×

Mundo dos Vistos

Como tirar visto australiano 2022

Visto para Austrália 2022: Guia Completo

Além de ser conhecida por suas belezas naturais, Austrália também é conhecida por ser o 6º maior país do mundo. Localizada na Oceania, a Austrália é o destino dos sonhos de muitos turistas, mas também é o país dos sonhos para aqueles que desejam residir nesse lugar.

Para essas pessoas que pretendem colocar esse sonho em prática, o primeiro objetivo, além de tirar passaporte, é conseguir o visto para Austrália. Ou seja, obter uma permissão da embaixada para que você possa entrar, legalmente, no país.

Por isso a Mundo dos Vistos preparou esse passo a passo para te guiar a conseguir o tão sonhado visto para Austrália e visitar esse incrível lugar.

O que é um visto?

O visto é uma permissão que um país fornece a uma pessoa para que ela possa entrar legalmente em seu território, independente do motivo. Os vistos são variados e possuem validades e preços diferentes, já que cada um se encaixa em uma categoria de acordo com o motivo da viagem. Alguns países não exigem pagamento para tirar o visto, enquanto outros podem ser elegíveis à viajar sem a necessidade do visto. Para alguns países, por exemplo, a pessoa precisa se encaixar em certos requisitos para entrar no país sem visto.

O visto é uma permissão que um país fornece à um cidadão para que ele possa entrar legalmente em seu território. Independente do motivo, seja turismo, trabalho ou moradia.

Precisa de visto para a Austrália?

Sim, o visto para Austrália é obrigatório. Porém, antes de solicitá-lo é necessário definir o motivo da sua viagem e o tempo que permanecerá no país, já que existem diversos tipos de vistos.

Para muitas pessoas, conhecer a Austrália é se deparar com as riquezas dos belos mares, com a biodiversidade da fauna e flora e com as mais belas praias do mundo! Além disso, Austrália é um dos melhores países em:

  • qualidade de vida;
  • educação;
  • segurança;
  • transporte público;
  • belezas naturais

Tipos de visto para Austrália

Antes de pedir pelo visto australiano, você precisa definir o propósito da sua viagem. Pois existem várias modalidades de vistos, cada um com diferentes custos, validades e permissões para permanência no país.

Por isso, ao começar a planejar uma viagem para Austrália e o procedimento de pedido de visto australiano, tenha certeza de dar entrada no tipo de visto que melhor se adequa ao seu propósito no país. Confira a seguir a lista com os 12 tipos de vistos para Austrália:

Como conseguir visto para trabalhar na Austrália?

Working Holiday Visa e Skilled Recognised Graduate visa são os dois tipos de visto para quem deseja trabalhar na Austrália.

O visto Working Holiday 417 é destinado a jovens adultos que desejam férias prolongadas e trabalhar na Austrália para ajudar a se financiar. Já o Skilled Recognised Graduate visa é um visto que permite aos recém-formados em engenharia morarem, trabalharem ou estudarem na Austrália por até 18 meses. Para este tipo de visto para Austrália você deve ter concluído um diploma ou uma qualificação superior de uma instituição especificada nos últimos dois anos e ter menos de 31 anos de idade.

Quanto tempo posso ficar na Austrália com visto de turista?

O visto de turismo Subclasse 600 e o eVisitor são os dois tipos de visto para Austrália que permitem que você visite o país como turista.

O visto de turismo Subclasse 600 está destinado aqueles que irão fazer turismo ou estudar por um período de até 90 dias. Como ele, não é permitido levar dependentes e nem trabalhar, porém, é permitido durante esse período que estudem cursos de inglês, por exemplo.

Já o eVisitor permite que você visite a Austrália quantas vezes desejar em um período de 12 meses e ficar por um período de até 90 dias cada vez que entrar no país. Contudo, poucas pessoas são elegíveis a esse tipo de visto. São vários os privilégios com o eVisitor, como por exemplo:

  • viajar como turista pelo país;
  • fazer um cruzeiro;
  • visitar familiares e amigos;
  • fazer negócios.

Com o eVisitor você também tem a possibilidade de estudar ou ser treine por um período total de até 3 meses. Entretanto, se o seu principal motivo para viajar a Austrália é estudar, um visto de estudante pode ser mais apropriado.

Como conseguir visto australiano para estudantes?

O Training visa 407, Temporary Activity visa 408, o Estudos Subclasse 500 e o Visto 500 Onshore são os quatro tipos de visto de estudo para quem deseja estudar na Austrália. Já o visto Subsequent Entrant é o visto para Austrália para quem quer acompanhar o cônjuge ou os filhos que irão estudar no país nos próximos meses.

O Subsequent Entrant Cônjuge e o Subsequent Entrant Filhos são vistos de acompanhantes para aqueles que possuem ou são cônjuges e filhos das pessoas que irão estudar na Austrália. Estes vistos são destinados àqueles que querem acompanhar um estudante durante o período de estudos e para ser elegível a esse tipo de visto é necessário que se comprove o relacionamento por mais de 12 meses.

