Não é de estranhar que cada vez mais pessoas busquem obter a cidadania portuguesa. Estes foram os primeiros europeus a chegar em nosso país.
Uma enorme quantidade de brasileiros têm um ou mais ascendentes portugueses, seja de forma remota ou mais próxima.
Se você tem um cidadão português na família, seja como bisavô, avô ou pai, temos uma boa notícia. É muito possível que você tenha direito de ter a cidadania reconhecida.
E, com isso, você terá acesso a um universo de benefícios disponíveis apenas para quem possui o passaporte português.
Ficou curioso para saber quais são os maiores privilégios ao obter a cidadania portuguesa? Hoje vamos contar tudo para você. É só continuar a leitura.
Obter a cidadania portuguesa sem dúvida traz diversos benefícios. Acontece que o processo para ter este direito reconhecido é burocrático e há diversas etapas envolvidas.
É importante ter bastante atenção com todos os documentos requisitados. Também é fundamental não perder nenhum prazo importante.
Por isso, a melhor forma de solicitar a cidadania é contar com uma assessoria especializada. A Mundo da Cidadania tem um time com ampla experiência.
Nós podemos cuidar de todas as formalidades. Tornamos um procedimento longo e complicado em algo simples, com toda a comodidade para você.
Oferecemos a orientação completa sobre cada etapa do processo, de forma personalizada, com discrição e sigilo. Fale conosco e solicite agora mesmo a cidadania portuguesa.
As leis de Portugal reconhecem dois tipos de nacionalidade para os cidadãos. A primeira é a cidadania originária. A segunda é a cidadania por naturalização. Saiba quem tem direito a cada uma delas:
A cidadania de origem é concedida para todos aqueles que são descendentes de portugueses, independente do local de nascimento.
Apenas aqueles que são filhos ou netos de um cidadão português têm o direito de obter a nacionalidade originária. A cidadania de origem também é chamada de cidadania por atribuição.
Veja quem tem direito à cidadania portuguesa por atribuição:
- Filhos de um cidadão português, nascidos ou não no país,
- Netos de um cidadão português, nascidos ou não no país
A outra modalidade de cidadania portuguesa é a cidadania por naturalização. Este tipo de cidadania também é conhecida como cidadania por aquisição. Ela reconhece a nacionalidade portuguesa para os casos em que a cidadania originária não se aplica.
Veja quem tem direito à cidadania portuguesa por aquisição:
- Indivíduos casados ou em união estável com cidadão português,
- Filhos de pessoas que tenham adquirido a nacionalidade portuguesa por naturalização,
- Filhos adotivos de cidadãos portugueses,
- Estrangeiros que moram em território português há seis anos ou mais,
- Menores de idade nascidos em território português
Você se encaixa em um desses casos e quer obter o passaporte português? Entre em contato conosco!
Você já sabe quem tem o direito de se tornar um cidadão português. Mas será que isso traz algum benefício? A resposta é: com certeza. Tornar-se um cidadão português pode mudar a sua vida.
Fizemos uma lista com os maiores benefícios que o reconhecimento da nacionalidade portuguesa pode lhe proporcionar.
Ao se tornar um cidadão, você poderá tirar o passaporte português. Ele é um dos mais fortes de todo o mundo e irá facilitar muito as suas viagens internacionais.
Com este documento, a pessoa pode entrar em mais de 150 países e territórios sem a necessidade de um visto.
Até mesmo a visita a países da América do Norte, como Estados Unidos e Canadá, é bem menos burocrática para quem tem o passaporte de Portugal.
Além disso, será possível se locomover livremente por toda a Europa. E por um prazo indefinido. Afinal, todos os portugueses são cidadãos europeus.
A longo prazo, você irá economizar muito tempo e dinheiro com os trâmites burocráticos para as suas viagens.
