×

Mundo dos Vistos

Sabia que você pode ser elegível ao Green Card?

Sabia que você pode ser elegível ao Green Card?

Tópicos

Sabia que você pode ser elegível ao Green Card?

A maior parte das pessoas, em algum momento, já pensou em ir morar nos Estados Unidos. Afinal, estamos falando da terra das oportunidades.

Se o seu objetivo é fazer com que este sonho se torne realidade, já deve ter ouvido falar no Green Card. Este documento permitirá que você more nos Estados Unidos de forma legalizada.

Hoje iremos explicar o que é e para que serve o Green Card. Também iremos falar quem pode pedir esse documento. E, é claro, contaremos como fazer para obter o seu.

Sou elegível?

Descubra se você é elegível ao Green Card agora mesmo

Muitas pessoas preenchem os requisitos para obter o Green Card e sequer sabem disso. Será que você é uma delas? Faça nosso teste agora mesmo e descubra se você é elegível para o Green Card.


Veja se você é elegível

Preencha o formulário abaixo e saiba de maneira rápida e objetiva se você é elegível a um tipo de visto EB, EB2NIW ou O, vistos que dão direito ao Green Card.

Green Card - EUA

O que é o Green Card?

Você sabia que o Green Card também é um tipo de visto americano? É isso mesmo. Acontece que há dois tipos de visto para os Estados Unidos.

O primeiro é para não imigrantes. Estamos falando dos vistos que dão direito a visitar os Estados Unidos para turismo, estudos ou lazer por tempo determinado.

O segundo tipo de visto, também conhecido como Green Card, é para imigrantes. Ele permite que a pessoa se mude para a américa por tempo indeterminado.

Com o Green Card você se tornará um residente permanente dos Estados Unidos. Isso significa que será possível morar, trabalhar e estudar no país sem precisar se preocupar em voltar para o Brasil.

Por esse motivo o Green Card se chama US Permanent Resident Card, ou Cartão de Residente Permanente dos Estados Unidos.

Contrate especialista em visto Americano

Green Card e cidadania americana são a mesma coisa?

Essa é uma dúvida muito comum. O Green Card e a cidadania americana são duas coisas diferentes. O Green Card, como dissemos, dá direito de residir nos Estados Unidos em caráter permanente.

Com ele, a pessoa está protegida pelas leis americanas. Além disso, o Green Card também dá direito a utilizar o sistema educacional do país.

Outro benefício do Green Card é que você poderá se inscrever em um plano de saúde americano, para ter direito a atendimento médico e hospitalar.

No entanto, quem tem um Green Card não pode votar e nem se candidatar a cargos públicos. Outra diferença está no fato de que o Green Card precisa ser renovado periodicamente.

Já a cidadania americana não tem prazo de validade. Ela também permite que a pessoa possa votar e se candidatar à maior parte dos cargos.

O Green Card tem prazo de validade?

Normalmente ele deve ser renovado a cada dez anos. Além disso, os residentes permanentes não podem se ausentar dos Estados Unidos por mais de 12 meses seguidos.

Quem precisar ficar mais de um ano fora do país deve antes notificar o departamento de imigração. Isso evitará o risco de perder o direito de permanência em território americano.

Uma coisa importante de saber é que o Green Card é o primeiro passo para obter a cidadania americana.

Isso porque, na maior parte dos casos, a cidadania só é concedida para estrangeiros que já são residentes permanentes.

Quem pode solicitar o Green Card

Se você quer dar entrada no Green Card, é preciso preencher alguns requisitos. O visto para imigração é concedido para quem se encaixa em um dos seguintes casos:

  • Com base em laços familiares
  • Noivo(a) ou cônjuge de cidadão americano
  • Com base em emprego
  • Diversidade (loteria de vistos)
  • Viúvos, Investidores e Exilados

Tipos de visto de imigrante

Cada um desses casos corresponde a uma categoria de visto para imigrante. Agora vamos falar mais sobre cada um deles.

Green Card com base em laços familiares

Quem tem um grau de parentesco com um residente permanente ou com um cidadão americano pode solicitar este visto de imigrante.

