×

Mundo dos Vistos

Visto americano para aposentado: como obter o seu

Visto americano para aposentado: como obter o seu

Tópicos

Visto americano para aposentado: como obter o seu

Muitas pessoas sonham em ir para os Estados Unidos e, muitas vezes, o momento ideal para fazer esta viagem é após a aposentadoria.

E, na hora de cuidar da documentação, vem a dúvida: como tirar o visto americano para aposentados? Há alguma diferença durante as etapas do processo?

Se você quer saber de tudo sobre o procedimento, é só continuar lendo. Hoje vamos contar tudo o que é necessário para obter o seu visto americano depois da aposentadoria.

Como ter total tranquilidade na hora de solicitar o visto?

Como ter total tranquilidade na hora de solicitar o visto americano para aposentados:

O processo para tirar o visto americano é bastante burocrático e algumas etapas devem ser realizadas em outro idioma.

Por isso, a melhor forma de solicitar o seu visto é contar com uma assessoria especializada. A Mundo dos Vistos tem um time com ampla experiência para que você possa viajar para qualquer destino.

Nós podemos cuidar de todas as formalidades. Tornamos um procedimento longo e complicado em algo simples, com total comodidade para a sua viagem.

Oferecemos a orientação completa sobre cada etapa do processo. Além disso, preparamos você para a entrevista e estamos atentos para não perder nenhum prazo.

O que é o visto americano?

O visto é uma autorização, emitida pelo governo americano para que uma pessoa possa entrar legalmente nos Estados Unidos.

O processo de tirar o visto é um pedido que os viajantes fazem para o governo americano. Por este motivo chamamos de processo de solicitação do visto.

Cada país tem os seus próprios padrões e procedimentos para conceder o visto a estrangeiros. No caso dos Estados Unidos, a solicitação do visto é composta por três etapas principais.

São elas: o formulário eletrônico, o cadastro biométrico e a entrevista no consulado. Nós vamos falar sobre cada um desses passos detalhadamente.

Desta forma, é possível saber o que esperar a cada momento e se preparar da melhor forma possível. Além disso, você também saberá como aumentar suas chances de conseguir o visto.

Ou seja: quanto mais informações você tiver sobre o passo a passo de solicitação do visto, maiores são as chances de obter a sua autorização

Esteja com o passaporte em dia

Antes de dar entrada na solicitação do seu visto americano, verifique o seu passaporte. É necessário que ele esteja dentro do prazo de validade pelos próximos seis meses ou mais.

Também é importante que todas as folhas do seu passaporte estejam legíveis e em bom estado. Passaportes rasgados, danificados com partes ilegíveis costumam causar uma péssima impressão na hora de solicitar o visto para o governo americano.

Caso você já tenha ido para os Estados Unidos anteriormente, separe o passaporte antigo com o visto também. É recomendado levar este documento durante o atendimento presencial.

Contrate especialista em visto Americano

Como dar entrada no pedido de visto americano para aposentado

Independente da idade, ocupação ou objetivo da viagem, todas as solicitações para o visto começam da mesma forma.

É necessário ir até o site da embaixada americana e preencher o formulário DS-160. Ele consiste em uma série de perguntas sobre seus dados pessoais.

O formulário eletrônico está todo em inglês, mas no próprio site da embaixada há uma ferramenta de tradução. O preenchimento do DS-160 não é difícil, mas leva algum tempo e deve ser preenchido com muita atenção. Separe um dia para responder tudo com tranquilidade e atenção.

A maior parte das perguntas diz respeito aos seus objetivos no país, planos de viagem e outras informações importantes.

Um dos campos que você deverá preencher diz respeito a sua ocupação principal. Os aposentados devem selecionar a opção "retired", independente da profissão que exerciam anteriormente.

Depois será necessário informar também quais foram suas atividades profissionais nos últimos cinco anos. Responda de acordo com a sua realidade.

O que fazer depois de preencher o formulário?

O que fazer depois de preencher o formulário?

