×

Mundo dos Vistos

Como fazer a carta de intenção para visto canadense

Como fazer a carta de intenção para visto canadense

Tópicos

Carta de intenção para visto canadense

Você já ouviu falar na carta de intenção para o visto canadense? Pois saiba que ela pode ser uma excelente forma de realizar seu sonho de ir para o Canadá. Cada vez mais brasileiros procuram este país incrível da América do Norte para turismo, estudos ou trabalho. E não é para menos.

O Canadá tem natureza deslumbrante, excelente qualidade de vida e inúmeras oportunidades para quem busca crescer na carreira. Como você provavelmente deve saber, o primeiro passo para realizar sua viagem é cuidar da documentação.

Um dos segredos para aumentar as chances de obter o visto canadense é fazer uma carta de intenção. Se você quer conhecer melhor esta ferramenta, continue lendo.

Tenha total tranquilidade na hora de solicitar o visto canadense:

O processo para tirar o visto canadense é burocrático e será necessário passar por mais de uma etapa.

Por isso, a melhor forma de solicitar o seu visto é contar com uma assessoria especializada.

A Mundo dos Vistos tem um time com ampla experiência para que você possa viajar para qualquer destino. Nós podemos cuidar de todas as formalidades. Tornamos um procedimento longo e complicado em algo simples, com total comodidade para a sua viagem.

Oferecemos a orientação completa sobre cada etapa do processo. Além disso, preparamos você para a entrevista e estamos atentos para não perder nenhum prazo.

O que é a carta de intenção para visto canadense?

O que é a carta de intenção para visto canadense?

O processo para tirar o visto canadense é um pouco diferente do procedimento para tirar o visto americano. Durante o pedido para o visto americano, uma das etapas é a entrevista no consulado.

No caso do visto canadense, geralmente, não há entrevista. O seu pedido de visto, seja ele para turismo, negócios, estudo,trabalho ou qualquer outro, depende apenas da análise de documentação. Ou seja: provavelmente você não terá a chance de explicar pessoalmente o motivo do seu pedido de visto.

A carta de intenção, ou carta de interesse, serve justamente para isso. Ela é a sua oportunidade de explicar por que está solicitando a autorização para visitar o país.

A carta também pode ser utilizada para reforçar sua intenção de retornar ao Brasil posteriormente. Como a concessão do visto canadense depende apenas dos papéis apresentados, a carta de intenção pode ser decisiva para sua viagem.

Qual objetivo da carta de interesse para visto canadense

Um dos principais receios do governo canadense é que pessoas com visto se tornem imigrantes ilegais. Logo, é muito importante comprovar que você pretende retornar ao seu país de origem.

A falta de comprovação de vínculo com o Brasil pode fazer com que o pedido de visto seja negado. Pessoas solteiras, sem filhos ou sem muitos parentes no Brasil costumam enfrentar mais dificuldades para obter o visto canadense.

O mesmo vale para quem não tem emprego, bens ou negócios no país de origem. Nesses casos, a carta de intenção é ideal para aumentar suas chances. Nela, você explicará por que pretende retornar ao Brasil dentro do prazo previsto.

Contrate especialista em visto Canadense

Como fazer uma carta de intenção para visto canadense

Em poucas palavras, a carta de intenção deve deixar claros os motivos pelos quais você deseja obter um visto canadense.

Por exemplo: digamos que você esteja solicitando um visto de estudos. O objetivo da carta de intenção é explicar os motivos que levaram você a escolher o curso e a instituição de ensino. Aproveite também para dizer porque a estadia no Canadá será importante para a sua formação.

O mesmo vale para o visto de trabalho. Você deverá escrever os motivos pelos quais o emprego no Canadá é importante para a sua carreira e para o seu crescimento profissional.

Como escrever uma carta de interesse para visto canandese

A carta de intenção tem o valor de um documento, portanto é indicado que você siga algumas regras. Comece fazendo uma breve apresentação. Escreva seu nome completo, nacionalidade e estado civil. Depois, coloque os dados de identificação, com: número de RG, CPF e passaporte.

Na carta também devem constar seu endereço completo, formação acadêmica e profissão. Indique o tipo de visto solicitado e explique os motivos que levaram você a escolher estudar ou trabalhar no Canadá.

É importante, também, deixar claro por que você optou por um determinado curso ou emprego em território canadense.

Fale sobre como essa experiência poderá agregar valor aos seus estudos ou trabalho posteriormente, em seu país de origem. Isso indicará sua intenção de retornar no prazo previsto. Aproveite para falar sobre sua família, planos de carreira ou outros elementos que demonstrem seus vínculos com o Brasil.

Por fim, coloque-se à disposição do oficial para tirar quaisquer dúvidas ou prestar esclarecimentos. Deixe seu telefone ou e-mail para contato e encerre a carta.

O que não pode faltar numa carta de intenção

É essencial que a carta contenha a identificação do solicitante. Por isso, não esqueça de colocar:

  • Nome completo
  • Documento de identificação
  • Nacionalidade
  • Endereço completo

Também é importante que a carta explique claramente os motivos da sua viagem. Seja objetivo e ofereça motivos concretos, como sua formação acadêmica ou crescimento profissional.

Caso seu visto seja de estudos, coloque o nome e local da instituição de ensino. De preferência junto com a carta de aceitação e/ou comprovante de matrícula.

Não esqueça de deixar clara a sua intenção de retornar ao Brasil no prazo previsto. A carta também deve conter seus dados de contato, como:

  • E-mail
  • Número de telefone

Por fim, não esqueça da assinatura ao final. Ela serve para atestar a veracidade de tudo o que foi escrito.

