×

Mundo dos Vistos

Quais os privilégios da cidadania italiana? Saiba tudo!

Quais os privilégios da cidadania italiana? Saiba tudo!

Tópicos

Quais os maiores privilégios ao obter a cidadania italiana?

Não é de estranhar que cada vez mais pessoas busquem obter a cidadania italiana. Uma enorme quantidade de brasileiros descendem de imigrantes italianos.

De acordo com a embaixada da Itália, são aproximadamente 25 milhões de pessoas. A maior parte desse grupo vive nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Se a sua família tem ou teve pessoas que saíram da Itália para vir morar no Brasil, é muito possível que você tenha direito de ter a cidadania reconhecida.

Mas você já parou para se perguntar quais são os maiores privilégios ao obter a cidadania italiana? Hoje vamos contar tudo para você. É só continuar a leitura.

Como ter total tranquilidade para obter a cidadania italiana

Obter a cidadania italiana, sem dúvida traz diversos benefícios. Acontece que o processo para ter este direito reconhecido é burocrático e há diversas etapas envolvidas.

É importante ter bastante atenção com todos os documentos requisitados. Também é fundamental não perder nenhum prazo importante.

Por isso, a melhor forma de solicitar a cidadania é contar com uma assessoria especializada. A Mundo da Cidadania tem um time com ampla experiência.

Nós podemos cuidar de todas as formalidades. Tornamos um procedimento longo e complicado em algo simples, com toda a comodidade para você.

Oferecemos a orientação completa sobre cada etapa do processo, de forma personalizada, com discrição e sigilo. Fale conosco e solicite agora mesmo a cidadania italiana.

Quem tem direito à cidadania italiana?

Quem tem direito à cidadania italiana?

Para ter direito à cidadania, basta ser descendente de um italiano. Não há um limite de gerações. Isso porque, de acordo com a legislação da Itália, a cidadania é passada de pai para filho.

Se o cidadão italiano da família é uma mulher, há um detalhe que precisa de atenção. A mulher só pode transmitir a cidadania para os descendentes que nasceram após o ano de 1948.

Isso ocorre porque, antes deste ano, a legislação da Itália não permitia que as mulheres passassem a cidadania para as gerações futuras.

Descendentes de italianos, mesmo que tenham nascido fora dos laços matrimoniais, têm direito à cidadania italiana.

Mulheres casadas com italianos ou com um descendente podem ter direito à cidadania através do casamento. Os homens não têm direito à cidadania neste caso.

Se o cidadão italiano foi naturalizado brasileiro, os filhos têm direito à cidadania desde que tenham nascido antes da naturalização.

Contrate especialista em visto Americano

Como solicitar a cidadania italiana

A cidadania pode ser solicitada em dois locais: no Brasil ou na Itália. Quem está no Brasil deve procurar o Consulado Italiano para dar início ao processo.

Já quem está na Europa deve se dirigir a uma Comune, órgão equivalente às prefeituras aqui no Brasil.

Em ambos os casos, todos os requerentes maiores de dezoito anos deverão comparecer presencialmente para dar início ao pedido.

Além disso, há uma série de documentos necessários para comprovar o direito à cidadania. Eles podem variar de acordo com cada caso.

De forma geral, será necessário apresentar certidões de nascimento, de casamento e de óbito para comprovar que o requerente tem um ou mais ancestrais italianos.

Todos os documentos que estiverem em português deverão ser traduzidos para o idioma italiano.

10 privilégios ao obter a cidadania italiana:

Agora que você já sabe quem tem direito e como solicitar, é hora de descobrir os benefícios da cidadania italiana.

1- Passaporte europeu

Ao se tornar um cidadão da Itália, você poderá tirar o passaporte italiano. Ele é considerado um dos melhores do mundo.

Com este documento, a pessoa pode entrar em mais de 180 países e territórios do mundo sem a necessidade de um visto. Apenas alguns países da África, da Ásia e da parte oriental da Europa exigem o visto para cidadãos italianos.

