×

Mundo dos Vistos

Entrevista no Consulado Americano? 8 dicas do que fazer!

Entrevista no Consulado Americano? 8 dicas do que fazer!

Tópicos

Entrevista no Consulado Americano? 8 dicas do que fazer!

Obter o visto americano requer certos cuidados. Passar pela entrevista de forma sincera é um passo fundamental para a sua aprovação.

No entanto, há coisas que não devemos fazer e por isso estamos aqui para te ajudar a resolver este problema. É por causa de pequenos erros, que grande parte dos viajantes se sentem amedrontados e com muitas dúvidas para passar neste processo.

A entrevista é sempre o último passo antes da aprovação e por isso você deve saber exatamente o que fazer.

Então, neste artigo de hoje, montamos uma lista com uma série de coisas que você precisa estar atento se quiser ter o seu visto aprovado perante as autoridades e poder desfrutar da sua viagem em paz.

Dica 1: Evite se apresentar com medo na hora da entrevista

A primeira coisa que gostaríamos que você soubesse é que não é necessário ter medo de se apresentar na hora da entrevista. Ela é uma das etapas que você precisa passar para obter o seu visto.

Então é necessário que você tenha uma boa apresentação sobre você, pois isso pode ser encarado como um marketing pessoal. Quando você demonstra medo, a autoridade pode entender que você tem algo a esconder.

Um dos principais objetivos da entrevista é dar credibilidade a sua história. Em outras palavras, o cônsul deseja saber qual o seu objetivo com esta viagem: se é negócios, estudos, trabalho, turismo, entre tantas outras coisas.

Tudo o que eles querem saber é se você possui um vínculo realmente forte com seu objetivo e também se você vai retornar ao seu país de origem. Então não precisa ter medo e passar informações em excesso.

Sob um aspecto geral a entrevista, nada mais é do que uma conversa, com perguntas objetivas e respostas claras, envolvendo toda a sua situação, trabalho e família.

Eles também desejam saber quanto tempo você vai ficar e quais são suas condições de financiar a viagem, além da revisão de solicitação do seu visto. Portanto, ela tem o objetivo de confirmar tudo o que você já disse antes.

Por esta razão, o medo ou o excesso de zelo sobre a sua pessoa, pode ser mal visto pela autoridade, pois a imigração Americana enxerga cada solicitação, como uma possível imigração para o país. Logo, seu objetivo é provar o contrário do que eles estão pensando.

Dica 2: Fale a verdade, sempre!

Outra questão que pode pegar os viajantes de surpresa, é se eles são fluentes ou não em inglês. É importante você considerar que toda a entrevista é conduzida em português, mas nada impede que a autoridade pergunte a você o seu nível no idioma.

Por esta razão, você deve sempre dizer a verdade. Nunca minta para uma autoridade Americana, pois isso pode trazer problemas para aprovação do seu visto.

Um exemplo bastante comum, é se você possui um visto de estudante. É natural que o cônsul pergunte qual o seu nível de proficiência do idioma. Afinal, você deve saber o básico se estiver indo estudar nos Estados Unidos.

Então, sempre que te fizerem uma pergunta, conduza a resposta de maneira clara e objetiva, sem se explicar demais ou levantar questões desnecessárias para o processo.

Nunca se esqueça de colaborar com o tempo que a autoridade tem para entrevistar você, isso demonstra respeito e que você está ali apenas pelo seu objetivo.

Contrate especialista em visto Americano

Dica 3: Apresente toda a documentação exigida

Na hora de realizar a entrevista, você deve estar munido de alguns documentos e papéis: o seu passaporte, as páginas que confirmam o agendamento e o formulário DS-160.

Sem eles, você terá que reagendar o processo, e poderá correr o risco de perder a viagem ou até mesmo ter o visto negado. Portanto você deve se organizar com antecedência, para evitar atrasos e quaisquer empecilhos que o impeçam de realizar sua entrevista.

Além disso, outros documentos podem ser solicitados como: certidões, contratos, escrituras e comprovantes de renda. Tudo isso com o objetivo de mostrar que você possui vínculo com o Brasil.

Então se prepare com antecedência e evite esquecer qualquer um destes papéis, mesmo que você não os utilize, leve para a entrevista.

Dica 4: Não leve nada além do necessário

Como acabamos de dizer, é fundamental levar toda a documentação e alguns papéis adicionais para a sua entrevista. E como você já deve saber, este ambiente é super controlado e protegido.