Os vistos Training visa 407 e Temporary Activity visa 408 permitem que você participe de atividades de treinamento ocupacional para melhorar suas habilidades em seu trabalho, área de estudo, campo de especialização ou em um programa de treinamento de desenvolvimento profissional na Austrália.

Já para a solicitação do visto de estudos subclasse 500 e para o Visto 500 Onshore, renovação do visto Estudos Subclasse 500; o requerente deve contratar um programa de estudos acima de 90 dias e obrigatoriamente apresentar toda a documentação socioeconômica com o Brasil. Além disso, o solicitante também deverá apresentar os documentos da escola COE e OSHC.

O que é o CoE?

CoE é a abreviação de Confirmation of Enrolment que significa a Confirmação da inscrição no curso. Cada requerente recebe um para cada curso de estudo pretendido com seu pedido de visto, este documento é obrigatório para a solicitação do visto.

O que é OSHC?

Overseas Student Health Cover (OSHC) é o seguro de saúde obrigatório para que todos os estudantes estrangeiros tenham acesso ao sistema público de saúde na Austrália, uma vez que eles não estão cobertos pelo seguro saúde nacional.

Outros tipos de visto para Austrália

Existem dois tipos de visto para a Austrália que não se encaixam na modalidade para estudantes, turistas ou trabalhadores. São eles o visto de Trânsito Subclasse 771 e o

visto de Negócios Subclasse 600.

O Visto de Trânsito Subclasse 771 serve para quem irá fazer trânsito ou conexão na Austrália, seja por via aérea ou terrestre. Já o visto de Negócios Subclasse 600 é destinado aqueles que pretendem visitar o país por períodos inferiores a 12 semanas com o intuito de assistir ou participar de atividades diretamente relacionadas a sua atividade profissional, e que não irão receber uma remuneração de fonte australiana, bem como para explorar oportunidades de negócios na Austrália. Tais atividades podem ser:

  • reuniões de negócios;
  • conferências;
  • seminários;
  • capacitações;
  • treinamentos;
  • entre outros.

Como conseguir visto de permanência na Austrália?

Não existe visto de permanência na Austrália. Ou seja, não existe um visto para se tornar o morador fixo do país. Pessoas que buscam ocupar uma posição de trabalho contínua e remunerada devem cogitar a possibilidade de requerer um visto de Negócios de Longa Duração (estadia maior do que 12 semanas), ou outro visto mais adequado às suas circunstâncias.

Como renovar o visto australiano?

A renovação do visto possui um processo parecido com a solicitação do visto para Austrália. Será necessário realizar a aplicação novamente, apresentando toda documentação incluindo a parte financeira. Mesmo que o solicitante esteja na Austrália ou em qualquer outro país, a Mundo dos Vistos conseguimos auxiliar no processo já que este é completamente online.

Quanto custa para tirar o visto australiano?

Assim como cada visto para Austrália possui sua finalidade, os preços e prazos também variam. Devido a isso, é necessário que a solicitação do visto seja feita com tempo e planejamento. Confira a seguir a lista com os valores e os prazos para cada visto, porém tendo a consciência que estes podem mudar sem prévio aviso:

  • Visto Australiano de Estudos Subclasse 500: O valor da taxa consular é de AUD 638,48 e o prazo é de 44 dias úteis;
  • Visto Australiano de turismo 600: O valor da taxa consular é de AUD 146,92 e o prazo é de 90 dias úteis;
  • Visto Australiano de Negócios Subclasse 600: O valor da taxa consular é de AUD 146,92 e o prazo é de 90 dias úteis;
  • Visto Australiano Working Holiday: O valor da taxa consular é de AUD 491,41 e o prazo é de 28 dias úteis;
  • Visto Australiano Subsequent Entrant Cônjuge: O valor da taxa consular é de AUD 466,08 e o prazo é de - dias úteis;
  • Visto Australiano Subsequent Entrant Filhos: O valor da taxa consular é de AUD 151,99 e o prazo é de - dias úteis;
  • Visto Australiano de Trânsito Subclasse 771: O valor da taxa consular é de R$ 0,00 e o prazo é de 26 dias úteis;
  • Visto Australiano 407: O valor da taxa consular é de AUD 314,10 e o prazo é de - dias úteis;
  • Visto Australiano 408: O valor da taxa consular é de AUD 314,10 e o prazo é de 90 dias úteis;
  • Visto Australiano eVisitor: O valor da taxa consular é de R$ 0,00 e o prazo é de 10 dias úteis;

Onde tirar visto para Austrália no Brasil?

O processo do visto para Austrália é feito virtualmente. Nele, a pessoa que solicita o visto fica encarregada de fornecer as informações e documentos pessoais necessários.

O trâmite não exige envio de nenhum documento de forma física e o consultor responsável faz a análise e orientação de todo o processo de solicitação, até que todos os documentos estejam de acordo com o exigido pelo consulado. O processo todo consiste em seis passos:

1) Realizar o cadastro no site do Departamento de Imigração da Austrália;

2) Preencher o questionário inicial;

3) Receber a lista de documentos obrigatórios e complementares;

4) Pagar o valor da taxa do visto para a Austrália;

5) Anexar os documentos necessários;

6) Aguardar a resposta da solicitação do visto.