Os destinos mais cobiçados pelos turistas fora da Europa, como o continente americano, a Austrália, a Nova Zelândia e o Japão não exigem visto para quem possui o passaporte italiano.

A longo prazo, você irá economizar muito tempo e dinheiro com os trâmites burocráticos para as suas viagens.

2- Qualidade de vida

Embora nenhum país do mundo seja perfeito, a qualidade de vida na Itália costuma ser excelente. O país tem uma boa política de bem-estar social, voltada para oferecer conforto e segurança aos cidadãos.

Por este motivo, serviços como: saúde, educação, transporte público e segurança, entre outros, são de ótima qualidade. O IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, é bem alto no país.

Vale lembrar que este índice leva em conta três fatores importantes para a vida de qualquer pessoa: educação, saúde e renda per capita.

Não por acaso, a expectativa de vida dos cidadãos italianos é de 84 anos, número considerado acima da média em relação ao restante do mundo.

3- Viajar para a América do Norte

O passaporte italiano dá acesso a diversas facilidades na hora de viajar para outros países. Um dos maiores benefícios, sem dúvida, é a possibilidade de entrar nos Estados Unidos e no Canadá sem a necessidade de visto.

A Itália faz parte de um acordo chamado Visa Waiver Program. Por este motivo, o passaporte italiano permite a entrada e permanência em território americano por até 90 dias com pouquíssima burocracia.

Com o passaporte italiano, basta acessar o ESTA, Electronic System for Travel Authorization ou Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem. J

Já o portador de passaporte italiano que deseja viajar para o Canadá tem a opção de emitir o eTA, electronic Travel Authorization ou Autorização Eletrônica de Viagem.

Nos dois casos, o processo é feito inteiramente online, de forma rápida, simples e com pouco custo financeiro.

4- Estudar na Europa

O passaporte italiano permite que a pessoa more em qualquer país da Europa por tempo indeterminado. Isso significa que, com a cidadania reconhecida, você poderá estudar em qualquer país do continente.

E o melhor: sem precisar se preocupar com o tempo de permanência ou com o visto de estudos. Se você sonha em fazer a graduação ou pós-graduação na Europa, sem dúvida a cidadania italiana será uma enorme vantagem.

Outro privilégio incrível da cidadania são as bolsas de estudos.

O MAECI, Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale, ou Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional oferece bolsas especificamente para cidadãos italianos que nasceram fora do país.

Já o Erasmus Mundus é um programa que oferece bolsas de mestrado e de doutorado para estudantes em todo o continente europeu.

5- Trabalhar na Europa

Independente da área de atuação, todo profissional sonha com boas oportunidades de emprego e com um bom salário.

Quem tem o passaporte italiano pode aproveitar para construir a carreira na Europa. Há uma excelente oferta de vagas para as mais diversas ocupações. E o melhor: com salários competitivos e com garantia de diversos direitos e benefícios para o trabalhador.

Claro, nada impede que brasileiros consigam ir trabalhar na Europa. Mas a verdade é que o processo é bem mais simples para quem tem a cidadania.

Além de não precisar de um visto de trabalho, o cidadão italiano costuma ter acesso a mais oportunidades.

Um bom exemplo são os concursos públicos.

Com o passaporte italiano, você pode se candidatar a concursos para emprego em municípios e províncias.

Os concursos das academias militares italianas e concursos de organizações internacionais também são boas oportunidades para quem tem a cidadania.

6- Direito à aposentadoria italiana

Cidadãos italianos podem contribuir com o sistema de previdência do país. Um privilégio inegável para quem planeja trabalhar na Europa é a possibilidade de se aposentar no país.

De acordo com a lei em vigor, cidadãos podem se aposentar a partir dos 62 anos desde que tenham contribuído por, no mínimo, 20 anos.

Uma boa notícia é que a Itália e o Brasil possuem um Acordo Previdenciário bilateral. Ele permite que uma pessoa junte o tempo de contribuição nos dois países para poder ter direito à aposentadoria.

