×

Mundo dos Vistos

Cartão de vacina internacional: regras e como tirar

Cartão de vacina internacional: regras e como tirar

Tópicos

Cartão de vacina internacional: tire suas dúvidas

Está se programando para viajar e ainda não sabe como organizar itens essenciais como o cartão de vacina Internacional? Saiba que este é um dos documentos mais importantes e sem ele você pode não conseguir entrar no país de destino.

Então acompanhe atentamente este artigo até o final e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto. Acompanhe.

O que é o cartão de vacina internacional?

O cartão de vacina Internacional, assim como qualquer outro, é um documento essencial que tem o objetivo de trazer mais segurança para os viajantes. Ele é um item obrigatório e indispensável para quem deseja fazer viagens internacionais.

A maior parte dos países do mundo cobram este documento por questões de segurança e saúde, tanto dos turistas quanto da população local.

Este cartão também é conhecido como certificado Internacional de vacinação E serve para comprovar quais as vacinas a pessoa recebeu, especialmente as que são exigidas em determinados países.

O cartão foi criado pela Organização Mundial da Saúde OMS facilita o controle das doenças infecciosas protegendo a saúde pública do local.

As principais informações contidas neste cartão se relacionam às vacinas obrigatórias e as recomendadas.

Então cada país que você for fazer uma viagem para visitar, lhe será solicitado a apresentação deste cartão Como uma medida de proteção que pode variar de acordo com a legislação de cada país e com a situação de saúde local.

Quais vacinas precisam obrigatoriamente constar no cartão?

Antes de mais nada, você deve saber que as vacinas exigidas variam de acordo com o país de destino e com as recomendações da Anvisa sobre a vacinação naquele local.

Em algumas situações é possível encontrar as vacinas exigidas disponíveis através do SUS. Então veja agora quais são obrigatórias conter no cartão de vacina Internacional:

  • febre amarela: essa vacina é obrigatória para muitos paises, e também pode ser exigida para viagens nacionais. Então se você estiver pensando em viajar para algum estado ou lugar onde o índice de transmissão é alto, você deve tomar a dose integral.
  • tétano: juntamente com outras vacinas exigidas como coqueluche e difteria, devem constar no cartão de vacinação Internacional se você estiver visitando alguma área onde houver surto dessas doenças ou mesmo risco de exposição.
  • Sarampo: A vacina contra o sarampo passou a ser observada com mais rigor após um surto da doença nos Estados Unidos, o que afirmou a exigência do imunizante no cartão de vacinação internacional. Ela também previne contra caxumba e varíola.
  • Raiva: Se você estiver pensando em viajar para locais como Ásia e África, é obrigatória apresentação da vacina antirrábica no seu cartão. Alguns países da Europa podem exigir esta comprovação também.
  • COVID-19: por causa da pandemia que aconteceu nos últimos anos, a vacina contra a COVID-19 passou a ser obrigatória e deve constar no cartão de vacinação Internacional do viajante. Dependendo do destino da viagem, será necessário fazer a imunização completa.
  • hepatite A e B: esta é outra imunização que pode ser solicitada na hora de viajar.

Contrate especialista

Onde tirar a carteira de vacinação internacional?

A carteira de vacinação internacional pode ser emitida em três tipos de locais: nos postos de saúde pública, nos centros de orientações para a saúde do viajante ou nas clínicas de medicina do viajante.

Posto de saúde: é bastante comum que os pastos de saúde emitam sua documentação para a comprovar as doses das vacinas exigidas. Não apenas no Brasil, mas em outros países do mundo, basta buscar o que estiver mais perto de você e fazer a solicitação.

Centro de Orientação para a Saúde do Viajante: Os COSVs como são conhecidos, trata-se de unidades altamente especializadas que fazem parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Elas entregam informações e todos os demais serviços que estão relacionados à saúde dos viajantes. Então busque a unidade mais próxima de você.

Clínicas de Medicina do Viajante: Existem algumas clínicas especializadas em medicina do viajante e não se confundem com os centros de orientação. Os profissionais nessas clínicas fornecem as vacinas necessárias para a emissão da sua carteira de vacinação internacional.

Como emitir seu cartão de vacina internacional?

Para emitir seu cartão de vacina internacional você deverá acessar o portal de serviços do Governo Federal e seguir um protocolo internacional de saúde rigoroso.

A primeira coisa que você deve fazer é verificar quais as vacinas necessárias para a sua viagem e procure um posto de saúde pública ou um Centro de Orientação para a Saúde do Viajante.

Em seguida apresente toda a documentação necessária, RG ou passaporte e converse com o responsável sobre a emissão do cartão de vacina internacional, pois assim ele irá avaliar e administrar as doses que você precisa.

Depois suas informações serão registradas no sistema, contando seus dados pessoais e os tipos de vacina que você tomou. Após isso será emitido seu certificado internacional de vacinação.