Ele é concedido para filhos de qualquer idade, cônjuges, pais e irmãos de sangue ou irmãos adotivos no caso de cidadãos americanos. As categorias desse visto são: IR2, CR2, IR5, F1, F3, F4

Já os residentes permanentes podem pedir o green card apenas para o cônjuge ou para filhos solteiros. Nesse caso, as categorias de visto são: F2A, F2B

Como solicitar

Para dar entrada, é necessário que o cidadão ou residente permanente americano dê entrada no Formulário I-130, no site do departamento de imigração do governo americano. A solicitação não pode ser feita fora dos Estados Unidos.

Green card para noivo ou cônjuge de cidadão americano

Há duas possibilidades para obter este visto. O primeiro caso é concedido especificamente para quem está prestes a casar com um cidadão americano.

Com ele, a pessoa tem direito de ficar nos Estados Unidos durante o período de até 90 dias. Após o matrimônio, é preciso ajustar o status junto ao governo. Apenas após se tornar cônjuge é que o estrangeiro poderá solicitar o Green Card.

Quem já se casou pode solicitar o visto K3. Com ele, o estrangeiro poderá residir nos Estados Unidos até que o processo de pedido do Green Card esteja concluído.

Há uma outra categoria de visto, o K2. Ele serve para que o portador de visto K1 ou K3 possa levar seus filhos menores de idade para os Estados Unidos.

Como solicitar:

Para dar entrada no visto da categoria K1 é preciso que o cidadão americano dê entrada no processo através do Formulário I-129F.

Já para o visto K3 é necessário preencher o formulário I-130.Em todos os casos, será necessário que o casal comprove o relacionamento.

Green Card para emprego

É o visto para pessoas que querem morar e trabalhar nos Estados Unidos de forma permanente. O tipo de requerimento e as exigências são específicas para cada caso. Descubra mais sobre como proceder:

Trabalhador prioritário ou pessoa com habilidade extraordinária:

1- Habilidade extraordinária: A pessoa deve ter prêmios de excelência em sua área de atuação. Alguns exemplos são: Nobel, Pulitzer, Oscar, medalha olímpica, etc. Outra possibilidade é estar filiado a uma associação profissional que exija um alto padrão dos participantes. Não é necessária uma oferta de emprego. Basta ter a intenção de continuar na área de atuação em que a pessoa foi reconhecida.

2- Professor e/ou pesquisador: Para pessoas da área acadêmica. É necessário ter três anos ou mais de experiência no seu país de origem. O solicitante deve ter uma oferta de emprego para lecionar ou para desenvolver pesquisa em uma instituição de ensino superior.

3- Gerente ou executivo multinacional: Quem trabalha ou trabalhou em uma empresa multinacional pelo período de 12 meses ou mais nos últimos três anos pode solicitar o visto. É necessário que o emprego fora dos Estados Unidos tenha sido em um cargo de gerência ou de executivo. Nesse caso, o solicitante também deve ter uma oferta de emprego para um cargo como gerente ou executivo.

Como solicitar:

No primeiro caso, o próprio solicitante deve dar entrada no pedido de Green Card, através do Formulário I-140.

Já para o segundo e para o terceiro casos é o empregador quem deve fazer o requerimento. O formulário é o mesmo, o I-140.

Contrate especialista em visto Americano

Portador de diploma e pessoas com habilidade excepcional

Esta é a categoria E2. Ela é concedida nos seguintes casos:

1- Portador de diploma: A pessoa deve ter um diploma além do nível superior. Alguns exemplos são: mestrado e doutorado. Quem tem apenas o nível superior deve ter, no mínimo, 5 anos de experiência na profissão.

2- Pessoa com habilidade excepcional: A pessoa deve comprovar um grau de especialização significativamente superior ao normal. A área de atuação profissional deve ser: ciências, artes ou negócios.

Como solicitar:

É necessário que a pessoa tenha uma oferta de emprego para poder solicitar o Green Card. O empregador deverá solicitar uma licença de trabalho permanente para o estrangeiro. Depois, será necessário que o empregador preencha o Formulário I-140 para dar andamento ao processo.

Como obter o Green Card sem oferta de emprego

Como você deve ter percebido, a maior parte dos vistos de trabalho para os Estados Unidos são concedidos mediante oferta de emprego.

No entanto, nem sempre é fácil encontrar um empregador americano. Pessoas que se qualificam para o visto de categoria E2 podem fazer petição NIW, National Interest Waiver ou Isenção de Interesse Nacional.

Para fazer a petição, o estrangeiro deve comprovar que a sua residência irá beneficiar os Estados Unidos.

O NIW dá direito ao Green Card mesmo que o solicitante não possua uma oferta de emprego. Também não é necessário ter uma licença de trabalho permanente.

