×

Mundo dos Vistos

CAQ para o Canadá: solicite o seu agora mesmo

CAQ para o Canadá: solicite o seu agora mesmo

Belas paisagens naturais, muita cultura, opções de entretenimento, uma excelente qualidade de vida, desenvolvimento econômico e muitas oportunidades de emprego. Quem não sonha em ir para Quebec, no Canadá?

E, se o seu plano é ir estudar, trabalhar ou morar lá por um período um pouco mais longo, há uma boa notícia: há cada vez mais oportunidades para brasileiros neste país. Mas para ficar em Quebec por um período de seis meses ou mais, será necessário um documento específico.

Estamos falando do CAQ para o Canadá. Se você ainda não sabe do que se trata ou se você descobriu que precisa tirar o seu o quanto antes, é só continuar lendo. Hoje vamos contar tudo que você precisa saber para solicitar (e conseguir) o CAQ para o Canadá.

O que é o CAQ para o Canadá?

Se a sua viagem ao Canadá for estudos, você deverá solicitar o CAQ.

A sigla CAQ significa Certificado de Aceitação de Quebec. Este documento é necessário para quem deseja permanecer na província de Quebec por seis meses ou mais.

Fique atento a um detalhe importante: o CAQ não substitui o Visto para o Canadá. São dois documentos diferentes e ambos são necessários para entrar no país. O CAQ é parte da documentação necessária para que o seu visto seja aprovado.

Por este motivo, você deverá fazer duas solicitações diferentes. Uma para obter o CAQ e outra para obter o visto canadense.

Como solicitar o Visto para o Canadá:

Muitos países do mundo exigem um visto, ou seja, uma autorização para que o estrangeiro possa entrar no território. O Canadá exige visto dos viajantes brasileiros e a solicitação deve ser feita ao consulado.

Um detalhe importante é que nenhum visto canadense terá a validade maior do que a validade do seu passaporte. Isso significa que se o seu passaporte tiver validade pelos próximos dois anos, por exemplo, o tempo máximo do visto será de dois anos.

Por este motivo, é recomendado verificar a data de validade do seu passaporte antes de solicitar o visto. Há diversos tipos de visto canadense. Você deve escolher a categoria de acordo com os objetivos da sua viagem.


Para que serve o CAQ para o Canadá?

Como dissemos anteriormente, o CAQ é uma autorização necessária para todos que vão ficar em Quebec. Isso vale para estudantes e também para trabalhadores. Ou seja: se você for solicitar um visto nas categorias S1, W1 ou SW1, será necessário solicitar o CAQ.

Como tirar o CAQ: Passo a passo para estudantes

Quem vai estudar em Quebec por mais de seis meses deve solicitar o CAQ para então poder dar entrada no pedido para o visto. Veja como obter o CAQ:


Como obter o CAQ
1. Escolha onde você deseja estudar
O primeiro passo é ser aceito por uma instituição de ensino listada como DLI (Designated Learning Institution). Todas as escolas de ensino fundamental e médio fazem parte da lista. Caso o objetivo seja fazer outro curso, inclusive graduação e pós-graduação, certifique-se de que a sua faculdade é uma DLI. Você deve pedir à instituição de ensino escolhida uma LOA (Letter of Acceptance). É uma carta para comprovar que você foi aceito como aluno.
2. Preencha a seleção temporária
Antes de pedir o CAQ, será necessário se inscrever na Seleção Temporária para Estudos. O processo pode ser feito online. Você deverá preencher um formulário em inglês com todas as informações necessárias. O ideal é ter em mãos diversos documentos.
3. Prepare a documentação
Você receberá uma lista de documentos que deverá apresentar. Essa lista pode variar de acordo com cada caso, mas normalmente será necessário ter em mãos: Passaporte, carta de admissão na instituição de ensino com as seguintes informações, prova de capacidade financeira. Todos os documentos devem estar legíveis e sem rasuras. Será necessário escanear tudo e salvar em formato .pdf
4. Envie a documentação
Agora você deve criar uma conta na plataforma Arrima. É necessário que seu nome e sobrenome estejam idênticos ao passaporte. Siga as instruções para enviar todos os documentos da etapa anterior em formato.pdf. A plataforma irá emitir um comprovante do envio dos documentos, que você deve guardar.
5. Aguarde
A decisão demora cerca de 20 dias úteis. Você poderá acompanhar o andamento do processo e ver a decisão do governo pela plataforma Arrima. Se o seu pedido for aprovado, você receberá o CAQ com todo o conforto, em sua residência. Caso o CAQ seja negado, você poderá fazer um pedido de revisão. A exigência de documentação a ser apresentada irá variar de acordo com cada caso.

Quero ir trabalhar em Quebec. Como faço para obter o CAQ?

Se o seu objetivo é ir para o Canadá e trabalhar com o visto W1, será necessário seguir este passo a passo para solicitar o CAQ:

1. Consiga uma oferta de emprego em Quebec:

O primeiro passo é ter em mãos uma carta do empregador, com a oferta da vaga para você. Este documento deverá ter as seguintes informações: o seu cargo, descrição de trabalho, salário e datas de início e término do contrato. Você deverá também apresentar diplomas e demais documentos que comprovem a qualificação para ocupar o cargo.

2. Preencha o formulário:

Você deverá preencher o formulário para Trabalhador Estrangeiro Temporário. Depois, basta enviar o mesmo para o seu empregador, junto com os seguintes documentos:

  • Contrato de trabalho assinado;
  • Cópia das páginas do passaporte onde estão: sua fotografia, dados pessoais e assinatura;
  • Currículo atualizado;
  • Cópia de todos os diplomas que comprovem sua qualificação para preencher o cargo;
  • Demais documentos necessários para exercer a função profissional

Aguarde a solicitação para o CAQ

O seu empregador é quem irá fazer o pedido para o CAQ. A taxa de pagamento poderá ser paga pela empresa ou por você.

Após a aprovação, o CAQ será enviado a você, junto com a carta do Ministère de l’Immigration, de la Francisation et de l’Intégration (MIFI).

Como posso obter o CAQ de forma fácil e rápida?

Não há como abreviar o tempo de processamento pois é competência do departamento. Como você provavelmente pode perceber, o processo para obter o CAQ é burocrático e pode ser estressante. Por isso, a melhor dica para que tudo corra bem é contratar uma assessoria especializada.

Se você está em dúvida sobre como solicitar o CAQ, fale conosco agora mesmo. Temos ampla experiência em todos os passos do processo e poderemos cuidar de toda a documentação, sem perder nenhum prazo importante.

Aqui, na Mundo dos Vistos, podemos lhe orientar sobre todos os passos necessários para ir ao Canadá. Oferecemos todo o suporte para que você saiba :

  • Que tipo de visto você deve pedir;
  • Como proceder para obter o visto;
  • Como solicitar o CAQ;
  • Todas as exigências de documentação de acordo com cada caso;
  • Como se comportar na entrevista do consulado;
  • Como escolher uma instituição de ensino;
  • e muito mais.

Dê o primeiro passo para ir morar no Canadá. Entre em contato conosco agora mesmo. Estamos esperando por você.


Conteúdos relacionados

/images/fees.jpg

Quanto custa o visto canadense?

Saiba os valores das taxas consulares para vistos canadenses

/images/doubt.jpg

eTA ou visto canadense?

Saiba a diferença e qual é a melhor opção para sua viagem.

/p/imagensChamada/caq-canada.jpg

Como obter o CAQ

CAQ para o Canadá: solicite o seu agora mesmo