×
  • Estamos com nosso atendimento normalizado. Por medidas de segurança, pedimos que os atendimentos presenciais sejam agendados clicando aqui.

Mundo dos Vistos

<?=$resultPrint[nomeimg];?>

Como tirar visto de estudante para Alemanha

Como tirar visto de estudante para Alemanha

Pretende estudar fora e não sabe como tirar visto de estudante para Alemanha? Precisa de dicas para programar sua estadia? Quer tirar suas dúvidas sobre como funciona o visto de estudante?

No post de hoje, você saberá como funciona o processo para a retirada do visto de estudante para fora do país, além de algumas informações e dicas importantes que você precisa saber antes da sua viagem.

Entenda agora tudo sobre o visto de estudante!

Entenda o que é o visto de estudante para Alemanha

Caso você queira estudar fora do país, é essencial ter em mãos o seu visto de estudante para Alemanha. Tal documento permite que você consiga sua estada para estudos como ensino médio, superior e até mesmo cursos de inglês, de forma legalizada.

No entanto, alguns critérios precisam ser levados em consideração para conseguir o visto.

Documentos do estudante e dos responsáveis legais, atestado de capacidade para se sustentar no país financeiramente e declaração de aceitação no local de estudo são alguns dos pré-requisitos para a estada.

Além disso, é importante destacar os cuidados na separação dos documentos. Como se trata de uma estada fora do seu país, todos os documentos são analisados minuciosamente na solicitação.

Por isso, é essencial separar tudo com antecedência e de forma prática, a fim de facilitar o processo burocrático.

Como funciona o visto de estudante para Alemanha

Se você está pensando em ter uma estada na Alemanha para estudos, saiba que o processo não é tão complicado.

A princípio, estudantes brasileiros não precisam de visto no país em um período de até 90 dias. Durante esse período, você poderá ficar despreocupado quanto à sua estada.

No entanto, após os 90 dias, é necessário solicitar a autorização de residência na Alemanha. Para isso, você deve estar, inicialmente, matriculado em alguma instituição de ensino alemã.

Tal documento é solicitado no Departamento de Estrangeiros e conta com alguns critérios.

O estudante só poderá garantir a residência caso esteja matriculado em alguma universidade, escola superior ou curso preparatório, desde que seja garantido ao país que você consegue se manter financeiramente durante o período.

Sabendo os critérios levados em consideração para o visto, torna-se mais fácil o planejamento para sua viagem.

Quais documentos são necessários

Além de se enquadrar nos critérios listados acima, você também precisará estar com sua documentação preparada. Para isso, trouxemos abaixo quais são os documentos obrigatórios para a residência.

  • Passaporte.
  • Atestado de capital suficiente para se manter durante a estada.
  • Comprovante de matrícula na instituição de estudo.
  • Contrato de aluguel que comprove a moradia.
  • Duas fotos recentes (3,5cm x 4,5cm).
  • Contrato de seguro de saúde.

Confira a lista de documentos atualizada em nossa página de visto de estudos para Alemanha.

Com todos esses documentos em mãos, você conseguirá garantir seu visto de estudante para Alemanha de forma mais prática.

Dicas para a retirada do visto de estudante para Alemanha

Ir morar em outro país, com uma cultura totalmente diferente pode parecer um desafio e tanto! Porém, se você pretende estudar na Alemanha e aprimorar sua bagagem cultural e acadêmica, deve estar disposto a tal experiência.

A fim de facilitar esse processo para você, separamos algumas dicas importantes sobre o visto de estudante no país. Confira logo abaixo!

1. Tenha um bom planejamento

Caso você pretenda morar no país, é importante se programar com antecedência. Imprevistos podem acontecer em qualquer situação e você não quer estar despreparado, caso algo desvie do imaginado.

Por isso, procure separar a documentação com antecedência, pesquisar mais sobre a estada e se preparar para todas as possibilidades.

Assim, você conseguirá seu visto para Alemanha antes da viagem e não precisará correr de última hora com toda a burocracia.

2. Solicite o visto correto

O visto de estudante muda, dependendo da modalidade de ensino que você irá ter. Logo, procure saber qual o visto para ensino médio, superior ou curso preparatório e separe o correto.

Caso você solicite o visto errado, sua viagem poderá ter sido planejada em vão e sua estada na Alemanha pode ser barrada.

Por isso, é importante estar atento às informações corretas sobre o visto desejado e verificar com antecedência qual se encaixa no seu contexto.

3. Esteja ciente da taxa de solicitação

Além dos documentos mencionados, uma taxa para a solicitação do visto é necessária. O valor da taxa é fixo, porém deve ser pago em reais.

Outro ponto importante para a taxa é a forma de pagamento, pois ela só pode ser feita no requerimento.

Desse modo, é essencial fazer a conversão e estar adiantado com o pagamento para evitar imprevistos na solicitação do visto.

4. Tenha os formulários preenchidos

Uma dica valiosa para conseguir o visto com mais facilidade é preencher os formulários necessários com antecedência, pois assim você conseguirá oficializar a estada com mais agilidade.

Para a solicitação de estada, você precisará agendar uma entrevista presencial no escritório de imigração na cidade em que for morar. Além disso, terá que ter em mãos todos os documentos e formulários devidamente preenchidos.

Outro formulário importante é a da abertura de uma conta bancária bloqueada com o valor requerido para a sua morada, que é essencial no requerimento do visto.

Dessa forma, o preenchimento correto e com antecedência dos formulários pode acelerar tal processo.

Uma boa preparação é a chave para o sucesso

Conseguir conciliar todas as exigências para a retirada do visto pode parecer assustador!

Porém, a estada na Alemanha irá compensar todo o trabalho que você tiver. O país vem se aperfeiçoando mais e mais na área educacional e os brasileiros são muito bem recebidos para seus estudos.

Assim, não deixe de procurar realizar seu desejo de aprender mais sobre a cultura alemã, pensando na parte burocrática. Basta focar no resultado final e na experiência única que é o contato com uma cultura nova.

Agora que você já está a par de todas as informações necessárias para a retirada do visto, basta se programar, organizar seus documentos, conseguir sua matrícula e aproveitar a estada nesse país incrível.

E, caso precise de auxílio neste processo, não deixe de contar com uma assessoria de vistos, para que você tenha a certeza de obter sucesso ao solicitar seu visto de estudante para Alemanha.

Deseja receber mais informações sobre como tirar visto de estudante para Alemanha? Nossa equipe é especialista no assunto e pode te ajudar. Aguardamos seu contato!


Conteúdos relacionados

/images/passaporte.jpg

Como tirar o passaporte

Como tirar passaporte: tire suas dúvidas com esse passo a passo

/images/doubt1.jpg

Preciso de visto?

Países que precisam de visto: saiba quais são e viaje tranquilo

/images/portugal.jpg

Precisa de visto para Portugal?

Saiba se precisa de visto para Portugal. Veja as dicas imperdíveis!