Ao obter a dupla cidadania, você terá o direito de ir morar em Portugal. Embora nenhum país do mundo seja perfeito, a qualidade de vida no país costuma ser excelente. Não é preciso ter renda elevada para garantir o acesso a serviços de qualidade.
O sistema de saúde público português é eficiente e confiável. O mesmo acontece com o transporte público, a segurança e o acesso à cultura.
Outro ponto forte, especialmente para quem tem filhos, é o sistema educacional. A maioria esmagadora dos portugueses estuda em instituições públicas desde a infância até a conclusão do ensino superior.
O governo oferece tranquilidade, estabilidade e comodidade a todos os portugueses, independente da idade, faixa de renda ou profissão. E você também poderá contar com todos esses privilégios ao ir morar no país.
O passaporte português dá acesso a diversas facilidades na hora de viajar para outros países. Um dos maiores benefícios, sem dúvida, é a possibilidade de entrar nos Estados Unidos e no Canadá sem a necessidade de visto.
Portugal faz parte de um acordo chamado Visa Waiver Program. Por este motivo, o passaporte português permite a entrada e permanência em território americano por até 90 dias com pouquíssima burocracia.
Com o passaporte português, basta acessar o ESTA, Electronic System for Travel Authorization ou Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem.
Já o portador de passaporte português que deseja viajar para o Canadá tem a opção de emitir o eTA, electronic Travel Authorization ou Autorização Eletrônica de Viagem.
Nos dois casos, o processo é feito inteiramente online, de forma rápida, simples e com pouco custo financeiro.
A obtenção da cidadania portuguesa permite que a pessoa more em qualquer país da Europa por tempo indeterminado. Isso significa que você poderá estudar em algumas das melhores e mais tradicionais universidades de todo o mundo.
E o melhor: sem precisar se preocupar com o tempo de permanência ou com o visto de estudos. Se você sonha em fazer a graduação ou pós-graduação na Europa, sem dúvida a cidadania portuguesa será uma enorme vantagem.
Outro privilégio incrível da cidadania são as bolsas de estudos. Os estudantes com cidadania portuguesa podem contar com o subsídio do governo para ajudar a custear os cursos. Isso vale para a graduação, para o mestrado e para o doutorado.
Já os estudantes internacionais precisarão arcar com as despesas de forma integral. Portanto, obter o reconhecimento da nacionalidade pode ter um enorme impacto no seu bolso.
Além disso, você terá acesso a programas como o Erasmus Mundus. Ele oferece bolsas de mestrado e de doutorado para estudantes em todo o continente europeu.
Independente da área de atuação, todo profissional sonha com boas oportunidades de emprego e com um bom salário.
Quem tem o passaporte português pode aproveitar para construir a carreira na Europa. Há uma excelente oferta de vagas para as mais diversas ocupações. E o melhor: com salários competitivos e com garantia de diversos direitos e benefícios para o trabalhador.
Claro, nada impede que brasileiros consigam ir trabalhar no Velho Continente. Mas a verdade é que o processo é bem mais simples para quem tem a cidadania.
Além de não precisar de um visto de trabalho, o cidadão português costuma ter acesso a mais oportunidades. Alguns exemplos são os cargos do governo e de forças armadas, acessíveis apenas para quem tem a nacionalidade.
Além disso, diversas empresas de pequeno, médio e grande porte dão preferência para quem já tem a documentação regularizada. Isso porque não é necessário gastar tempo nem dinheiro com trâmites burocráticos para que o empregado possa trabalhar.
Você já imaginou poder receber sua aposentadoria em euros? Sem dúvida, este é um enorme privilégio para quem decide morar e trabalhar em Portugal.
E uma coisa que muitas pessoas não sabem é que Brasil e Portugal possuem um Acordo Previdenciário bilateral. Ele permite que uma pessoa junte o tempo de contribuição nos dois países para poder ter direito à aposentadoria.
