Ter um visto negado nem sempre termina com o seu sonho de conhecer determinado país. No caso do Canadá, essa situação pode ser revertida, basta que você faça uma nova aplicação, complementando seu processo e deixando claro seus planos no Canadá.
Por isso, neste artigo vamos esclarecer para você quais as principais razões da negativa do seu visto e como reverter visto negado para o Canadá.
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que sua documentação será analisada por uma pessoa. Embora eles sejam bem treinados e competentes, é possível que cometam erros também.
Confira abaixo as razões mais comuns para a negativa de um visto para o Canadá.
Não basta que você comprove que tem dinheiro suficiente, é preciso também que comprove como você ganhou esse dinheiro. Depósitos que não podem ser comprovados, que não são oriundos de um empregador, por exemplo, levantam suspeitas e são verificados pelo governo canadense.
Da mesma maneira, se você não estiver formalmente empregado ou não tiver negócios no Brasil, isso pode afetar negativamente seu pedido de visto.
Alguns documentos não são pedidos de forma explícita na aplicação, porém enviá-los pode ajudar suas chances de obter um visto canadense. É preferível pecar pelo excesso do que pela falta.
Ao fazer seu pedido, é muito importante explicar as razões da sua viagem, de forma clara, bem como quanto tempo pretende ficar.
Pessoas solteiras, sem filhos, desempregadas, que não possuem bens ou negócios no Brasil, sem muitos parentes ou familiares possuem mais dificuldades em ter o seu visto aceito, pois não apresentam vínculos suficientes com o Brasil.
Muitas vezes, você não tem um emprego fixo, pois trabalha como autônomo ou freelancer. Nesses casos, junte alguns contratos de trabalhos que já realizou, ainda que tenham sido trabalhos pontuais. Dessa forma, você provará que a origem do dinheiro é lícita, mesmo que não venha de um empregador no modelo mais tradicional.
Já se você presta serviços para uma agência ou fecha seus negócios através de uma plataforma on-line, junte detalhes, prints do site ou pegue uma declaração da agência. Quando não se tem um empregador fixo, qualquer documentação a mais pode ser relevante para fazer com que as autoridades canadenses entendam melhor a sua situação econômico-financeira.
Por fim, você se preparou financeiramente para que essa seja a sua primeira viagem internacional. Explique que você admira as belezas do país e comprove que não tem a intenção de residir lá, apenas de visitar. Envie documentos que comprovem a sua intenção de retornar ao Brasil após o período autorizado.
Esse é o motivo mais fácil de ser corrigido, pois é só acrescentar a toda a documentação enviada antes o que ficou faltando, de acordo com o que eles mesmos alegarem como faltante.
Novamente, foque nas belezas do país, cite alguns dos lugares que você planeja visitar, que você sempre quis conhecer, as atrações. Junte ao pedido não apenas as passagens aéreas de ida e volta, mas também reservas de hotéis, ingressos de passeios e atrações que já tenha comprado e folders ou endereços eletrônicos das atrações. Isso ajuda a mostrar que você é alguém interessado em fazer turismo no Canadá.
É necessário que comprove todos seu vínculos com o Brasil e que há razões e motivos suficientes que farão você retornar ao Brasil.
Pessoas que já sofreram condenações criminais podem ter dificuldade em conseguir o visto, tendo em vista que para o país, podem representar um risco para a população local.
Isso, é claro, sem falar que o fornecimento de informações falsas ou o erro no preenchimento podem aniquilar de vez seu pedido de visto.
Mas, caso isso tenha ocorrido com você, como reverter visto negado para o Canadá? Vamos ver agora um passo a passo do que você pode fazer.
Você pode fazer um pedido on-line para saber o real motivo que levou seu visto a ser negado. Esse requerimento é chamado de Access to information Act. O serviço de imigração é obrigado a fornecer a fundamentação completa das razões de recusa.
Esse é o primeiro passo para corrigir o seu pedido de aplicação. Vendo exatamente o que houve e os reais motivos da recusa, fora da carta padrão enviada na finalização do processo. Assim a reaplicação fica mais assertiva.
Não existe um prazo determinado para fazer um novo pedido de visto para o Canadá, após a recusa do primeiro. Porém, o ideal é que você espere receber o ATIP para saber o motivo justificado da recusa para, então, poder fazer uma nova aplicação.
Entretanto, a menos que tenha havido um erro genuíno da sua parte, que possa ser corrigido, as chances de conseguir reverter a situação são mínimas. Por exemplo, caso tenha fornecido informações ou documentos falsos, dificilmente você terá uma segunda chance de ter o visto concedido.
Ao receber a justificativa da imigração canadense, você terá mais fundamentos para refazer seu pedido.
Lembramos que, para fazer a nova aplicação, você terá que fazer todo o processo novamente, inclusive o pagamento das taxas. A taxa hoje é de:
Feito tudo isso, suas chances de realizar a viagem dos seus sonhos às terras canadenses serão enormes! E se você ficou com alguma dúvida sobre como reverter visto negado para o Canadá, não deixe de nos procurar. Até breve!
Saiba a diferença e qual é a melhor opção para sua viagem.
Saiba os valores das taxas consulares para vistos canadenses
Veja qual é o tempo médio de processamento de cada visto.
Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.
Marcelo Pinto, CEO da SOS Canadá & Mundo dos Vistos, com mais de vinte anos na indústria de turismo e imigração, se destaca como um empresário apaixonado por conectar pessoas a novas culturas e oportunidades. Formado em Turismo, sua missão é facilitar experiências transformadoras. Especializado em processos de vistos, ele enxerga cada cliente como uma história única, buscando transformar seus sonhos em realidade. Sua abordagem vai além da burocracia, focando em criar futuros, reunir famílias e abrir portas para novas possibilidades.