Conseguir o visto para entrar nos Estados Unidos nunca foi uma tarefa tão fácil e simples, especialmente quando se trata dos brasileiros.
Mas existem algumas questões que você precisa conhecer que envolvem a não necessidade de visto para viajar para o exterior com destino aos EUA.
Então se você quer saber mais sobre o assunto, acompanhe este guia completo com todas as informações que você precisa saber e tire todas as suas dúvidas.
Existe uma categoria de pessoas que não tem a necessidade de visto americano para poder viajar. Normalmente esses cidadãos fazem parte de uma lista composta por 40 países que devem obrigatoriamente estar inscritas no programa VWP.
Neste caso não será necessário obter um visto tradicional para entrar nos Estados Unidos, podendo se beneficiar da isenção por até 90 dias nas viagens destinadas ao turismo, a pequenos negócios ou trânsito.
Para isso é necessário atender uma série de requisitos específicos que serão destacados nos próximos tópicos. De qualquer forma é bom ficar atento às atualizações na legislação e no programa de isenção de vistos.
Antes de mais nada é necessário esclarecer a necessidade que os brasileiros têm de obter o visto para viajar aos Estados Unidos. Essas exigências são feitas por causa das políticas de imigração e de segurança do próprio país.
O visto nada mais é que uma autorização concedida pelo governo para que as pessoas estrangeiras possam visitar um determinado país por um período de tempo. O propósito do visto é justamente conceder este período para estudo, trabalho, turismo, negócios e outras coisas.
Dentre a lista de razões pelas quais é necessário o brasileiro tirar um visto para viajar aos Estados Unidos, nós podemos citar as seguintes:
Segurança nacional: todo este processo de visto inclui análises de segurança e os candidatos são submetidos a inúmeras verificações para que se possa analisar os riscos e garantir que pessoas com histórico criminoso não representem uma ameaça ao entrar no país.
Controle de imigração: o segundo ponto fica por conta do controle de imigração, pois a concessão do visto também verifica e avalia os viajantes antes de entrar no país, controlando não apenas a quantidade, mas também verificando se eles estão dispostos a cumprir todas as condições para a sua estadia.
Propósito da estadia e reciprocidade: a terceira coisa se dá quanto a exigência baseada nos princípios de reciprocidade entre países. O visto americano permite controlar a duração e o propósito desta estadia.
Estas são as razões pelas quais há uma necessidade de visto especial para os brasileiros.
Existe um valor mínimo cobrado para entrar em qualquer localidade do mundo. Normalmente este valor é calculado com base na cotação do dia, para que assim, você consiga converter com mais precisão e não passar nenhum tipo de problema na hora da entrevista.
Aos que desejam viajar para os Estados Unidos com o programa de isenção de vistos, saiba que a ESTA cobra uma taxa de USD 21,00 por solicitação.
Você verá no próximo tópico quais são os requisitos para fazer parte do programa de isenção de vistos. Caso você cumpra todos eles não será necessário fazer a solicitação do visto, porém se você não tiver certeza de todas as suas condições, será necessário buscar mais informações.
Para quem não sabe, existem políticas de isenção de vistos para entrar nos Estados Unidos e estas podem variar e estão sujeitas a alterações tendo em vista a legislação vigente.
De qualquer forma é necessário que você verifique todas as atualizações envolvendo o programa de isenção de vistos se você estiver planejando uma viagem.
O programa de isenção de vistos para entrar nos Estados Unidos permite que os viajantes de determinados países, que estejam indo a turismo ou a negócios, tenham a oportunidade de permanecer por tempo igual ou inferior a 90 dias sem a necessidade de um visto.
Exige-se que o viajante esteja qualificado pelo programa de isenção de vistos para poder viajar sob essas condições. É importante completar a solicitação de autorização eletrônica de viagem designada de ESTA.
Este é um programa aberto e destinado aos países cujas taxas são muito baixas de rejeição de visto de turista.
Também se enquadram nesta lista os países que não possuem qualquer tipo de problema com violação de imigração e cuja emissão dos documentos são feitos de forma segura e colaborativa com a lei dos Estados Unidos e das autoridades de contraterrorismo.
Assim como todo o programa destinado aos viajantes de qualquer localidade do mundo, há uma lista de exigências que é necessário cumprir caso deseje se deslocar sem a necessidade de um visto.
Então veja abaixo quais são os critérios para se beneficiar do programa de isenção de vistos:
Reino Unido, Suíça, Singapura, San Marino, Taiwan, Suécia, Países Baixos, Alemanha, Áustria, Chile, Coreia do Sul, Eslováquia, Dinamarca, Brunei, Bélgica, Andorra, Eslovênia, Espanha, Eslováquia, Finlândia, França, Estónia, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Malta, Noruega, Mônaco Lituânia, Liechtenstein, Letônia, Japão, Portugal, Polónia, Croácia e República Tcheca.
Assim como o item anterior listou os que estão qualificados a viajar com isenção de visto americano, veja abaixo para quem não é indicado esta isenção:
Se você tem a pretensão de viajar para os Estados Unidos sem a necessidade de solicitar o seu visto americano na hora de entrar no país, acompanhe abaixo todas as etapas deste processo.
Por não haver um meio direto para obtenção da isenção do visto americano, é necessário ficar atento às etapas gerais e principais para se beneficiar do que chamamos de VWP (Visa Waiver Program).
Isso significa dizer que o seu país de origem deve estar na lista de países participantes do programa. Você deve ficar atento às atualizações dessa lista, pois nos últimos 2 anos mais 2 países se encaixaram no programa: Polônia e Croácia.
Para que ele seja validado é necessário ter um chip de segurança e também estar em dia durante toda a sua viagem aos Estados Unidos. Então não se esqueça de verificar a validade do seu documento antes de comprar as passagens
Esta solicitação eletrônica é indispensável para quem vai viajar sob o programa de isenção de vistos. Para esta etapa é feita online através do site oficial da ESTA (Electronic System for Travel Authorization). Deve preencher corretamente todos os campos.
O valor cobrado por solicitação é cerca de 21 dólares e pode ser feito online utilizando um cartão de crédito válido.
Tudo o que você deverá fazer após sua solicitação de isenção e pagar a taxa corretamente é aguardar pela aprovação.
Normalmente não é necessário esperar muito tempo, pois ela pode ser concedida imediatamente dependendo da demanda.
No entanto, recomendamos que você não deixe para última hora, ou seja, faça com antecedência para estar tudo pronto até a data da viagem.
Por fim, após sua aprovação, você estará apto para viajar sem a necessidade de um visto. O seu ESTA é válido pelo prazo de 2 anos ou até a data limite de validade do seu passaporte.
Lembrando que sua estadia não deve exceder o prazo de 90 dias e seu passeio deve ser a lazer, negócios ou trânsito. Não exceda a lista para não ter problemas com as autoridades locais.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado. Não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos.
Saiba os endereços dos consulados americanos no Brasil
Veja um passo a passo de como tirar seu visto para os EUA
Saiba onde estão localizados os CASVs americano no Brasil
Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.
Marcelo Pinto, CEO da SOS Canadá & Mundo dos Vistos, com mais de vinte anos na indústria de turismo e imigração, se destaca como um empresário apaixonado por conectar pessoas a novas culturas e oportunidades. Formado em Turismo, sua missão é facilitar experiências transformadoras. Especializado em processos de vistos, ele enxerga cada cliente como uma história única, buscando transformar seus sonhos em realidade. Sua abordagem vai além da burocracia, focando em criar futuros, reunir famílias e abrir portas para novas possibilidades.