×

Mundo dos Vistos

eTA Canadá: o que é, como tirar e requisitos

eTA Canadá: o que é, como tirar e requisitos

Tópicos

eTA Canadá: o que é, como tirar e requisitos

Com certeza você já ouviu falar do eTA para o Canadá, esta região que atrai inúmeros turistas e viajantes em qualquer época do ano.

Sendo um lugar rico em belezas naturais preservadas e pelas grandes oportunidades de trabalho, neste artigo vamos te contar tudo sobre o que é, como tirar e quais os requisitos necessários para conseguir o visto.

É muito importante que você se atente às informações que vamos compartilhar para compreender melhor o processo e garantir que sua viagem seja tranquila e sem contratempos.

Então se você está curioso, é só ler este artigo até o final.

O que é o eTA para o Canadá?

Antes de mais nada é necessário definir que é o eTA para o Canadá e saber como ele funciona na prática.

Também chamado de autorização eletrônica de viagem para o Canadá, o eTA tem um documento eletrônico, obrigatório, para os cidadãos dos países liberados de visto, mas que desejam viajar para o Canadá.

Esse tipo de visto foi implementado em 2016 que era uma forma que as autoridades encontraram de agilizar o processo de entrada, mas também de melhorar a segurança na Fronteira canadense.

A autorização pode valer para entradas únicas com múltiplas, mas estas questões serão consideradas analisando todas as circunstâncias individuais do viajante.

O governo canadense implementou esta medida para proporcionar uma experiência mais segura e eficiente para seus viajantes. Alguns pontos são muito importantes sobre esse tipo de visto:

  • Os requisitos;
  • Quais países são elegíveis;
  • A finalidade da viagem;
  • A validade do visto e a entrada;
  • Todo o processo de solicitação;
  • Documentação e tempo de processamento.

Quem pode tirar o eTA - Requisitos

Agora que você já sabe o que é, vamos explicar para você quais são os requisitos de elegibilidade para poder tirar o eTA para o Canadá.

Esta autorização eletrônica de viagem é destinada aos viajantes dos países isentos de visto, mas que desejam entrar no Canadá para se estabelecer temporariamente.

Sobre quem pode solicitar o eTA, devemos considerar o seguinte:

Contrate especialista em visto Canadense

Países elegíveis

Existe uma lista de países elegíveis para que o cidadão possa solicitar esse tipo de autorização. Para isto é necessário que o país de origem esteja presente na lista de isenção de visto do Canadá e por esta razão necessitam do eTA para entrar no país por via aérea.

Os países desta lista incluem:

  • Estados Unidos;
  • Austrália;
  • França;
  • Dinamarca;
  • Brasil;
  • Portugal;
  • Espanha;
  • Reino Unido, e diversos outros países.

Viagem via aérea

O eTA é obrigatório para as viagens aéreas ao Canadá, isso significa dizer que para as viagens terrestres ou marítimas um visto de turismo é requerido.

O visto é válido para finalidades turísticas, de negócios e até mesmo trânsito. Mas no caso de viagens estudantis ou a trabalho é necessário solicitar outro tipo de autorização.

Validade do eTA

Com relação à validade do eTA, é normalmente de até 5 anos ou até o vencimento do passaporte, o que acontecer primeiro. Ele permite diversas entradas durante o seu período de validade, podendo o cidadão retornar ao país diversas vezes.

Mas é necessário ter atenção a uma questão muito específica. Para os cidadãos que já possuem um visto canadense, que seja válido, não existe a necessidade de solicitar o eTA, pois o visto canadense consegue abranger todas as exigências para entrada legal no país.

Questões de dupla nacionalidade e idade

No caso dos cidadãos que possuem dupla nacionalidade, e uma destas nacionalidades for de um país elegível para o eTA, a autorização deve ser obtida mesmo que ele opte pelo uso do passaporte da outra nacionalidade.

Já com relação à idade, os que forem menores de 18 anos, incluindo as crianças, deverão se sujeitar às mesmas regras do eTA. Em outras palavras, deverão obter a própria autorização.

Histórico criminal e admissibilidade

Como dissemos, o eTA possui não apenas a finalidade de autorizar pessoas a entrar em solo canadense, mas também de manter a segurança nas fronteiras da região.

Então, antes de conceder o visto ao viajante, as autoridades canadenses deverão verificar as várias questões de segurança, analisando os antecedentes criminais e de admissibilidade de cada solicitante do visto.

Se houver preocupações ou suspeitas, esta solicitação poderá ser recusada. E não apenas estas questões de criminalidade, mas informações incorretas durante a solicitação também podem levar a rejeição do seu visto.

Brasileiros solicitando eTA

No caso dos viajantes brasileiros, estes podem solicitar o eTA, desde que sejam residentes permanentes nos Estados Unidos e possuam um cartão verde válido; brasileiros que possuam visto canadense nos últimos 10 anos e os brasileiros que têm visto de não imigrante dos Estados Unidos.

Quais são os documentos necessários para a solicitação do eTA?

Agora vamos ver a lista de documentos necessários para a solicitação da autorização eletrônica de viagem para o Canadá. Estes documentos são necessários e essenciais se você quiser realizar esta viagem.

