×

Mundo dos Vistos

Como tirar a cidadania Italiana

Como tirar a cidadania Italiana

Tópicos

Medidas para solicitar a cidadania italiana

Você já pensou em obter a cidadania italiana? Se na sua família há pessoas nascidas na Itália, você provavelmente tem o direito à dupla cidadania.

E nem é preciso falar que conseguir o passaporte italiano e se tornar um cidadão europeu pode impactar significativamente a sua vida.

A maior parte das pessoas adoraria ter a oportunidade de morar na Europa. Afinal, o Velho Continente tem excelente qualidade de vida e muitas atrações culturais.

Não por acaso, o continente europeu atrai cada vez mais pessoas que buscam estudar, trabalhar e viver com conforto e tranquilidade.

Acontece que a burocracia nem sempre é simples, especialmente no caso dos brasileiros. A boa notícia é que muitas pessoas têm o direito de obter a dupla cidadania. Com ela, você terá o direito de ir morar no continente europeu pelo período que desejar.

E a melhor parte: com pouquíssimos trâmites burocráticos. Afinal quem é cidadão da Itália tem o direito de permanecer no país pelo tempo que desejar.

Mas quais são os passos para quem quer solicitar a cidadania italiana? Para saber de tudo, é só continuar lendo. O Mundo da Cidadania irá explicar tudo para você.

Como ter total tranquilidade para obter a cidadania italiana:

Obter a cidadania italiana, sem dúvida traz diversos benefícios. Acontece que o processo para ter este direito reconhecido é burocrático e há diversas etapas envolvidas.

É importante ter bastante atenção com todos os documentos requisitados. Também é fundamental não perder nenhum prazo importante.

Por isso, a melhor forma de solicitar a cidadania é contar com uma assessoria especializada. A Mundo da Cidadania tem um time com ampla experiência.

Nós podemos cuidar de todas as formalidades. Tornamos um procedimento longo e complicado em algo simples, com toda a comodidade para você.

Oferecemos a orientação completa sobre cada etapa do processo, de forma personalizada, com discrição e sigilo. Fale conosco e solicite agora mesmo a cidadania italiana.

Quem tem direito à cidadania italiana?

Há três casos diferentes em que uma pessoa pode solicitar a cidadania: por ascendência, por casamento ou por residir no país. Veja cada um dos casos e entenda melhor quem tem direito.

Contrate especialista em visto Americano

Cidadania italiana por ascendência

Passaporte Italiano

De acordo com a legislação da Itália, a cidadania é passada de geração em geração. Na prática, isso significa que para ter direito à cidadania, basta ser descendente de um italiano.

Não há um limite de gerações. Se o cidadão italiano da família é uma mulher, há um detalhe que precisa de atenção. A mulher só pode transmitir a cidadania para os descendentes que nasceram após o ano de 1948.

Isso ocorre porque, antes deste ano, a legislação da Itália não permitia que as mulheres passassem a cidadania para as gerações futuras.

Outro detalhe importante é que filhos de italianos, mesmo que tenham nascido fora dos laços matrimoniais, têm direito à cidadania italiana.

Outro ponto importante é a naturalização. Se o italiano tiver sido naturalizado brasileiro, os filhos têm direito à cidadania, desde que tenham nascido antes da naturalização.

Cidadania italiana por casamento

Quem se casa com um cidadão italiano poderá pedir a dupla cidadania. Mas é importante ter atenção a alguns detalhes.

O primeiro, e mais importante, é que o matrimônio deve ser registrado formalmente em cartório. Se o casamento aconteceu fora da Itália, é necessário que o casal esteja junto há, no mínimo, três anos.

Apenas depois deste prazo é que o cônjuge estrangeiro pode dar entrada no pedido para a cidadania. Caso haja filhos no matrimônio, o prazo mínimo é reduzido para um ano e meio.

Para casamentos que ocorrem dentro da Itália, o casal deve estar junto há, pelo menos, dois anos. Passado este período, o cônjuge estrangeiro pode solicitar a cidadania por matrimônio. Se o casal tiver filhos, o prazo mínimo é reduzido para um ano.

Cidadania italiana por residência

O último caso é aquele em que a pessoa conquista o direito à cidadania por ter morado no país. A Itália reconhece a cidadania de estrangeiros que residem no país por dez anos ou mais, ininterruptamente.