Além disso, o acordo permite que uma mesma pessoa tenha duas aposentadorias, uma em cada país. Basta ter a idade mínima e ter completado o tempo mínimo de contribuição em cada um dos sistemas previdenciários.
Com a cidadania portuguesa, você poderá desfrutar dos mesmos direitos que qualquer pessoa nascida no país. Como Portugal faz parte da União Europeia, você poderá estabelecer residência em qualquer país do continente.
E a melhor parte: com pouquíssima burocracia, já que cidadãos europeus não precisam de um visto de moradia.
Além disso, o processo para levar a família para a Europa é bem mais rápido e simples quando uma das pessoas já possui a cidadania portuguesa.
Quem gosta de viajar tem mais um privilégio enorme ao obter a cidadania portuguesa. Estamos falando da possibilidade de se deslocar livremente por todo o continente europeu.
Há um acordo internacional em vigor chamado Espaço Schengen. Dele participam entre 26 países europeus, incluindo todos aqueles que fazem parte da União Europeia. O objetivo é facilitar o livre trânsito de pessoas no Velho Continente.
Quem tem o passaporte brasileiro pode entrar no Espaço Schengen sem o visto. No entanto, é preciso passar por uma entrevista na alfândega.
Além disso, brasileiros também precisam de documentos como: passagem de ida e de volta, comprovante de hospedagem e comprovante de renda para ter o direito de entrar e de transitar pelos países que fazem parte do acordo.
Já os cidadãos portugueses precisam apenas apresentar o passaporte para poder entrar no Espaço Schengen. Outro privilégio é poder ficar no território sem um limite de prazo. Afinal, não há tempo de permanência máximo para a estadia de cidadãos europeus.
Um dos maiores objetivos na vida de qualquer pessoa é poder proporcionar uma vida melhor para seus descendentes.
Ao obter a cidadania portuguesa, você também deixará um legado aos seus filhos, netos ou bisnetos. Isso porque eles também terão o direito de se tornar cidadãos europeus.
Dessa forma, as próximas gerações poderão desfrutar dos mesmos privilégios que você.
Quem descende de portugueses tem um excelente motivo para viajar ou ir morar na Europa.
Estamos falando da oportunidade de conhecer de perto a cultura de seus antepassados e os locais onde eles nasceram e viveram.
Com a cidadania portuguesa, você dará um passo significativo para se aproximar ainda mais das lembranças de sua família.
Obter o passaporte europeu é, portanto, uma forma de valorizar ainda mais seus ascendentes que nasceram na Itália e de unir as diversas gerações da família.
O processo para se tornar cidadão de Portugal pode ser burocrático e envolve diferentes etapas. Além disso, é importante cuidar de toda a documentação e ficar atento às datas para cumprir cada etapa.
Por esse motivo, a melhor forma de obter a cidadania portuguesa é contar com uma assessoria especializada.
A Mundo da Cidadania tem a melhor equipe profissional preparada para orientar você a cada passo do processo. Tudo de forma personalizada, dentro da legalidade, de forma ágil e descomplicada.
Cuidamos de todos os trâmites burocráticos e estamos sempre atentos para que você não perca nenhum prazo importante.
Entre em contato conosco e obtenha a cidadania portuguesa agora mesmo!
Saiba mais sobre a Itália com essas curiosidades interessantes.
Como tirar passaporte: tire suas dúvidas com esse passo a passo
Saiba se precisa de visto para Portugal. Veja as dicas imperdíveis!
Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.
Marcelo Pinto, CEO da SOS Canadá & Mundo dos Vistos, com mais de vinte anos na indústria de turismo e imigração, se destaca como um empresário apaixonado por conectar pessoas a novas culturas e oportunidades. Formado em Turismo, sua missão é facilitar experiências transformadoras. Especializado em processos de vistos, ele enxerga cada cliente como uma história única, buscando transformar seus sonhos em realidade. Sua abordagem vai além da burocracia, focando em criar futuros, reunir famílias e abrir portas para novas possibilidades.