Vale lembrar que ao criar o cadastro no Departamento de Imigração da Austrália, será necessário preencher um formulário oficial de aproximadamente oito páginas, para solicitar o visto. Este formulário consiste em perguntas e respostas em inglês, motivo pelo qual é imprescindível o domínio do idioma. Essa etapa exige muita atenção, já que é nela onde as pessoas costumam se equivocar.

Documentos necessários para solicitar o visto

Para solicitar o visto para Austrália uma série de documentos são exigidos para o trâmite. Alguns documentos são obrigatórios, já outros complementares que podem ou não serem requeridos no momento da solicitação. A listo dos documentos obrigatórios são:

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses a partir da data de embarque. O mesmo precisará estar assinado e válido pelo tempo de permanência no país. Passaportes anteriores também precisarão ser apresentados se houver a necessidade de comprovação de viagens anteriores ao exterior;
  • Formulários preenchidos;
  • Comprovar recursos financeiros e sociais determinados pelo Departamento de Imigração do Governo Australiano.

A comprovação dos recursos financeiros em seu pedido de visto para Austrália poderá ser feita através da calculadora do Mundo dos Vistos para o visto australiano. Com ela, você saberá o valor exato que precisa apresentar em seu pedido de visto.

Documentos complementares para a solicitação do visto para Austrália

Além dos documentos obrigatórios para a solicitação do visto para Austrália, também poderão ser solicitados do requerente os seguintes documentos:

  • Comprovante de visto permanente, caso não possua a nacionalidade do país no qual o solicitante pedirá o visto;
  • Carta do empregador com informações do cargo, salário, tempo de serviço, período de férias ou contrato social da empresa do funcionário que solicita o visto;
  • Caso seja um visto de estudante, deverá ser apresentado um documento que comprove a matrícula da escola ou da universidade;
  • Carta convite de um amigo ou parente na Austrália, no modelo de Statutory Declaration;

Outros documentos complementares que também poderão ser solicitados são os que comprovam o financiamento da viagem, ou o acesso à bolsa de estudos e a recursos suficientes, sejam eles do requerente do visto ou da pessoa responsável pelas despesas da viagem. Estes documentos são os:

  • Extratos bancários de conta corrente dos últimos 90 dias;
  • Extratos bancários de poupança dos últimos 90 dias;
  • Extrato do cartão de crédito dos últimos 90 dias;
  • Contracheques dos últimos 90 dias;
  • Fundos de investimentos (CDB, DI, Renda Fixa) dos últimos 90 dias;
  • Declaração de imposto de renda;
  • Recibos de compras de moeda estrangeira;
  • Previdência Privada (Desde que comprove liquidez sem prejuízo)

As evidências acima poderão ser apenas do próprio requerente, cônjuge, pais ou parente de primeiro grau, desde que se comprove que será de fato o custeador. Deverá observar se faz sentido o responsável financeiro está arcando com a viagem.

No caso de ser uma terceira pessoa responsável por custear a passagem, será solicitado que se realize uma declaração, com firma reconhecida, confirmando a disposição da pessoa em pagar a viagem.

Quando há dependentes na aplicação, como cônjuge ou filhos, eles precisam comprovar apenas 35% do valor. E caso o menor tenha cinco anos ou mais, o mesmo precisa estar matriculado em uma escola, em que o ano letivo seja compatível com o que estuda aqui no Brasil.

Comprovante de vacinação na Austrália

Para ingressar na Austrália, também é exigido o certificado da vacina de febre amarela, que pode ser obtido pela internet; e o certificado digital de vacinação da COVID-19. As vacinas que a Austrália aceita são as:

  • Pfizer;
  • AstraZeneca;
  • Moderna;
  • Janssen;
  • Coronavac;
  • Covishield.

Além disso, o governo australiano exige a apresentação do teste PCR com resultado negativo, que deve ter sido feito com no máximo 72 horas de antecedência ao embarque para o país. ATENÇÃO: Antes de viajar certifique sobre as exigências vigentes sobre a COVID-19

Agora que você já sabe todos os passos de como tirar o visto para Austrália, quanto custa e entre outras tantas informações importantes sobre o tema, comece já a planejar a sua viagem.

Se precisar de ajuda, fale agora com o Mundo dos Vistos para facilitar toda essa aventura, sem se preocupar com burocracias e tornando toda a experiência da sua viagem prazerosa!


Conteúdos relacionados

/images/vacina.jpg

Vacina contra febra amarela

Saiba aonde tomar e como emitir o certificado internacional

/images/vistoAUD.jpg

Como tirar visto para viajar para a Austrália?

Veja um passo a passo de como tirar seu visto para a Austrália

/images/passaporte.jpg

Como tirar o passaporte

Como tirar passaporte: tire suas dúvidas com esse passo a passo