×

Mundo dos Vistos

Visto EB2-NIW: Guia Completo para Green Card nos EUA

Visto EB2-NIW: Guia Completo para Green Card nos EUA

Tópicos

Visto EB2-NIW: um guia completo para conseguir o seu Green Card nos EUA

Você sabe o que é o Visto EB-2 NIW? Já ouviu algo sobre este assunto? Estamos falando de uma das categorias de visto mais buscadas nos últimos tempos por conta da sua versatilidade e utilidade.

Afinal, permite a imigração de trabalhadores que tenham habilidades e/ou qualificações profissionais, permitindo que essas pessoas possam emigrar para os Estados Unidos de forma permanente.

Essa é, inclusive, uma das modalidades mais procuradas pelos brasileiros ao longo dos últimos tempos. Um dos principais motivos é a ausência de um sponsor (patrocinador) na imigração.

Esse visto é o ideal para as pessoas que sonham em trabalhar e morar nos Estados Unidos. Isso porque ele permite que você siga atuando na sua área de formação e busque a tão sonhada liberdade financeira na Terra do Mickey.

Por isso, neste artigo, separamos mais informações sobre o Visto EB2-NIW. Confira mais informações sobre essa modalidade, assim como as suas vantagens e quais são os requisitos para conseguir tirá-lo. Acompanhe tudo a seguir:

O que é o visto EB2-NIW?

O que é o visto EB2-NIW?

Implementada em 2016, o visto EB2-NIW é a sigla de Employment-Based Immigration: Second Preference EB-2. O solicitante tem, por exemplo, a possibilidade de visto com a isenção de um patrocinador.

É a partir desta característica que surge o NIW, que significa National Interest Waiver. Ou seja, existe a dispensa, pois é um interesse nacional do país em contar com um profissional dentro dos Estados Unidos.

Basicamente, todo o processo deste visto leva em consideração a carreira, assim como as conquistas, feitas pelo solicitante ao longo de sua trajetória como profissional.

Essa modalidade de visto surgiu a partir do interesse dos Estados Unidos com o Matter of FHANASAR. Era um pesquisador de engenharia aeroespacial que teve seu visto negado.

O profissional queria seguir com sua pesquisa sobre a propulsão do ar e recorreu da decisão. O país entendeu a importância nacional da pesquisa e apontou como um benefício para os EUA, liberando o seu Green Card.

Porém, é específico para as pessoas estrangeiras que residam no país a partir de suas habilidades excepcionais ou o seu grau elevado nas áreas de atuação profissional. A partir disso, é liberado a permanência no país de forma permanente.

Definição e características do visto EB2-NIW

O visto EB2-NIW permite que os profissionais consigam a residência permanente sem que exista uma oferta de emprego ou uma labor certification (certificação de trabalho), emitido pelo Departamento de Trabalho do país.

Ou seja, é destinada para as pessoas que tenham mestrado (grau avançado) ou acima, com mais de cinco anos de experiência na área. Também serve para imigrantes que tenham habilidades excepcionais em diferentes áreas, como artes e empreendedorismo.

A principal característica do visto EB2-NIW é a ausência de uma oferta de emprego. Afinal, os solicitantes podem pedir a dispensa da exigência de apresentar uma oferta de emprego. Para isso, precisam demonstrar que o trabalho será de interesse nacional.

É importante que o requerente demonstre que a sua contribuição será fundamental para o seu campo de atuação dentro dos Estados Unidos. É preciso mostrar suas habilidades e provar que trará benefícios ao país.

Benefícios do visto EB2-NIW

São diversos os benefícios do visto EB2-NIW. O principal deles é a dispensa de um patrocinador. Afinal, diferente de outras categorias, o candidato não precisa de uma oferta de emprego de um empregador nos Estados Unidos.

Também não exige que o candidato passe por um longo processo de certificação, onde os empregadores precisam comprovar que não existem trabalhadores americanos para o cargo em questão.

Além disso, os outros benefícios do visto EB2-NIW são os seguintes:

  • Maior flexibilidade
  • Independência para os solicitantes
  • Processo menos burocrático
  • Possibilidade de atuar em setores diferentes
  • Mais ágil
  • Maior liberdade para atuar na sua área profissional
  • Maior estabilidade
  • O próprio candidato pode enviar a petição
  • A família (cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos) pode ter acesso imediato
  • Maior oportunidade de desenvolvimento profissional

Quem pode se qualificar para o visto EB2-NIW?

