Reforçamos sempre a importância de que o visto seja feito de maneira responsável e respeitando todas as leis de imigração pertinentes.
Nesse post gostaria de abordar alguns pontos relevantes que devem ser considerados no momento da aplicação.
Hoje em dia sabe-se que em uma viagem para o Canadá a turismo ou estudos de idiomas até 6 meses, temos como opção um visto de turismo ou o eTA (caso tenha dúvidas em qual visto solicitar, clique aqui).
Nem todos os brasileiros têm direito ao eTA, mas para se tornar elegível portar um visto americano é suficiente. Mas se a pessoa quiser seguir por esse caminho, pode ser muito arriscado pois o processo deixa de ser genuíno, ou seja, se essa pessoa chegar no consulado americano alegando que quer tirar um visto de turismo para se candidatar ao eTA certamente seu visto será negado. Com isso as pessoas têm em geral contam uma história que não é verdadeira ao oficial de vistos para justificar o motivo pelo qual está solicitando um visto americano, sendo que o objetivo da viagem é a ida ao Canadá.
Você deve estar perguntando: Mas por qual razão tem pessoas que fazem isso? Pois bem, fazendo uma conta rápida, e utilizando os valores de 02/09/2020, um visto para os EUA custa USD160,00 e um eTA CAD7,00. Isso dá aproximadamente USD165,00.
Um visto canadense de turismo hoje está aproximadamente em CAD185,00, ou USD142,00. Em tese valeria a pena ter dois vistos pelo valor aproximado de apenas um, mas isso está errado. Sempre temos que ter em mente o objetivo principal da viagem. Se a viagem é para o Canadá, o primeiro visto deve ser para esse destino. Caso haja escala em algum lugar que o visto é obrigatório então deve ser feito após a finalização do primeiro.
É notório o aumento de negativas para vistos para os EUA pois o oficial no momento da entrevista entendeu que havia mentiras no processo e isso pode prejudicar - e muito - em solicitações futuras e também para um processo para o visto canadense.
Há empresas de assessoria de vistos e agências de viagens que incentivam essa conduta, mas decisões recentes no âmbito da justiça aqui no Brasil condenaram, por danos materiais e morais, as empresas que indicam que o candidato de visto siga por este caminho, com valores indenizatórios superando a R$ 20.000,00. Não é razoável que tendo como destino o Canadá, se solicite a obtenção de visto americano.
Em uma decisão o juiz alega que: “muito embora a negativa do visto do autor tenha se dado por atividade discricionária da Administração Pública do Estados Unidos da América, forçoso convir que a ré contribuiu para tal fato, uma vez que orientou o autor a mentir na entrevista junto ao consulado americano para obter visto para país diverso daquele em que pretendia fazer o programa de intercâmbio"
E ainda: "Ainda que se cogite a possibilidade do visto americano ser de mais fácil obtenção e ter validade tanto para o ingresso no Canadá como nos Estados Unidos da América, não restam dúvidas de que a orientação (...) acarretou na negativa do visto, haja vista ter sido orientado a demonstrar na entrevista que tinha interesse em conhecer o Estados Unidos, quando na verdade seu real destino de interesse era o Canadá".
Esperamos que tenha ajudado e conte sempre com nossa equipe para assessorar em sua viagem.
1. É extremamente importante que o passageiro saia do Brasil com o visto adequado para a sua viagem. Haverá cada vez mais uma dificuldade para que o cliente consiga alterar por exemplo um eTA para um visto de estudos.
2. Os passageiros que pretendem fazer uma viagem de navio no Canadá, por mais que tenham um eTA válido são aconselhados a fazer um visto. Mesmo que legalmente em alguns casos haja a possibilidade da utilização do eTA, algumas cias de cruzeiro estão recusando o embarque de clientes que não tenham um visto válido.
3. Passageiros que tem em seu roteiro uma viagem terrestre para os EUA e queiram utilizar seu eTA no retorno, devem levar consigo documentos comprobatórios de sua entrada inicial no Canadá via aéreo.
4. É altamente recomendável que menores de 18 anos viajem com uma autorização de viagem, mesmo que a mesma esteja declarada no passaporte.
5. Recomenda-se que alunos de High School viajem para o Canadá com o visto de estudos e não o de turismo ou eTA.
Aproveitando, destacamos que solicitar um visto americano para ser elegível ao eTA pode não ser uma boa estratégia considerando que houve um aumento significativo em casos de recusa de visto americano quando o oficial identifica que o objetivo da viagem é para o Canadá e não para os EUA.
Saiba a diferença e qual é a melhor opção para sua viagem.
CAQ para o Canadá: solicite o seu agora mesmo
Veja qual é o tempo médio de processamento de cada visto.
Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.
Marcelo Pinto, CEO da SOS Canadá & Mundo dos Vistos, com mais de vinte anos na indústria de turismo e imigração, se destaca como um empresário apaixonado por conectar pessoas a novas culturas e oportunidades. Formado em Turismo, sua missão é facilitar experiências transformadoras. Especializado em processos de vistos, ele enxerga cada cliente como uma história única, buscando transformar seus sonhos em realidade. Sua abordagem vai além da burocracia, focando em criar futuros, reunir famílias e abrir portas para novas possibilidades.