Quanto tempo demora o certificado internacional de vacinação?

Para saber quanto tempo demora o certificado internacional de vacinação você deve considerar alguns pontos. O primeiro deles é com relação ao local e o serviço de saúde escolhido por você.

Este processo não costuma ser demorado, podendo ser concluído no mesmo dia em que você recebeu os imunizantes para a sua viagem.

Porém, dependendo do serviço escolhido, pode haver tempo de espera ou buscar o certificado em outro dia. Por isso é necessário que você se prepare e observe os seguintes pontos:

Disponibilidade das vacinas que você deve tomar: quando for o caso de receber vacinas extras, pode ser necessário fazer um agendamento e isso prolonga o tempo de conclusão do processo.

Processamento dos dados: outra questão é o processamento dos dados que serão registrados no sistema de saúde. Para que seu certificado seja emitido é necessário acrescentar seus dados no sistema, bem como os de todas as vacinas administradas.

Então, dependendo do volume de demanda do local escolhido por você, esse procedimento poderá demorar um pouco. Então, se puder, entre em contato com o lugar com antecedência e tire todas as informações necessárias.

Demanda e agendamento: existem alguns locais em que a demanda é realmente alta. Por esta razão é necessário realizar um prévio agendamento para conseguir uma consulta e o atendimento.

Então entre em contato antes e faça uma pequena visita ao local para verificar o volume de trabalho.

É obrigatório emitir o cartão de vacina internacional para viajar?

A exigência sobre o cartão de vacina internacional pode variar de acordo com o país de destino da sua viagem, no entanto, após os dois anos de pandemia global, essa certificação tornou-se obrigatória como medida de segurança e de saúde pública.

E pelo fato de a pandemia ser um acontecimento recente, outras exigências surgiram, de acordo com o protocolo emitido pela OMS (Organização Mundial da Saúde): pode-se exigir o documento de profilaxia e um específico para a Covid-19.

Se você, viajante, não tiver o cartão de vacina internacional ou, se ele não estiver em dia, incompleto ou passado do prazo, você poderá correr o risco de ser deportado ou, se ainda estiver no Brasil, não conseguir embarcar. Então fique atento.

Criança/adolescente menor de 18 anos precisa do cartão?

Esta é outra questão que poderá variar de acordo com cada país/região visitada. Algumas localidades podem exigir os mesmos protocolos com relação a adultos, crianças e adolescentes. Então tudo depende de uma pesquisa prévia sobre a localidade.

Sugerimos que você releia o tópico sobre as vacinas obrigatórias, pois elas são igualmente exigidas na hora de fazer uma viagem internacional, como é o caso da vacina contra a febre amarela e hepatite.

É importante verificar todos os itens e exigências específicas do país de visitação e comunicar ao profissional na hora de receber as doses para constar na carteira de vacinação internacional.

Caso tenha mais dúvidas, poderá consultar o consulado, ou até mesmo a embaixada. Os sites da OMS e da ANVISA também disponibilizam informações atualizadas sobre a saúde pública. Então não deixe de averiguar essas informações.

Além disso, você deve se certificar de que as crianças e os adolescentes estejam com a carteira de vacinação em dia, não apenas com as doses exigidas na hora de viajar. Verifique também a necessidade de certas doses de acordo com a faixa etária.

Quantas doses da vacina Covid precisa para viajar?

Por fim, essa é uma questão que pode variar com o destino de sua viagem, pois as exigências dependem da política em vigor daquele local específico. De um modo geral, ao aplicar duas doses, já pode ser considerado uma imunização completa.

Basta que você verifique a listagem de vacinas contra a Covid que são aceitas naquele local: Moderna, BioNTech, Sinovac/CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca. Juntamente com as doses deve-se apresentar um teste negativo para a doença.

Não deixe de verificar as informações atualizadas sobre as exigências quanto à Covid-19, pois estando ciente desses requisitos com antecedência você poderá fazer uma viagem tranquila e mais segura.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado e não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Como posso obter o visto de forma fácil e rápida?

Como você provavelmente pode perceber, o processo para obter o visto canadense é burocrático e pode ser estressante. Por isso, a melhor dica para que tudo corra bem é contratar uma assessoria especializada.

Se você está em dúvida sobre como solicitar o visto de turismo para o Canadá, fale conosco agora mesmo.

Temos ampla experiência em todos os passos do processo e poderemos cuidar de toda a documentação, sem perder nenhum prazo importante.

Aqui, na Mundo dos Vistos, podemos lhe orientar sobre todos os passos necessários.

Consiga o seu visto. Entre em contato conosco agora mesmo. Estamos esperando por você.


Conteúdos relacionados

/images/italia.jpg

Saiba mais sobre a Itália com essas curiosidades interessantes.

/images/doubt1.jpg

Países que precisam de visto: saiba quais são e viaje tranquilo

Atenção:

Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.

Clientes
Quero contratar