×

Mundo dos Vistos

Visto de turismo da Austrália: curiosidades e mais

Visto de turismo da Austrália: curiosidades e mais

Tópicos

Visto de turismo da Austrália: curiosidades e mais

O visto de turismo é um instrumento principal que possibilita a entrada de estrangeiros no país, seja para fins temporários ou voltados às atividades turísticas.

E visando promover não apenas o intercâmbio cultural, mais nem incentivar o turismo na região, o visto tem um papel crucial, permitindo que pessoas se conectem com a cultura do lugar e explorem as belezas naturais da Austrália.

Então neste artigo que não estamos para você, separamos todas as informações importantes relacionadas ao visto de turismo australiano. E se você ficou interessado, basta continuar a leitura até o final.

O que é o visto australiano de turista?

Para quem ainda não sabe, o visto australiano de turista é uma espécie de autorização concedida pelas autoridades australianas, para pessoas que desejam visitar e conhecer a Austrália.

Ele é conhecido oficialmente como visto de visitante, também chamado subclasse 600. Ele foi projetado para permitir que os estrangeiros conheçam a Austrália para se divertir, fazer turismo e até mesmo visitar os amigos e familiares que residem lá.

Mas existem alguns pontos que devem ser observados sobre este tipo de autorização. A primeira coisa é sobre o propósito do visto. Nada mais natural que o turista especificar os motivos de sua viagem, incluindo as atividades recreativas.

Outra questão é a duração do visto, que pode sofrer variações levando em consideração a situação individual de cada visitante, mas normalmente o visto de turista possui uma validade entre 1 e 12 meses.

Terceiro ponto está relacionado às restrições de trabalho. Quem possui um visto de turista não tem permissão para trabalhar na Austrália durante o tempo de sua viagem. Se este for o seu objetivo, é necessário ter outro tipo de visto.

Também é obrigatório fornecer evidências que comprovem os seus meios financeiros. Estes, devem ser suficientes para cobrir todos os seus gastos da viagem, incluindo as passagens aéreas e as despesas diárias.

Qual o objetivo do visto?

Qual o objetivo do visto australiano de turista?

O objetivo do visto australiano de turista é permitir que os estrangeiros visitem o país por motivos relacionados ao lazer e diversas atividades recreativas, ou apenas visitação. Mas vamos esclarecer estes pontos agora:

Lazer e turismo

Com toda a certeza, um dos principais objetivos do visto de turista é autorizar que pessoas de outras localidades visitem e desfrutem de atividades turísticas e recreativas na Austrália.

Neste caso, você irá explorar toda a beleza natural do lugar, passear pelos pontos turísticos, pelos diversos parques nacionais, praias e conhecer de perto a cultura do país.

Visitar parentes e amigos

Esse tipo de visto também facilita a visitação de amigos e familiares que moram na Austrália. Assim, você poderá participar de diversos eventos familiares, celebrações de casamento, ocasiões sociais, perto da sua família e dos seus amigos.

Sendo assim, se você tiver onde ficar, poderá solicitar uma carta convite antes de pedir pelo visto, pois, além da visita, você também pode se hospedar na casa de alguém.

Estadia curta e frequente

O visto de turista é perfeitamente adequado para estadias curtas e frequentes, o que permite aos visitantes retornarem à Austrália várias vezes enquanto durar a validade do visto.

Este é um ponto muito interessante, pois na maior parte dos casos, em outros países, seria necessário a solicitação de um novo visto.

Viagem de negócios limitadas

Sabemos que o visto de turista não implica em autorização para trabalhar na Austrália durante a estadia, mas em algumas situações ele pode permitir viagem de negócio de forma limitada.

Isto serve para reuniões, conferências e negociações. Mas é importante consultar as condições específicas deste visto para que você não fique mal com as autoridades.

Promoção do turismo local

Todas às vezes que um país recebe visitantes, ele tem o objetivo de promover o turismo naquela localidade, contribuindo diretamente para a economia.

Então viajar para a Austrália, com um visto de turista, insere você nesta promoção do turismo local.

Contrate especialista em visto australiano

Qual a validade do visto australiano de turista?

Como dissemos anteriormente, a validade do visto australiano para turistas pode variar de 1 a 12 meses.

No entanto, diversos fatores são levados em consideração na hora da solicitação do visto, como as circunstâncias pessoais do requerente, bem como o propósito de sua visita.

Então acompanhe os pontos importantes relacionados a validade a duração do visto turístico:

A duração padrão pode ser de 1 a 12 meses e quem escolhe a validade são as autoridades de imigração.

O período de estadia autorizado pode ter uma validade mais longa, geralmente permitindo que o visitante permaneça na Austrália até 3 meses em cada visita particular.

