Você sabe quais são os documentos para visto americano? Apresentar a documentação correta ao consulado é essencial para evitar contratempos na solicitação de visto e aumentar as chances de aprovação.
As diferentes categorias de vistos podem exigir documentações específicas, mas algumas são comuns a todos os tipos de visto americano.
Neste artigo, você vai encontrar um passo a passo para organizar os documentos para tirar o visto americano e aumentar suas chances de sucesso. Acompanhe!
Os documentos para visto americano, em geral, são os seguintes:
Além disso, dependendo da categoria de visto pretendida (como turismo, negócios, trabalho, estudo, etc.), é necessário apresentar documentação complementar.
Por exemplo, para tirar o visto de estudante, deve-se apresentar a carta de aceitação da instituição onde se vai estudar, a comprovação de pagamento, entre outros documentos comprobatórios.
Vale lembrar que as regras relacionadas à documentação exigida para o visto americano estão disponíveis no site do Departamento de Turismo norte-americano de agendamento de visto. Vale a pena dar uma checada antes da entrevista.
A entrevista consular é uma etapa importantíssima durante o processo de tirar o visto americano.
É indispensável apresentar alguns documentos no momento da entrevista, por isso, é bom prestar bastante atenção para evitar a recusa:
Na hora da entrevista, é importante estar bem-preparado, manter a calma e saber comprovar o objetivo de sua viagem.
Uma assessoria de vistos especializada pode ajudar os candidatos a se prepararem melhor e aumentar as chances de sucesso nessa etapa. E a Mundo dos Vistos é uma delas!
Temos muitos anos de experiência em consultoria para obtenção de vistos, com muitos casos de sucesso. Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais informações!
Para ter seu visto americano aprovado, é fundamental comprovar sua capacidade financeira de custear a viagem e se manter nos Estados Unidos.
Para isso, é necessário apresentar alguns documentos financeiros, como:
Confira um passo a passo prático para garantir que tudo esteja correto antes da entrevista:
Se você planeja tirar o visto americano, seu passaporte deve ser válido até pelo menos seis meses após a data da viagem para que as autoridades consulares o aceitem.
Portanto, se a data de expiração estiver próxima, a dica é proceder com a renovação antes de começar o pedido de visto americano.
Depois de se certificar de que seu passaporte está na validade, o passo seguinte é preencher o formulário de solicitação DS-160, que você encontra no site da embaixada e do consulado dos Estados Unidos no Brasil.
Como o questionário é longo, a dica é ir preenchendo aos poucos, sempre lembrando de salvar o progresso para não perder as informações e ter que fazer tudo de novo.
Cada pessoa que for viajar com você precisa preencher e salvar a página de confirmação com o código de barras.
Além disso, para dar continuidade no processo de solicitação de visto, todos os solicitantes devem guardar o application ID, ou seja, o número de identificação da solicitação.
Também é importante lembrar a resposta da pergunta de segurança, solicitada durante o cadastro.
Preenchido o DS-160, é necessário organizar todos os documentos requeridos de modo que sejam de fácil acesso no dia da entrevista.
Uma dica boa é comprar uma pasta física contendo divisórias, assim, você consegue separar toda a documentação e mantê-la organizada.
Cada tipo de visto pode ter suas exigências em particular. Por exemplo, algumas categorias podem exigir documentações complementares distintas ou determinadas informações.
Por isso, o ideal é checar com antecedência quais são as exigências específicas para o tipo de visto que você solicitou.
Dessa forma, evita-se a recusa pela simples falta de um documento importante ou outro erro bobo que possa prejudicar ou atrasar o processo.
A última dica é, provavelmente, a mais importante de todas. Contar com um suporte especializado para ajudar a reunir e organizar os documentos para visto americano faz toda a diferença no processo.
Ter ajuda de uma assessoria de vistos como a Mundo dos Vistos ajuda a evitar erros na documentação e no preenchimento de formulários. Com isso, não só o processo corre mais rapidamente como as chances de aprovação aumentam.
Leia também: 10 dicas para evitar a negativa do visto americano
Como vimos, são vários os documentos para visto americano, e é de suma importância reuni-los, catalogá-los e organizá-los corretamente. Assim, na hora de apresentá-los às autoridades consulares, tudo estará certinho.
Quer saber como aumentar as chances de ter seu visto americano aprovado e contar com suporte especializado e personalizado?
Então é só entrar em contato através do nosso site para mais informações!
Datas disponíveis para agendamento de visto americano
Como tirar passaporte: tire suas dúvidas com esse passo a passo
Saiba onde estão localizados os CASVs americano no Brasil
Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.
Marcelo Pinto, CEO da SOS Canadá & Mundo dos Vistos, com mais de vinte anos na indústria de turismo e imigração, se destaca como um empresário apaixonado por conectar pessoas a novas culturas e oportunidades. Formado em Turismo, sua missão é facilitar experiências transformadoras. Especializado em processos de vistos, ele enxerga cada cliente como uma história única, buscando transformar seus sonhos em realidade. Sua abordagem vai além da burocracia, focando em criar futuros, reunir famílias e abrir portas para novas possibilidades.