Quando você terminar o preenchimento do DS-160, o sistema irá gerar um número de protocolo. É importante que você guarde bem ele para poder acompanhar as etapas posteriores.

Após o envio do formulário, basta pagar a taxa de processamento. O pagamento pode ser feito de duas formas. Boleto bancário ou cartão de crédito.

Depois que o pagamento for confirmado, é só aguardar. Você receberá um e-mail avisando sobre o andamento da solicitação e, então, será a hora de agendar as entrtevistas.

Entrevistas de visto americano para aposentados

Para dar andamento ao seu pedido de visto, é necessário ir presencialmente a dois órgãos. O primeiro é o CASV, Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto. Lá é feita a coleta de dados biométricos para que a pessoa possa entrar no consulado posteriormente.

Quando for ao CASV, é importante que você esteja com todos os documentos necessários. Uma boa dica é separar antecipadamente tudo em uma pasta, para facilitar o processo. Saiba qual é a documentação pedida:

  • Passaporte atual válido pelos próximos seis meses ou mais.
  • Passaporte com o último visto dos Estados Unidos (se houver).
  • Página de confirmação do formulário DS-160
  • Página de Confirmação e Instruções do agendamento impressa

Aposentados precisam comparecer ao CASV?

A princípio, todos os solicitantes de visto precisam comparecer presencialmente ao CASV. No entanto, há algumas exceções.

A primeira são os menores de treze anos de idade. Outra são os idosos com 79 anos de idade ou mais. Neste caso, o idoso aposentado pode enviar um representante ao CASV.

O representante, como o nome indica, deverá levar os documentos do aposentado. Qualquer pessoa pode atuar como representante do idoso, independente da relação de parentesco.

O CASV está presente em três estados brasileiros: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Já o consulado americano está presente também em Porto Alegre e Recife. Uma boa dica para quem mora em outros lugares é investir em um representante consular.

Este profissional pode levar os documentos do aposentado ao CASV sem que o idoso precise sair de casa. Essa medida irá economizar tempo e dinheiro gastos com deslocamento e hospedagem para outro estado.

Além disso, contar com um profissional especializado trará mais tranquilidade e segurança para o seu processo de solicitação de visto.

Entrevista no consulado para obter o visto americano para aposentado.

Aposentados com 79 anos ou menos devem comparecer à entrevista no consulado. Este atendimento também deve ser agendado com antecedência.

Normalmente, o tempo de espera dentro do consulado não é longo. Mas de qualquer forma, pessoas com dificuldade de locomoção ou com deficiência costumam ter prioridade. A melhor dica para a entrevista é ter calma, paciência e tranquilidade.

Responda a todas as perguntas com a verdade, da melhor forma possível. Também será necessário levar certos documentos para a entrevista. Eles variam de acordo com o tipo de visto.

Mas na maior parte dos casos será necessário apresentar:

  • Passaporte válido pelos próximos 06 meses;
  • Passaporte antigo (se houver);
  • RG (carteira de identidade);
  • Certidão de nascimento, de casamento ou divórcio;
  • Comprovante de residência;
  • Cópia da declaração para o Imposto de Renda;
  • Extrato bancário dos últimos três meses;
  • Comprovantes de renda mensal dos últimos três meses;
  • Comprovante do hotel ou outra acomodação onde você irá ficar

Como comprovar renda na hora de tirar o visto americano para aposentado?

Como comprovar renda na hora de tirar o visto americano para aposentado?

É importante que você leve ao consulado os documentos que comprovam sua aposentadoria.

Funcionários públicos aposentados podem apresentar o contracheque, emitido pelo governo municipal, estadual ou federal.

Funcionários de empresas privadas que se aposentaram devem levar o comprovante de recebimento do INSS.

Caso a sua aposentadoria tenha sido feita de forma privada, será necessário entrar em contato com a empresa responsável. Em todos os casos, o ideal é levar os comprovantes dos três últimos meses.

Também é importante levar a declaração do imposto de renda mais recente, caso tenha.

