Já imaginou programar toda a sua viagem, mas na hora de embarcar descobrir que não vai rolar? O motivo: você não realizou a renovação de passaporte. Com exceção dos países que fazem parte do Mercosul, você deve estar com o documento em dia.
Por isso, é muito importante que você esteja atento ao prazo de validade do documento. Afinal, se estiver vencido, você pode acabar perdendo a sua viagem, assim como todo o seu planejamento e dinheiro investido.
Se você ainda não sabe como realizar a sua renovação de passaporte, a Mundo dos Vistos separou mais informações sobre o funcionamento, documentos necessários e muito mais.
Aproveite estas dicas práticas e simples, a fim de fazer com que você não perca aquela sua viagem dos sonhos. O processo pode parecer bem complicado, mas com as dicas certas, você terá sucesso!
Confira a seguir as dicas da Mundo dos Vistos, desde detalhes sobre os passos iniciais até a erros que você deve evitar na hora de renovar o seu passaporte. Vamos lá?
Para a renovação do seu passaporte, é preciso tomar cuidado. Mesmo que sejam poucas etapas, é necessário bastante atenção, a fim de não perder nenhuma etapa ou enviar algum documento errado.
Por isso, confira a seguir um guia com o passo a passo de cada etapa para renovar o documento:
Separar todos os documentos, com antecedência e de forma organizada, é muito importante, sendo um dos passos mais importantes do processo de renovação do passaporte.
Os documentos necessários são:
Para começar a renovação de passaporte, você deve fazer o agendamento na página de serviços da Polícia Federal. Também deve preencher o formulário e agendar o atendimento, que fica disponível após o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU).
Assim que você digitar o seu CPF, o número do protocolo da solicitação e data de nascimento, será direcionado a um posto da Polícia Federal, o mais próximo do seu endereço, para dar o seguimento da solicitação.
Vale destacar que, dependendo da sua localização e a época do ano, pode estar em alta demanda. Por isso, conseguir uma data de agendamento pode levar mais de um mês. Ou seja, fique bastante atento ao prazo de validade do seu passaporte.
Para preencher o formulário de solicitação, você deve:
Após preencher o formulário, você deve gerar e efetuar o pagamento da Guia de Recolhimento da União, o GRU. Ele corresponde ao pagamento da taxa de renovação do passaporte.
Após separar todos os documentos, preencher o formulário e realizar o pagamento da taxa de solicitação, você deve agendar a sua entrevista na Polícia Federal. Com a data marcada, compareça ao posto, no dia e hora marcados.
É importante que você apresente todos os documentos solicitados. Por isso, é fundamental que tudo esteja bastante organizado, sempre dentro do prazo de validade.
É possível acompanhar o andamento da sua solicitação por meio do site da Polícia Federal. Quando for aprovado, o status será modificado no portal oficial. Com isso, basta retirar o seu passaporte na unidade quando o documento estiver liberado.
Vale destacar que apenas o titular do documento, com exceção dos menores de idade, pode retirar o passaporte. É preciso apresentar um documento que comprove a identidade.
Além disso, o tempo médio de espera, após a aprovação da renovação do passaporte, é de cerca de 6 a 10 dias. Tudo depende do processo e da conclusão de todo o procedimento.
A tarefa de renovação do passaporte pode parecer bastante complicada. No entanto, se você tiver uma boa preparação, será possível ter um processo tranquilo. Para isso, separamos algumas dicas:
A renovação de passaporte é muito importante. Isso porque você conseguirá evitar o estresse de última hora e terá mais calma para lidar com todos os processos necessários.
A recomendação é de que você comece o processo com cerca de seis meses antes da data de validade do seu passaporte chegar. Essa dica fica ainda mais válida quando você está planejando viajar nos próximos meses.
Muitos países exigem que o seu passaporte tenha a validade de, no mínimo, seis meses antes da sua data de entrada. Por isso, planeje-se bem e busque a renovação com antecedência.
Antes de iniciar todo o processo de renovação do passaporte, é muito importante que você esteja organizado em relação aos documentos. Tenha a certeza de que todos os documentos necessários estão com você.
Lembre-se de estar com o seu passaporte atual, assim como preencha e assine o formulário de renovação com calma. Guarde o comprovante de pagamento da taxa. Leia todos os passos atentamente.
Também é importante que você tenha fotos recentes e que atendam aos tamanhos corretos, assim como os formatos. Fique com os documentos adicionais em mãos, além de verificar a lista completa do que é exigido por meio do site da Polícia Federal.
Outro ponto muito importante é ter cópias dos documentos antes mesmo de enviá-los. Isso ajudará na sua organização. Tenha versões da página de identificação do seu passaporte atual, assim como recibos de pagamento e formulários de renovação.
Você também pode contar com a ajuda especializada do Mundo dos Vistos, que fornece a assistência necessária para tornar todo o processo muito mais simples e prático.
Com uma assessoria de alta qualidade, você terá a ajuda na revisão dos documentos e orientação personalizada, garantindo que todos os passos e documentos estejam corretos para a renovação.
Estar bem preparado e contar com a ajuda profissional é fundamental e faz toda a diferença na renovação do seu passaporte. Fique preparado e esteja pronto para as suas próximas viagens.
Se você está planejando uma viagem internacional para algum país que não faça parte do Mercosul, não será possível realizá-la se estiver com o seu passaporte vencido.
Muitos países exigem que o seu passaporte tenha o prazo de validade de, no mínimo, seis meses após a data de entrada no país. Se estiver vencido, você deve renová-lo antes da viagem.
Assim como dito anteriormente, muitos países exigem seis meses após a data de
entrada como validade. Por isso, esse é o tempo de validade mínimo para renovar o seu documento.
Isso ajuda a garantir que você terá um documento válido, evitando possíveis problemas com os requisitos. Inicie o processo com antecedência e evite contratempos ou atrasos inesperados.
Se o seu passaporte acabar sendo extraviado ao longo do processo de renovação, é fundamental que você informe o extravio imediatamente. Por isso, entre em contato com o órgão emissor do passaporte e comunique o ocorrido. Você terá orientações melhores sobre os próximos passos.
Você também pode ter que registrar um boletim de ocorrência na polícia, documentando o extravio. Isso ajuda a proteger a sua identidade e é solicitado pelo órgão emissor.
Por fim, solicite a substituição do documento. Para isso, preencher um novo formulário de solicitação do passaporte e informe que é um pedido de substituição por conta do extravio. Anexe os documentos necessários e, inclusive, a cópia do boletim de ocorrência, se possível.
Saiba aonde tomar e como emitir o certificado internacional
Países que precisam de visto: saiba quais são e viaje tranquilo
Como tirar passaporte: tire suas dúvidas com esse passo a passo
Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.
Marcelo Pinto, CEO da SOS Canadá & Mundo dos Vistos, com mais de vinte anos na indústria de turismo e imigração, se destaca como um empresário apaixonado por conectar pessoas a novas culturas e oportunidades. Formado em Turismo, sua missão é facilitar experiências transformadoras. Especializado em processos de vistos, ele enxerga cada cliente como uma história única, buscando transformar seus sonhos em realidade. Sua abordagem vai além da burocracia, focando em criar futuros, reunir famílias e abrir portas para novas possibilidades.