7- Morar na Europa

Com a cidadania italiana, você poderá desfrutar dos mesmos direitos que qualquer pessoa nascida no país. Como a Itália faz parte da União Europeia, você poderá estabelecer residência em qualquer país do continente.

E a melhor parte: com pouquíssima burocracia, já que cidadãos europeus não precisam de um visto.

Além disso, o processo para levar a família para a Europa é bem mais rápido e simples quando uma das pessoas já possui a cidadania.

8- Transitar pelo continente europeu

Quem gosta de viajar tem mais um privilégio enorme ao obter a cidadania italiana. Estamos falando da possibilidade de se deslocar livremente por todo o continente europeu.

Há um acordo internacional em vigor chamado Espaço Schengen. Dele participam entre 26 países europeus, incluindo todos aqueles que fazem parte da União Europeia. O objetivo é facilitar o livre trânsito de pessoas no Velho Continente.

Quem tem o passaporte brasileiro pode entrar no Espaço Schengen sem o visto. No entanto, é preciso passar por uma entrevista na alfândega.

Além disso, brasileiros também precisam de documentos como: passagem de ida e de volta, comprovante de hospedagem e comprovante de renda para ter o direito de entrar e de transitar pelos países que fazem parte do acordo.

Já os cidadãos italianos precisam apenas apresentar o passaporte para poder entrar no Espaço Schengen. Além disso, não há tempo de permanência máximo para a estadia.

9- Passar a cidadania para seus filhos

Um dos maiores objetivos na vida de qualquer pessoa é poder proporcionar uma vida melhor para seus descendentes.

Ao obter a cidadania italiana, você também deixará um legado aos seus filhos, netos ou bisnetos. Isso porque eles também terão o direito de se tornar cidadãos europeus.

Dessa forma, as próximas gerações poderão desfrutar dos mesmos privilégios que você.

10- Resgatar suas origens

Quem descende de italianos tem um excelente motivo para viajar ou ir morar na Europa.

Estamos falando da oportunidade de conhecer de perto a cultura de seus antepassados e os locais onde eles nasceram e viveram.

Com a cidadania italiana, você dará um passo significativo para se aproximar ainda mais das lembranças de sua família.

Obter o passaporte europeu é, portanto, uma forma de valorizar ainda mais seus ascendentes que nasceram na Itália e de unir as diversas gerações da família.

Quer obter a cidadania italiana com facilidade e conforto?

O processo para se tornar cidadão da Itália pode ser burocrático e envolve diferentes etapas. Além disso, é importante cuidar de toda a documentação e ficar atento às datas para cumprir cada etapa.

Por esse motivo, a melhor forma de obter a cidadania italiana é contar com uma assessoria especializada.

O Mundo da Cidadania tem a melhor equipe profissional preparada para orientar você a cada passo do processo. Tudo de forma personalizada, dentro da legalidade, de forma ágil e descomplicada.

Cuidamos de todos os trâmites burocráticos e estamos sempre atentos para que você não perca nenhum prazo importante.

Entre em contato com a Mundo da Cidadania agora mesmo e obtenha sua cidadania agora mesmo!

Foto de Marcelo Pinto - CEO Mundo dos Vistos
Marcelo Pinto

Marcelo Pinto, CEO da SOS Canadá & Mundo dos Vistos, com mais de vinte anos na indústria de turismo e imigração, se destaca como um empresário apaixonado por conectar pessoas a novas culturas e oportunidades. Formado em Turismo, sua missão é facilitar experiências transformadoras. Especializado em processos de vistos, ele enxerga cada cliente como uma história única, buscando transformar seus sonhos em realidade. Sua abordagem vai além da burocracia, focando em criar futuros, reunir famílias e abrir portas para novas possibilidades.


Conteúdos relacionados

/images/italia.jpg

Saiba mais sobre a Itália com essas curiosidades interessantes.

/images/passaporte.jpg

Como tirar passaporte: tire suas dúvidas com esse passo a passo

/images/portugal.jpg

Saiba se precisa de visto para Portugal. Veja as dicas imperdíveis!

Atenção:

Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.

Clientes
Quero contratar