Como solicitar:

O próprio interessado deve fazer o preenchimento do Formulário I-140. Será necessário anexar documentação que comprove que a sua residência irá trazer benefícios para os Estados Unidos.

Vale lembrar que o visto E2 NIW está disponível apenas para:

  • Portadores de diploma de pós-graduação strictu sensu,
  • Portadores de diploma com 5 anos ou mais de experiência na área
  • Pessoas com habilidade excepcional

Trabalhadores qualificados, profissionais e trabalhadores não qualificados

Esta é a categoria E3. Ela contempla os seguintes casos:

1- Trabalhador qualificado: Para quem irá ocupar um cargo que exige, no mínimo, 2 anos de experiência ou de treinamento. É necessário que o cargo não seja para trabalho temporário ou sazonal.

2- Profissional: Para pessoas que irão ocupar um cargo com exigência de nível superior. Caso o diploma tenha sido obtido em outro país que não os Estados Unidos, é necessário ter a equivalência do grau de instrução exigido.

3- Trabalhador não qualificado: Para quem vai ocupar um cargo que não exige 2 anos ou mais de experiência e nem nível superior. A oferta de emprego não pode ser temporária e nem sazonal.

Como solicitar

É necessário que a pessoa tenha uma oferta de emprego para poder solicitar o Green Card. O empregador deverá solicitar uma licença de trabalho permanente para o estrangeiro.

Depois, será necessário que o empregador preencha o Formulário I-140 para dar andamento ao processo

Green Card pela loteria de vistos:

Este tipo de visto é concedido através de sorteio. O objetivo é permitir que pessoas de diferentes países possam morar nos Estados Unidos.

Para participar, é preciso pertencer a um país que tenha baixa taxa de imigração para o território americano. No momento, o Brasil não se encontra qualificado devido à alta taxa de imigrantes.

Green Card para Viúvos, Investidores e Exilados

Há outros casos em que estrangeiros podem solicitar a residência permanente. São eles:

1- Viúvos: Para pessoas que se casaram com cidadãos americanos, mas cujo cônjuge faleceu. Para solicitar, é necessário preencher o Formulário I-360.

2- Investidores: Para estrangeiros que irão criar 10 vagas de emprego ou mais através de investimento financeiro em uma empresa sediada nos Estados Unidos. Para solicitar, o investidor deve preencher o Formulário I-526.

3- Exilados: Apenas para pessoas que já possuem uma petição I-730 aprovada pelo governo americano.

Está com dúvidas sobre o Green Card?

Como você provavelmente pode perceber, o processo para o green card é burocrático e pode gerar bastante ansiedade. Por isso, a melhor dica para que tudo corra bem é contratar uma assessoria especializada.

Se você está em dúvida sobre como obter o seu Green Card, fale conosco agora mesmo. Temos ampla experiência em todos os passos do processo e poderemos cuidar de toda a documentação, sem perder nenhum prazo importante.

Aqui, na Mundo dos Vistos, podemos lhe orientar sobre todos os passos necessários para sua viagem. Oferecemos todo o suporte para que você saiba:

● Quem é elegível para o Green Card;

● Como proceder para aumentar as chances de conseguir o Green Card;

● Como obter o Green Card para trabalho;

● Todas as exigências de documentação de acordo com cada caso;

● e muito mais.

Entre em contato com a Mundo dos Vistos e saiba como dar entrada no seu Green Card

Foto de Marcelo Pinto
Marcelo Pinto

Marcelo Pinto, SEO da SOS Canadá & Mundo dos Vistos, com mais de vinte anos na indústria de turismo e imigração, se destaca como um empresário apaixonado por conectar pessoas a novas culturas e oportunidades. Formado em Turismo, sua missão é facilitar experiências transformadoras. Especializado em processos de vistos, ele enxerga cada cliente como uma história única, buscando transformar seus sonhos em realidade. Sua abordagem vai além da burocracia, focando em criar futuros, reunir famílias e abrir portas para novas possibilidades.


Conteúdos relacionados

/images/passaporte.jpg

Como tirar passaporte: tire suas dúvidas com esse passo a passo

/images/usvisa.jpg

Veja um passo a passo de como tirar seu visto para os EUA

/images/greencard.jpg

Sabia que você pode ser elegível ao Green Card?

Atenção:

Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.

Clientes
Quero contratar