Assim como dito anteriormente, este visto é destinado para pessoas com habilidades excepcionais. Por isso, os candidatos precisam cumprir alguns critérios específicos.

Para solicitar o visto EB2-NIW, o solicitante precisa ser um profissional com grau avançado ou considerado um indivíduo com habilidades excepcionais, que irá agregar ao país.

Não existe uma lista oficial com as profissões específicas para as pessoas qualificadas para o EB2-NIW. Porém, são profissionais de saúde, engenheiros, cientistas, pesquisadores, empreendedores, executivos, profissionais de tecnologia, artistas, músicos e entre outros.

Critérios de elegibilidade para o visto EB2-NIW

Os critérios de elegibilidade para o visto EB2-NIW podem ser divididos entre três “opções”, sendo os profissionais de grau avançado, os indivíduos excepcionais ou pessoas de interesse nacional (National Interest Waiver, o NIW).

Para os primeiros, com grau avançado, é necessário o diploma de pós-graduação, como mestrado ou doutorado, ou algo equivalente realizados nos Estados Unidos ou no exterior.

Em outros casos, é possível apresentar o diploma de bacharelado. Junto a ele, é necessário uma carta de algum empregador, comprovando a experiência de cinco anos ou mais na área após a obtenção do seu diploma.

Para as pessoas com habilidade excepcional, é preciso demonstrar a sua habilidade nas artes, ciências ou negócios. Para isso, pode provar a partir de três itens citados abaixo:

  • Certificado acadêmico
  • Carta de empregadores, com dez anos de experiência em tempo integral
  • Certificado ou licença para atuar na área
  • Ser membro de alguma associação profissional
  • A prova da remuneração, comprovando a habilidade
  • Reconhecimento por sua realização
  • Evidências comparáveis

Por fim, se levado em consideração o National Interest Waiver, é preciso provar o seu trabalho ou a área de atuação como uma das importâncias nacionais. Também é necessário que o candidato esteja bem posicionado para ter sequência no seu empreendimento e que mostre o benefício que os EUA terão em dispensar a certificação do solicitante.

Contrate especialista em visto Americano

Como é o processo de aplicação do visto EB2-NIW?

O processo para solicitar o visto EB2-NIW é bastante complexo, tendo um processo detalhado em sua obtenção. Por isso, é preciso ser cauteloso e fazer tudo de forma responsável.

Abaixo separamos mais informações para você começar a aplicar o seu visto EB2-NIW. Acompanhe:

Passos para aplicar para o visto EB2-NIW

O processo de solicitação do visto inclui a documentação, qualificações e as evidências citadas acima.

  • 1º passo: Verifique se você está dentro dos critérios básicos, levando em consideração as habilidades excepcionais na sua área e se você pode beneficiar o interesse dos Estados Unidos
  • 2º passo: Junte todos os documentos comprobatórios sobre a sua educação, experiência, prêmios, patentes, publicações. Separe também cartas de recomendação e evidências que comprovem a sua contribuição e realizações excepcionais
  • 3º passo: Prepare e faça a apresentação da petição I-140, em conjunto com os documentos de suporte necessários. É preciso que tenha uma carta explicando os motivos pela qual você preenche todos os requisitos para aplicar ao visto EB2-NIW
  • 4º passo: Separe evidências sobre a sua presença no país ser benéfica aos EUA. Neste passo, você pode citar os avanços na sua área de atuação, sendo fundamentais para saúde, educação, pesquisa e afins
  • 5º passo: Revise tudo de forma detalhada e tenha a certeza de que está completo e organizado
  • 6º passo: Submeta a petição ao USCIS, com o pagamento de todas as taxas e os documentos exigidos. Siga as instruções fornecidas pela entidade

Documentação necessária para o visto EB2-NIW

Os documentos necessários para a aplicação do visto EB2-NIW são:

  • Prova de grau avançado, como diplomas e certificados
  • Formulário I-140 preenchido
  • Prova de habilidade, como cartas de recomendação e publicações
  • Comprovante de pagamento das taxas
  • Documentação que comprove a importância nacional do trabalho do candidato

Tempo de processamento do visto EB2-NIW

O tempo do processamento do visto EB2-NIW pode variar de acordo com cada um dos casos. Isso depende de alguns fatores, como a quantidade de petições enviadas ao USCIS.