Para morar legalmente na Itália, é necessário obter um visto específico de residência. O tempo de moradia não é contabilizado caso a pessoa tenha ficado no país de forma irregular ou ilegal.

Em alguns casos especiais, o tempo mínimo de residência no país pode ser reduzido significativamente.

Para obter a cidadania por residência, será necessário também comprovar a ausência de antecedentes criminais e ter renda mínima para que a cidadania seja concedida.

Onde solicitar a cidadania italiana

Agora que você já sabe se tem ou não o direito de pedir a dupla cidadania, é hora de descobrir como dar entrada na solicitação.

A cidadania italiana pode ser solicitada de três formas diferentes. São elas: junto ao consulado italiano, diretamente na Itália ou por via judicial.

A escolha irá depender muito de cada pessoa. Entenda a diferença de dar entrada no processo em cada um dos órgãos.

Medidas para solicitar a cidadania italiana junto ao consulado:

Este é o método mais utilizado. Ele costuma demorar um pouco: o tempo de espera para obter o passaporte italiano pode demorar de três a doze anos, dependendo da demanda.

Mas, em compensação, é a forma mais simples e mais barata para quem quer obter a dupla cidadania. Há seis consulados italianos no Brasil: São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

Além disso, é possível realizar o processo também junto à embaixada da Itália, que fica em Brasília.

Passo a passo para solicitar a cidadania junto ao consulado:

Passo a passo

Para dar entrada no processo, basta seguir o passo a passo a seguir:

1- Faça o agendamento para o atendimento consular

2- Efetue o pagamento da taxa

3- Aguarde o prazo indicado pelo consulado (o tempo médio de espera é de até 180 dias)

4- Apresente a documentação necessária

5- Aguarde a análise da documentação

6- Caso o parecer seja positivo, você se tornará um cidadão italiano

Medidas para solicitar a cidadania italiana na Itália:

Este procedimento é bem mais rápido. O prazo médio para obter a cidadania na Itália é de seis meses. Mas há alguns pontos negativos.

O primeiro é que o requerente deverá ir até a Itália e permanecer lá durante todo o processo. Isso porque para poder fazer o pedido para o governo, a pessoa precisa estar morando na Itália.

Embora seja possível contar com a ajuda de uma assessoria especializada, não é possível fazer o procedimento através de um procurador ou representante legal. Consequentemente, o custo para obter a cidadania por este caminho é consideravelmente mais alto do que através do consulado.

Afinal, além das taxas administrativas, será necessário gastar com o visto de residência, passagens aéreas, moradia e alimentação, entre outras despesas.

Contrate especialista em visto Americano

Passo a passo para solicitar a cidadania na Itália

Para dar entrada no processo, basta seguir o passo a passo a seguir:

1- Reunir todos os documentos necessários

2- Fazer a tradução juramentada dos documentos que estão em português para o idioma italiano

3- Viajar para a Itália

4- Estabelecer residência na Itália

5- Comprovar que reside no local (um oficial do governo irá visitar o endereço regularmente)

6- Dar entrada no pedido de cidadania, junto à Comune (órgão do governo italiano)

7- Aguardar a aprovação do pedido de cidadania

8- Caso o parecer seja positivo, você se tornará um cidadão italiano

Medidas para solicitar a cidadania italiana via judicial:

A via judicial permite que você peça o reconhecimento da cidadania nos tribunais da Itália sem precisar sair do Brasil.

Funciona da seguinte forma: o requerente contrata um advogado italiano. Este advogado, com uma procuração, fará com que o processo de reconhecimento da cidadania corra na justiça europeia.

Mas há um detalhe importante. A via judicial só pode ser acionada em alguns casos específicos. O mais comum deles é o tempo de espera para o atendimento nos consulados.

Se o prazo for superior a 730 dias, é possível entrar na justiça para acelerar o processo. Portanto, a via judicial não é uma alternativa ao consulado. Ela é um recurso para garantir que o tempo de espera não seja tão extenso.

O passo a passo para obter a cidadania via judicial irá depender de cada caso particular. Por isso, quem procura a via judicial deverá seguir as orientações do advogado contratado.

Medidas para solicitar a cidadania italiana: documentação

A parte mais importante para que a cidadania italiana seja reconhecida é ter a documentação necessária. Veja quais são os documentos necessários de acordo com cada caso.