Por esta razão você não pode levar nada além do necessário e existe uma lista de coisas que você não pode levar durante a sua entrevista para o visto americano, o que são:

  • Equipamentos eletrônicos: celulares, relógios, tablet, etc;
  • Levar sua bolsa ou mochila.

Dica 5: Mantenha o respeito com todos

Este é um ambiente sério e que está ali para comprovar se você pode ou não ter o seu visto aprovado. Por isso, é necessário que você junte as dicas que passamos anteriormente, com essa que estamos compartilhando agora.

Manter o respeito não apenas com a autoridade Consular, mas como os demais solicitantes de visto. Falar alto e incomodar as pessoas ao redor, é muito mal visto.

Outra questão que faz com que você mantenha o respeito, é não se atrasar para a sua entrevista, nem esquecer o passaporte ou quaisquer outros documentos necessários.

Sempre que perguntarem algo a você, nunca responda de maneira confusa. Lembre-se de manter a objetividade e a verdade em todas as questões.

Dica 6: Vista-se adequadamente

Esta não é uma entrevista qualquer, porém não é necessário que você vá de terno e gravata. É de bom tom que você se vista de modo adequado e condizente com a situação.

Portanto, nada de ir desleixado. Pode usar uma roupa confortável um pouco mais formal para o processo. A dica é que você se arrume para uma ocasião importante, que é A Entrevista para o visto americano.

Nada de utilizar chinelo, bermuda, regata, camisetas de time de futebol, roupas extremamente decotadas e justas, pois nada disso vai causar uma boa impressão na autoridade.

Então você já sabe, que o menos é mais, porém é necessário estar de acordo com a ocasião. Isso demonstra um bom senso, respeito e que você está alinhado para o processo.

Dica 7: Transmita confiança e se mantenha tranquilo

Falamos aqui da questão do respeito e da vestimenta, o quanto eles são importantes para o seu processo de aprovação para o visto americano.

Mas você sabia que o seu comportamento também é analisado pelas autoridades? Assim que você entra no local, você está sendo observado.

Portanto, pedimos que você se apresente, sem pressa, inquietação ou nervosismo exagerados, para não levantar nenhum tipo de suspeita ou que você tem algo a esconder das autoridades.

Aqui, é importante transmitir confiança e que você respeite as regras do consulado americano, colaborando com todas as etapas do processo que acontece nas filas.

Os objetos serão inspecionados e suas digitais serão coletadas. Portanto, não é necessário ficar estressado ou ansioso.

Dica 8: Preencha o formulário de forma honesta

Uma das etapas mais importantes do processo de entrevista para o visto americano é o formulário DS-160. É indispensável que você forneça dados verdadeiros sobre você.

É através deste formulário que as autoridades do consulado irão fazer a análise do seu perfil, já que a entrevista comprova tudo o que você colocou neste documento.

Através do formulário, é possível identificar quais são seus vínculos com o Brasil e também comprovar a veracidade das informações colocadas por você. Se aparecer qualquer divergência ou dúvida e esta não for sanada, você pode ter o seu visto negado.

Um outro ponto que precisa ser esclarecido, é com relação às suas redes sociais, que também podem acarretar uma reprovação do visto, caso mostrem o contrário de tudo o que foi informado por você neste formulário.

Portanto, preencher da maneira correta, mantém a sua integridade. É necessário dizer um patrimônio que condiz com sua realidade, não sonegar impostos, nem demonstrar atitudes que levam a entender que você é uma pessoa perigosa ou mentirosa.

Você não precisa mentir para autoridade dizendo que tem muito dinheiro, quando na verdade não tem. Não é este o objetivo da entrevista. Então, reforçamos para que você seja honesto neste processo.

Conclusão

Com tudo o que dissemos aqui, você já pode ter uma base de como se preparar para a sua entrevista de visto americano. Todos os apontamentos são para que você observe e se tranquilize. Corrija o que for necessário.

Não é necessário mostrar algo que não é. Tudo o que pedem é que você seja sincero e comprove o que já está no formulário.

E lembre-se de seguir as dicas que passamos ao longo dos tópicos, pois elas são cruciais para o seu sucesso. Boa sorte!


Conteúdos relacionados

/images/usvisa.jpg

Veja um passo a passo de como tirar seu visto para os EUA

/images/mapa.jpg

Saiba onde estão localizados os CASVs americano no Brasil

/images/agendamento.jpg

Datas disponíveis para agendamento de visto americano

Atenção:

Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.