Dependendo do seu visto turístico, visitas múltiplas podem ser permitidas durante o tempo de validade do documento, ou seja, você pode entrar e sair do país quantas vezes forem necessárias durante esse período autorizado.

Com relação à renovação ou extensão desse visto, é possível e aplicável ao visto turístico. Porém, as autoridades de imigração deverão analisar cada pedido de forma individual, considerando todo o seu histórico.

A validade do visto também pode ser diferente em decorrência da nacionalidade, pois alguns países possuem acordos especiais com a Austrália que afetam diretamente as condições do visto.

Com relação ao propósito da viagem, os vistos concedidos podem possuir validades diferentes para quem estiver visitando amigos ou familiares, bem como possuir condições específicas relacionadas à sua condição, concedendo apenas uma única visita ou possuindo alguma restrição no total de dias.

Principais curiosidades sobre o visto australiano

Agora que você já sabe o que é o visto turístico australiano e qual sua finalidade, vamos ver algumas curiosidades sobre esta documentação:

Diversidade de opções

Uma das coisas mais interessantes sobre o visto de turismo australiano é que ele oferece uma diversidade de opções levando em consideração o objetivo da sua viagem.

Isto inclui o visto de visitante conhecido como subclasse 600, e visto de turista eletrônico (eVisitor) que pode ser emitido para cidadãos de alguns países específicos.

Solicitação online

A maioria das pessoas pode solicitar o visto de turista de forma eletrônica, sem a necessidade de se deslocar até uma embaixada ou consulado australiano.

Este processo facilita a vida dos viajantes e torna tudo muito mais fácil e rápido de ser acessado.

Não possuem permissão para trabalhar

O visto de turismo para a Austrália é especificamente para fazer turismo. Em outras palavras, quem tem este tipo de autorização não tem permissão alguma para trabalhar durante sua estadia.

Caso a intenção seja trabalhar, mesmo que por um período curto de tempo, é necessário obter um tipo de visto diferente, específico para negócios.

Eletrônico

Você sabia que o visto de turismo, assim como o visto de estudos australiano, é eletrônico? Estará diretamente vinculado ao seu passaporte.

Esse é um sistema muito diferente da grande parte dos países, pois não cola nenhum tipo de estampa do visto no seu documento, já que a autorização emitida de modo online e você apenas imprime leva com você para o embarque.

Electronic Travel Authorization

Este é um tipo de visto de turista, emitido de modo eletrônico, que está disponível para alguns países apenas. Seu objetivo é permitir que os viajantes fiquem no país por um período curto de tempo.

Neste caso, o objetivo pode ser turismo, viagens diversas e até mesmo negócios. Mas para as estadias prolongadas, o recomendado é solicitar o visto subclasse 600.

Como obter o visto de turismo para a Austrália?

Depois de todas as informações que contamos para você, chegou a hora de saber como obter o visto de turismo para a Austrália.

Tempo de visto

A primeira coisa que você deve fazer é determinar o tipo de visto turístico que se encaixa na sua situação. Como já mencionamos, o mais comum deles é o visto de visitante subclasse 600.

Elegibilidade

O segundo passo é verificar se você atende todos os requisitos exigidos para obter a categoria de visto que deseja. Neste caso você deve observar a finalidade da sua visita e o histórico de conformidade em relação aos vistos anteriores.

Documentação

O terceiro passo requer de você organização, pois é necessário reunir todos os documentos, incluindo o passaporte válido, o formulário de solicitação devidamente preenchido, fotografias recentes, comprovantes financeiros, reserva de sua passagem e os detalhes da sua viagem.

Formulário online

Grande parte das solicitações dos vistos australianos são feitas de modo online. Para isso, você deve acessar o site oficial do departamento de imigração e preencher o formulário de solicitação de visto.

Pagamento

O quinto passo é pagar a taxa de solicitação do visto e os custos podem variar dependendo do tipo e das condições da autorização que você precisa.

Após seguir todos os requisitos basta acompanhar o andamento da sua solicitação. Você receberá um número e poderá acompanhar a evolução da sua solicitação através do site oficial.

Algumas outras questões podem ser exigidas, como os exames médicos e exames de saúde. As autoridades australianas entendem que dependendo da sua nacionalidade e condições do seu visto, seja necessário passar por essa etapa.

E você, sabia de todas essas informações sobre o visto de turismo da Austrália? Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado e não se esqueça de compartilhar com seus amigos.


Conteúdos relacionados

/images/vistoAUD.jpg

Veja um passo a passo de como tirar seu visto para a Austrália

/images/passaporte.jpg

Como tirar passaporte: tire suas dúvidas com esse passo a passo

/images/vacina.jpg

Saiba aonde tomar e como emitir o certificado internacional

Atenção:

Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.

Clientes
Quero contratar