Documentos para solicitar a cidadania italiana por ascendência:

Se você tem cidadãos italianos na sua família, é importante comprovar isso com documentos. Para isso, você deverá ter em mãos os documentos do cidadão italiano e também os seus.

Veja a lista abaixo e saiba quais são os documentos para solicitar a cidadania italiana por ascendência.

  • Certidão de nascimento do cidadão italiano
  • Certidão de casamento do cidadão italiano (se for o caso)
  • Certidão de óbito do cidadão italiano (se for o caso)
  • Certidão de naturalização (caso o italiano tenha se naturalizado brasileiro) OU certidão negativa de naturalização (ela comprova que o italiano não foi naturalizado)
  • Certidão de nascimento do requerente
  • Documento de identidade do requerente
  • Comprovante de residência do requerente
  • Certidão de casamento do requerente (se for o caso)
  • Certidão de nascimento dos filhos do requerente (se for o caso)

Vale lembrar que é necessário apresentar as certidões de nascimento, casamento e óbito de todos os descendentes do cidadão italiano.

Por exemplo: se o italiano da família é o seu bisavó, você deverá apresentar as certidões de nascimento, casamento e óbito do seu avô e do seu pai também. Caso o italiano da família seja seu avô, será necessário apresentar as certidões dele e do seu pai.

Isso ocorre porque o governo italiano precisa ter a certeza de que todos da família são descendentes de um italiano.

Documentos para solicitar a cidadania italiana por casamento

O cônjuge de um cidadão italiano tem direito de pedir a cidadania. Veja os documentos necessários para solicitar o reconhecimento da dupla cidadania:

  • Certidão de nascimento do requerente;
  • Certidão de antecedentes criminais do requerente, emitida pela Polícia Federal
  • Certidão de casamento
  • Registro da certidão de casamento na Itália ou no consulado italiano
  • Comprovante de residência do requerente
  • Certificado de proficiência do idioma italiano do requerente

Documentos para solicitar a cidadania italiana por residência

Quem já mora na Itália há algum tempo pode pedir a naturalização. Basta comprovar o tempo mínimo de residência no país. Veja a documentação necessária para solicitar a cidadania:

  • Certidão de nascimento
  • Certidão do histórico de residência no país, emitido pela Comune onde o requerente vive
  • Certidão de antecedentes criminais de todos os países onde a pessoa viveu desde dos dezesseis anos de idade
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda
  • Certificado de proficiência do idioma italiano do requerente

Quer obter a cidadania italiana com facilidade e conforto?

O processo para se tornar cidadão da Itália pode ser burocrático e envolve diferentes etapas. Além disso, é importante cuidar de toda a documentação e ficar atento às datas para cumprir cada etapa.

Por esse motivo, a melhor forma de obter a cidadania italiana é contar com uma assessoria especializada.

A Mundo da Cidadania tem a melhor equipe profissional preparada para orientar você a cada passo do processo. Tudo de forma personalizada, dentro da legalidade, de forma ágil e descomplicada.

Cuidamos de todos os trâmites burocráticos e estamos sempre atentos para que você não perca nenhum prazo importante.

Entre em contato com o Mundo da Cidadania agora mesmo e obtenha a cidadania italiana!

Foto de Marcelo Pinto
Marcelo Pinto

Marcelo Pinto, SEO da SOS Canadá & Mundo dos Vistos, com mais de vinte anos na indústria de turismo e imigração, se destaca como um empresário apaixonado por conectar pessoas a novas culturas e oportunidades. Formado em Turismo, sua missão é facilitar experiências transformadoras. Especializado em processos de vistos, ele enxerga cada cliente como uma história única, buscando transformar seus sonhos em realidade. Sua abordagem vai além da burocracia, focando em criar futuros, reunir famílias e abrir portas para novas possibilidades.


Conteúdos relacionados

/images/italia.jpg

Saiba mais sobre a Itália com essas curiosidades interessantes.

/images/passaporte.jpg

Como tirar passaporte: tire suas dúvidas com esse passo a passo

/images/portugal.jpg

Saiba se precisa de visto para Portugal. Veja as dicas imperdíveis!

Atenção:

Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.

Clientes
Quero contratar