Os aposentados estão isentos da entrevista no consulado?

Todas as pessoas que solicitam o visto precisam passar pela entrevista presencial. As únicas exceções são menores de treze anos e maiores de 80 anos de idade.

Para estes grupos, basta apresentar a documentação no CASV. Logo, não é necessário passar pela entrevista. É importante lembrar de um detalhe: Caso o oficial do consulado entenda que é necessário, ele pode pedir a presença do menor de idade ou do idoso solicitante de visto.

Contrate especialista em visto Americano

Como comprovar vínculo com o Brasil sendo aposentado?

Muitos vistos podem ser negados porque o solicitante não consegue comprovar que tem laços fortes com o Brasil.

O receio do governo americano é que um visitante temporário fique nos Estados Unidos por tempo indeterminado, tornando-se um imigrante ilegal.

Por este motivo, é importante demonstrar que você tem bons motivos para retornar ao Brasil no tempo previsto. Há algumas boas formas para que o aposentado prove laços fortes com o país de origem.

Algumas delas são: ter família e possuir boa estabilidade financeira. Investimentos financeiros e bens materiais como carros ou imóveis também são boas formas de indicar vínculo com o Brasil.

Caso o oficial pergunte o que você faz durante a entrevista, explique que você já se aposentou. Depois, fale sobre sua rotina.

Lembre-se de não mentir em hipótese nenhuma. Mas lembre-se de falar sobre coisas como: visitar os parentes, cursos, grupos de amigos e demais atividades que indiquem seus laços com o Brasil.

Que tipo de visto americano o aposentado deve solicitar?

Há muitas categorias de visto americano disponíveis. A escolha deve ser feita de acordo com os objetivos da sua viagem.

Isso vale para todos os solicitantes, independente de serem aposentados ou não. A maior parte das pessoas buscam pelo visto B2.

Ele é indicado para quem vai fazer turismo, férias ou tratamento médico nos Estados Unidos. Mas, caso o motivo da sua viagem seja diferente, basta escolher a categoria adequada.

Sou aposentado e quero tirar o visto americano. O que devo fazer?

Como você provavelmente pode perceber, o processo para obter o visto é burocrático e pode gerar bastante ansiedade. Por isso, a melhor dica para que tudo corra bem é contratar uma assessoria especializada.

Se você é aposentado e está em dúvida sobre a documentação necessária para solicitar o visto americano para autônomo, fale conosco agora mesmo.

Temos ampla experiência em todos os passos do processo e poderemos cuidar de toda a burocracia, sem perder nenhum prazo importante.

Aqui, na Mundo dos Vistos, podemos lhe orientar sobre todos os passos necessários para sua viagem. Oferecemos todo o suporte para que você saiba :

  • Que tipo de visto você deve pedir;
  • Como proceder para obter o visto;
  • Todas as exigências de documentação de acordo com cada caso;
  • Como se comportar durante a entrevista
  • e muito mais.

Entre em contato com o Mundo dos Vistos e consiga seu visto americano para aposentado com toda a tranquilidade.

Foto de Marcelo Pinto
Marcelo Pinto

Marcelo Pinto, SEO da SOS Canadá & Mundo dos Vistos, com mais de vinte anos na indústria de turismo e imigração, se destaca como um empresário apaixonado por conectar pessoas a novas culturas e oportunidades. Formado em Turismo, sua missão é facilitar experiências transformadoras. Especializado em processos de vistos, ele enxerga cada cliente como uma história única, buscando transformar seus sonhos em realidade. Sua abordagem vai além da burocracia, focando em criar futuros, reunir famílias e abrir portas para novas possibilidades.


Conteúdos relacionados

/images/agendamento.jpg

Datas disponíveis para agendamento de visto americano

/images/usvisa.jpg

Veja um passo a passo de como tirar seu visto para os EUA

/images/greencard.jpg

Sabia que você pode ser elegível ao Green Card?

Atenção:

Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.

Clientes
Quero contratar