Administração Pública Federal.

    Quanto é para tirar passaporte?

    Atualmente a taxa para tirar passaporte é de R$ 257,25. O boleto pode ser pago em:

  • qualquer agência bancária
  • internet banking
  • agências lotéricas
  • Após o pagamento basta esperar pela compensação bancária, que costuma levar entre 24 e 72 horas (1 a 3 dias). Com o pagamento confirmado, podemos seguir para o próximo passo.

    Agendamento para tirar passaporte

    Com o pagamento efetuado e confirmado, agendamos a entrevista para tirar passaporte. Você escolhe o posto/local que for mais confortável para o seu atendimento. Procure chegar com 15 minutos de antecedência. Lá você irá:

  • entregar os documentos pedidos acima;
  • tirar digitais;
  • tirar foto 3x4 no local;
  • O atendimento costuma ser rápido. Não há necessidade de levar o comprovante de pagamento da GRU, mas ele pode ser necessário caso haja erro preenchimento do seu CPF.

    Após uma breve verificação, você será chamado (via senha) para retirada de foto e digitais. Ao término, será entregue um protocolo com a possível data de entrega. O documento leva de 7 a 10 dias úteis para ficar pronto. E você pode consultar solicitação de passaporte na página da Polícia Federal.

    Retirar passaporte

    Chegou a hora! O passaporte está pronto e basta ir buscá-lo no posto em que fez entrevista na data marcada no seu protocolo. Mas atenção: o documento só será entregue ao titular, mediante apresentação de identidade original e assinatura do recibo.

    Para retirada do passaporte não é necessário marcar hora/data. O documento fica disponível para ser pego em até 90 dias. Caso passe desse prazo, o passaporte será cancelado.

    A validade do passaporte dentro do Brasil é de 10 anos.

    Perguntas frequentes

    Basta seguir os passos acima. Para qualquer dúvida, basta entrar em contato via nosso canal fale conosco.

    Os documentos para tirar passaporte de menor de 18 anos são basicamente são os mesmos que os de um adulto, com algumas pequenas mudanças. Além de preencher o campo que autoriza viagem de menor, no formulário, também devem constar, tanto no agendamento quanto na retirada do documento:

  • autorização dos pais original;
  • certidão de óbito ou certificado de emancipação original;
  • no formulário, não é necessário preencher campos como “profissão” ou “carteira de identidade”
  • E atenção: se os pais estiverem presentes no dia no momento do atendimento no posto da PF, ambos precisarão preencher e assinar a solicitação. Do contrário, na falta de um dos pais, a solicitação deve ser assinada por ambos e reconhecida em firma.

    Sim, o passaporte possui validade. Para adulto, o documento é válido até 10 anos. No caso de menor 18 anos, vai variar de acordo com a idade:

  • a 1 ano incompleto: 1 ano
  • ano completo a 2 anos incompletos: 2 anos
  • anos completos a 3 anos incompletos: 3 anos
  • anos completos a 4 anos incompletos: 4 anos
  • anos completos a 18 anos incompletos: 5 anos
  • O passaporte se trata de um documento emitido por autoridades do governo para que um cidadão seja reconhecido em um país estrangeiro. É uma espécie de RG internacional.

    O visto é uma autorização que um determinado país concede a cidadãos estrangeiros para que eles possam visitá-lo.

    Sim, você pode emitir passaporte mesmo com o seu nome sujo. A Polícia Federal não faz consultas ou proibições quanto a negativados. Ainda assim, é possível que viagens fiquem restritas e só possam ser emitidas por meio de ordem judicial.

    Tecnicamente não há como renovar passaporte. Será feito um novo documento, e você deverá seguir novamente todo o passo a passo listado acima.

    A única diferença é que, nos documentos necessários para tirar passaporte, o documento vencido deverá ser apresentado durante o novo processo.

    Outro ponto que você precisa ter atenção é, além da validade do seu passaporte em território nacional, é a validade dele para países estrangeiros. Quer dizer que, enquanto você está fora do Brasil, a validade do seu documento será a mesma do país onde você se encontra.

    Esse prazo varia de acordo com cada nacionalidade. Pode ser integral (o mesmo que o nosso) ou apenas meses. Confira abaixo os diferentes prazos:

    Países que exigem passaporte válido por no mínimo 1 mês (a partir da data de retorno): África do Sul.

    Países que exigem passaporte válido por pelo menos 3 meses (a partir da data de retorno): Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, República Tcheca, Polônia, Portugal, Suécia, Suíça, Panamá, entre outros.

    Países que exigem passaporte válido por por no mínimo 6 meses (a partir da data de retorno): Austrália, China, Índia, Irlanda, Japão, Marrocos, México, Reino Unido, República Dominicana, Rússia, Tailândia, Israel, Turquia e Vietnã.

    Países que permitem passaporte válido pelo período integral de validade, no tempo que permanecer no país: Estados Unidos. Essa condição especial se dá pelo acordo entre Brasil, EUA e outros 123 países, chamado Six Month Club. O acordo permite a entrada de turistas com o passaporte válido no tempo que permanecerem no país.

    Duas dicas para não prejudicar sua viagem são:

    Verifique a validade do passaporte na embaixada do país que você pretende visitar;

    Faça ou renove o seu passaporte com, no mínimo, 7 meses de antecedência antes da validade.

    Para evitar cair em armadilhas, venha conversar conosco. Aqui na Mundo dos Vistos, daremos toda orientação necessária para que você possa fazer seu passaporte sem transtorno e possa se aventurar em viagens incríveis.