5 dicas para escrever uma carta de interesse para o visto canadense

5 dicas

Você vai escrever sua carta de intenção para o visto canadense? Não perca estas dicas:

1- Use linguagem formal: A carta é dirigida ao governo do Canadá. Portanto, evite usar gírias, emoticons ou expressões humorísticas. Seja respeitoso, simples e objetivo. A carta deve ser entregue em inglês ou francês.

2- Dê bons motivos para sua viagem: Não precisa dizer que o Canadá é um país lindo, ou que a cidade onde você ficará é maravilhosa. Prefira escrever sobre o impacto que a viagem terá em sua vida profissional ou acadêmica.

3- Fale a verdade, sempre: Em hipótese nenhuma minta ou forneça informações falsas ao governo canadense. Escreva sobre a sua realidade, da forma mais honesta possível.

4- Faça um rascunho: Pense em tudo aquilo que você precisa escrever e planeje cuidadosamente o conteúdo da carta. Caso contrário, há o risco de que a escrita se torne confusa, dificultando a compreensão do oficial canadense.

5- Leia e releia: Quando você acabar de escrever, leia atentamente o conteúdo da carta. Certifique-se de que todas as informações importantes estão ali e de que o texto está claro e coeso. Se houver algum erro, corrija antes de enviar.

5 dúvidas sobre a carta de intenção para visto canadense:

Você tem alguma dúvida sobre a carta de interesse? Verifique as respostas para as perguntas mais comuns sobre o assunto.

Não, ela deverá ser escrita em um idioma oficial canadense, que é inglês ou francês.

A carta de intenção deve ser objetiva. Você deverá: se apresentar, explicar os motivos de sua viagem e justificar sua escolha de ir ao Canadá.

Além disso, é importante demonstrar intenção de retorno ao Brasil e se colocar à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos.

Atenha-se às informações relevantes, de preferência aquelas relacionadas aos estudos ou trabalho. Não precisa contar detalhes de sua infância, escrever sobre experiências muito pessoais ou dar explicações muito longas.

A carta de intenção é opcional. Entretanto, é de extrema importância pois ela é sua única chance de comunicação direta com o oficial canadense.

Tenha em mente que não há entrevista e que a carta pode ser decisiva para obter o visto para o Canadá. Pense na carta de intenção como uma oportunidade e aproveite para garantir que tudo sairá como o esperado.

Não. O formulário de solicitação para o visto exige uma fotografia de rosto. Fora isso, não é indicado anexar nenhum tipo de foto à sua carta. Tenha em mente que o oficial canadense não fará avaliação de nenhum tipo de portfólio. Então, mesmo profissionais de áreas como: arquitetura, artes plásticas, modelos, entre outros, não precisam anexar fotografias à carta de intenção.

Nesse caso, há duas opções. A primeira é escrever uma só carta de interesse para toda a família. A outra é que cada pessoa escreva sua carta individualmente.

A melhor alternativa irá depender das motivações e objetivos de cada grupo. Consulte uma assessoria especializada em vistos para decidir a melhor estratégia de acordo com o seu caso.

Outros tipos de carta para obter o visto canadense

Além da carta de intenção, há outras modalidades de carta que podem ser anexadas ao pedido de visto. Cada uma delas é utilizada com um objetivo específico. Descubra quais são:

  • Carta Custeio: Caso outra pessoa seja a responsável financeira pela sua viagem, ela deverá escrever uma carta custeio. Nela, o responsável se compromete a arcar com todos os custos de alguém durante o período da estadia no Canadá. Junto com a carta custeio, é necessário apresentar extratos bancários, comprovando fundos para as despesas previstas.
  • Carta Convite: Digamos que você tenha um amigo ou familiar que resida permanentemente no Canadá. Essa pessoa pode convidar você para uma visita. Esta carta serve para comprovar ao consulado o motivo da viagem. A carta convite também pode ser utilizada como comprovante de estadia. Basta que o remetente indique este fato.
  • Carta do Empregador: A carta do empregador confirma para o consulado que a empresa sabe de sua viagem. Além disso, a empresa confirma que você possui um emprego aqui no Brasil. Esta carta é uma forma bastante eficiente de indicar sua intenção de retornar de viagem no prazo indicado.

Como posso obter o visto para o Canadá de forma fácil e rápida?

Como você provavelmente pode perceber, o processo para obter o visto canadense é burocrático e pode ser estressante. Por isso, a melhor dica para que tudo corra bem é contratar uma assessoria especializada.

Se você está em dúvida sobre como solicitar o visto para o Canadá, fale conosco agora mesmo. Temos ampla experiência em todos os passos do processo e poderemos cuidar de toda a documentação, sem perder nenhum prazo importante.

Aqui, na Mundo dos Vistos, podemos lhe orientar sobre todos os passos necessários para ir ao Canadá. Oferecemos todo o suporte para que você saiba :

  • Que tipo de visto você deve pedir;
  • Como proceder para obter o visto;
  • Todas as exigências de documentação para o visto;
  • Como escrever a carta de intenção para o visto canadense;
  • e muito mais.

Consiga o seu visto para o Canadá. Entre em contato conosco agora mesmo. Estamos esperando por você.


Conteúdos relacionados

/images/fees.jpg

Saiba os valores das taxas consulares para vistos canadenses

/p/imgs/caq-canada.jpg

CAQ para o Canadá: solicite o seu agora mesmo

/images/calendar.jpg

Veja qual é o tempo médio de processamento de cada visto.

Atenção:

Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.

Clientes
Quero contratar