Acompanhe cada um deles:

Passaporte válido

O seu passaporte deve ser válido e ser emitido pelo país de sua cidadania. Como dissemos, o eTA pode ter duração de até 5 anos ou durante a validade do seu passaporte.

Por isso, você deve se certificar de que o seu documento tenha validade o suficiente que cubra toda a sua estadia no Canadá.

Endereço de e-mail válido

Todo o processo de solicitação é feito de modo eletrônico e por esta razão é necessário fornecer um endereço de e-mail válido.

Toda a comunicação feita referente à sua licitação e a decisão do eTA, será realizada através da internet. Então, nada de compartilhar um e-mail que você não use.

Cartão de crédito

O pagamento da taxa para a solicitação do eTA é feito de modo online durante o processo.

Então tenha em mãos um cartão de crédito válido e efetue o seu pagamento.

Itinerário da viagem

Oferecer informações sobre sua viagem de modo um pouco mais detalhado pode ser necessário para um processo de solicitação do seu visto.

Estas informações incluem os planos de viagem, acomodações e outros detalhes que as autoridades canadenses considerarem importantes e relevantes para o processo.

Informações sobre emprego e estudo

Se o seu objetivo for conseguir um eTA para estudar ou trabalhar no Canadá, você deverá fornecer informações adicionais sobre a sua viagem.

É comum que as autoridades canadenses peçam detalhes sobre o seu emprego e sobre a instituição de ensino que você pretende estudar.

Antecedentes criminais

A apresentação de um histórico, ou de antecedentes criminais, pode ser necessária dependendo das circunstâncias.

As autoridades podem julgar necessário fornecer dados sobre o seu histórico, levando em consideração o país de origem. Portanto, é necessário ter em mãos estas informações.

Histórico de viagens anteriores ao Canadá

Se você já visitou a região alguma vez, talvez seja necessário fornecer detalhes destas viagens, incluindo as datas, finalidade, tempo de permanência e até os vistos anteriormente concedidos.

Contrate especialista em visto Canadense

Como solicitar o eTA?

Depois de todos os detalhes compartilhados sobre autorização eletrônica de viagem, veja como você irá fazer para solicitar o seu eTA para o Canadá.

Elegibilidade

Antes de começar o processo de solicitação do visto, você deve verificar se possui todos os requisitos para obter a autorização. Lembre-se de verificar se o seu país de origem está na lista de isenção.

Acesse o site

O próximo passo é acessar o site oficial do eTA, que é o site do governo do Canadá, dedicado exclusivamente para esse tipo de visto.

Tenha certeza de que você está no site correto para evitar fraudes e outros processos não autorizados.

Documentação

Agora chegou a hora de separar todos os documentos necessários, incluindo o seu passaporte, o endereço de e-mail e um cartão de crédito para efetuar o pagamento da taxa de solicitação do visto.

Preencha o formulário online

O próximo passo será preencher corretamente o formulário de solicitação online, fornecendo as informações pessoais, dados sobre o seu passaporte, detalhes da sua viagem e outros dados relevantes para completar o processo.

Pagamento e revisão

Agora você deverá efetuar o pagamento do seu processamento utilizando um cartão de crédito válido. E antes de enviar a sua solicitação faça uma revisão das informações para garantir que tudo esteja correto.

Informações erradas nesta etapa podem ocasionar a recusa do visto e você terá que começar tudo outra vez.

Envie a solicitação e aguarde

O passo final é enviar sua solicitação e este processo costuma ser muito rápido. Depois aguarde a decisão das autoridades canadenses.

Se você fornecer o e-mail corretamente, sua resposta chegará através dele. Utilize o número de aplicação fornecido durante o processo para verificar a condição da sua solicitação.

Caso seja aprovado, basta imprimir e salvar a sua autorização eletrônica de viagem e apresentá-la no momento de viajar para o Canadá

Lembre-se de que é muito importante seguir todos os passos corretamente para evitar imprevistos. Também não se esqueça de verificar no site oficial se ocorreu alguma mudança ou ajuste nas exigências para o eTA.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado e não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Foto de Marcelo Pinto - CEO Mundo dos Vistos
Marcelo Pinto

Marcelo Pinto, CEO da SOS Canadá & Mundo dos Vistos, com mais de vinte anos na indústria de turismo e imigração, se destaca como um empresário apaixonado por conectar pessoas a novas culturas e oportunidades. Formado em Turismo, sua missão é facilitar experiências transformadoras. Especializado em processos de vistos, ele enxerga cada cliente como uma história única, buscando transformar seus sonhos em realidade. Sua abordagem vai além da burocracia, focando em criar futuros, reunir famílias e abrir portas para novas possibilidades.


Conteúdos relacionados

/images/passaporte.jpg

Como tirar passaporte: tire suas dúvidas com esse passo a passo

/p/imgs/caq-canada.jpg

CAQ para o Canadá: solicite o seu agora mesmo

/images/fees.jpg

Saiba os valores das taxas consulares para vistos canadenses

Atenção:

Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.

Clientes
Quero contratar