Se você deseja abrir um negócio e viver legalmente na Europa, a Espanha oferece uma excelente oportunidade através do seu Visto de Empreendedor. Voltado a estrangeiros que possuem projetos inovadores ou viáveis economicamente, o visto permite residir e atuar como empresário legalmente no país.
Está considerando abrir o seu negócio na Espanha? É necessário cumprir uma série de requisitos, obtendo esse visto legalmente. Por isso, é importante estar atento a todos os detalhes.
Diante disso, a Mundo dos Vistos separou mais informações sobre o visto de empreendedor da Espanha, com informações sobre os requisitos, prazos de processamento e outros detalhes. Confira a seguir:
A Espanha oferece uma combinação rara entre ambiente de negócios em expansão, qualidade de vida, cultura acolhedora e custo de vida relativamente acessível, especialmente em comparação com outras economias da Europa Ocidental.
Além disso, o país conta com programas de incentivo à inovação, centros de apoio ao empreendedorismo e incubadoras de startups em cidades como Madri, Barcelona, Valência e Málaga. Essas cidades concentram ecossistemas dinâmicos voltados para tecnologia, saúde, gastronomia, turismo e energia.
Empreendedores estrangeiros têm acesso a:
Além disso, a cultura local valoriza a criatividade, o networking e a troca de experiências. Para brasileiros, isso representa um terreno fértil para aplicar modelos de negócio validados no Brasil, adaptando-os à realidade europeia.
Se você quer solicitar o seu visto, é importante se você se enquadra nos requisitos determinados pelo governo:
A Espanha criou uma modalidade específica de residência para empreendedores com projetos inovadores e de interesse econômico. O foco está em propostas que envolvam:
Para esses casos, o projeto deve ser submetido previamente à análise da Unidad de Grandes Empresas y Colectivos Estratégicos (UGE-CE), vinculada ao Ministério da Indústria. Essa entidade irá emitir um parecer técnico que autoriza o avanço da solicitação.
Projetos como aplicativos, plataformas digitais, serviços com base tecnológica ou modelos escaláveis costumam ter maior índice de aprovação.
O visto também contempla pessoas que desejam atuar como autônomos ou empresários em setores tradicionais, como:
Nesse caso, o candidato precisa comprovar a viabilidade econômica do negócio, experiência na área e capacidade de investimento. Não há exigência de inovação, mas o plano de negócios deve ser realista, bem estruturado e compatível com o mercado local.
Quais são os documentos obrigatórios para a aplicação é uma dúvida muito comum e que exige grande atenção. Confira a lista a seguir:
Para solicitar o visto, os documentos básicos incluem:
Taxa consular em 30/10/2025 é de - (varia conforme o câmbio e consulado).
É importante observar que, no caso de projetos considerados inovadores, será necessário enviar o plano à UGE-CE antes mesmo da solicitação do visto, para análise técnica.
Além dos documentos gerais, quem deseja abrir um negócio tradicional ou atuar como freelancer precisa:
Esses registros são feitos após a chegada à Espanha, mas devem ser previstos no plano de negócios para validação inicial da proposta.
Se você já tem todos os documentos em mãos ou está se preparando para aplicar ao visto de empreendedor da Espanha, separamos um passo a passo para você ficar apto para abrir o seu negócio legalmente no país.
Confira mais informações a seguir:
O primeiro passo é estruturar um plano de negócios sólido, com todos os detalhes técnicos e financeiros. O plano deve demonstrar:
Dessa maneira, com o já plano pronto, você irá reunir os demais documentos exigidos, com traduções juramentadas e apostilamento de acordo com a Convenção da Haia.
Com todo o plano/planejamento preparado, você deve ir para a segunda etapa, a sua avaliação. Se o projeto for de base tecnológica ou inovadora, é necessário submetê-lo à análise da UGE-CE, que poderá aprovar ou negar a continuidade do processo.
O parecer técnico da UGE-CE é decisivo. Assim, caso seja favorável, o candidato avança para a etapa consular. Caso contrário, deve reformular o projeto ou tentar o visto como autônomo comum.
Com a documentação pronta e o parecer da UGE (se aplicável), o próximo passo é agendar atendimento no Consulado da Espanha no Brasil. No dia da entrevista, leve:
A entrevista pode incluir perguntas sobre a proposta do negócio, sua experiência no setor e sua intenção de permanecer no país.
Com o visto aprovado, o empreendedor chega à Espanha e deve:
O Visto de Empreendedor possui validade inicial de 12 meses, permitindo que o solicitante instale e desenvolva seu negócio no país.
A renovação pode ser solicitada antes do fim do primeiro ano e, se aprovado, o período de residência pode ser estendido por mais 2 anos, com possibilidade de novas renovações sucessivas.
Depois de 5 anos de residência legal e contínua, o empreendedor pode solicitar residência permanente na Espanha.
Para que a renovação seja aprovada, é necessário comprovar que:
Essa também é uma dúvida muito comum. E a resposta é: sim, você pode levar a sua família com o visto de empreendedor da Espanha! O visto de empreendedor permite reagrupamento familiar, ou seja, é possível levar:
Para isso, o empreendedor precisa comprovar recursos financeiros adicionais, além de moradia adequada para todos os membros. Dessa maneira, o processo de solicitação dos vistos dos familiares pode ser feito simultaneamente ou após a chegada à Espanha, conforme o planejamento da família.
A Mundo dos Vistos é referência nacional em assessoria para vistos internacionais e já auxiliou centenas de brasileiros a conquistarem o sonho de empreender fora do país com segurança e legalidade.
Nosso suporte inclui:
Nossa equipe acompanha de perto todas as atualizações legais do governo espanhol, garantindo que seu processo siga o caminho mais seguro e eficaz.
Empreender na Espanha pode ser o passo decisivo para sua realização pessoal e profissional. Com estabilidade econômica, acesso ao mercado europeu e qualidade de vida elevada, o país oferece as condições ideais para transformar ideias em negócios de sucesso.
O Visto de Empreendedor é a porta de entrada para isso. Mas, como todo processo internacional, envolve etapas complexas, exigências legais e risco de atrasos ou indeferimentos quando feito sem acompanhamento.
Com o suporte da Mundo dos Vistos, você tem a segurança de que tudo será feito da maneira correta - do planejamento ao desembarque.
Como tirar passaporte: tire suas dúvidas com esse passo a passo
Saiba mais sobre a Itália com essas curiosidades interessantes.
Saiba se precisa de visto para Portugal. Veja as dicas imperdíveis!
Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.
Marcelo Pinto, CEO da SOS Canadá & Mundo dos Vistos, com mais de 21 na indústria de turismo e imigração, se destaca como um empresário apaixonado por conectar pessoas a novas culturas e oportunidades. Formado em Turismo, sua missão é facilitar experiências transformadoras. Especializado em processos de vistos, ele enxerga cada cliente como uma história única, buscando transformar seus sonhos em realidade. Sua abordagem vai além da burocracia, focando em criar futuros, reunir famílias e abrir portas para novas possibilidades.