Também é preciso levar em consideração a complexidade dos casos e a necessidade de mais informações. Porém, a tendência é de que o tempo de processamento do visto EB2-NIW seja de um a três anos.

Diferenças entre o visto EB2-NIW e outros vistos

EB2

O visto EB2-NIW tem uma série de diferenças com outros vistos da categoria EB2. O primeiro, por exemplo, é apontado como um dos mais simples, porém seu processo é mais complexo.

Visto EB2 com certificação laboral

O visto EB2-NIW não tem a necessidade de uma oferta de emprego e uma certificação laboral, também chamada de PERM. Porém, o candidato precisa comprovar e estar dentro dos critérios de interesse nacional.

Enquanto isso, o visto EB2 com certificação laboral necessita a oferta de emprego feita por um empregador dentro dos Estados Unidos. Também é obrigatório apresentar a certificação laboral.

Ou seja, no PERM, o empregador e o candidato ao visto precisam comprovar que não existem outros trabalhadores americanos que sejam qualificados e que estejam disponíveis para o trabalho.

Vantagens do visto EB2-NIW sobre o visto EB2 tradicional

Entre as principais vantagens do visto EB2-NIW em relação ao EB2 com comprovação laboral estão:

  • Dispensa de uma oferta de trabalho (sem sponsor/patrocinador)
  • Maior independência
  • Processo mais simples
  • Sem a certificação laboral
  • Flexibilidade

Dicas para uma aplicação bem-sucedida do visto EB2-NIW

Até aqui deu para perceber que é um processo bem complexo, certo? Porém, nada é impossível. Por isso, separamos algumas dicas para você ter uma aplicação bem-sucedida na hora de solicitar o seu visto EB2-NIW.

Um dos pontos mais importantes é que você compreenda os requisitos e domine todos os critérios. Fique por dentro de todos os requisitos e identifique bem a sua característica. Depois disso, seja bastante meticuloso na hora de separar a sua documentação.

É fundamental que você tenha um caso bem sólido, com evidências de publicações, prêmios e cartas de recomendação. Tenha uma narrativa bem clara, com todas as suas qualificações, destacando seu impacto e o potencial no futuro.

Também fique por dentro de todos os prazos e se organize com antecedência, permitindo que a sua petição seja submetida dentro do tempo hábil. Também tenha muita paciência e persistência.

Conte com a Mundo dos Vistos e tire seu EB2 Visa!

O processo pode ser bem longo, mas não é impossível. Para isso, você pode contar com uma assessoria especializada, que ajudará você a ter uma aplicação de sucesso.

Agora que você já conhece tudo sobre o visto EB2-NIW, está na hora de dar os primeiros passos. Aumente as suas chances de morar no país de forma legal, conquistando o seu Green Card.

Para isso, entre em contato com a Mundo dos Vistos e tenha sucesso em todos os passos deste complexo processo! Conte com a ajuda da nossa equipe de especialistas!

Foto de Marcelo Pinto - CEO Mundo dos Vistos
Marcelo Pinto

Marcelo Pinto, CEO da SOS Canadá & Mundo dos Vistos, com mais de vinte anos na indústria de turismo e imigração, se destaca como um empresário apaixonado por conectar pessoas a novas culturas e oportunidades. Formado em Turismo, sua missão é facilitar experiências transformadoras. Especializado em processos de vistos, ele enxerga cada cliente como uma história única, buscando transformar seus sonhos em realidade. Sua abordagem vai além da burocracia, focando em criar futuros, reunir famílias e abrir portas para novas possibilidades.


Conteúdos relacionados

/images/consulados.jpg

Saiba os endereços dos consulados americanos no Brasil

/images/ds160.jpg

Veja um passo a passo de como preencher o DS160 sem erros.

/images/mapa.jpg

Saiba onde estão localizados os CASVs americano no Brasil

Atenção:

Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.

Clientes
Quero contratar