O visto J1 é um visto de intercambista necessário para pessoas que participam em programas de intercâmbio ou treinamento nos Estados Unidos.
Para solicitar o visto J1, é necessário que as pessoas já possuam uma função pré-combinada, treinamento ou pesquisa no âmbito de um programa aprovado oficialmente, e patrocinado por uma instituição de ensino ou outra instituição sem fins lucrativos. Além disso, os intercambistas portadores desse visto nos EUA, podem participar em programas governamentais ou, até mesmo, do setor privado.
São várias as pessoas que se aplicam nesta categoria de visto. Além disso, há vários programas de intercâmbio para jovens que também se incluem nessa categoria. Na lista dos solicitantes do visto J1 estão os:
Au pair é um programa que dá oportunidade a jovens de viverem nos EUA com um visto J1 de visitante e intercambista de 12 a 24 meses. A Au Pair mora com uma família anfitriã, têm aulas em uma faculdade local e cuida das crianças da casa. A carga horária do trabalho é de 45 horas semanais, tendo os horários de trabalho definidos por cada família.
Uma Au Pair nos EUA recebe cerca de 175 dólares por semana, porém a remuneração pode variar de um programa para outro. Ao final do programa, é concedido um mês inteiro de férias, além de duas semanas de férias remuneradas durante o programa. Os pré-requisitos para se candidatar a esse programa são:
Visto J
A categoria de visto J de visitante de intercâmbio é dada a pessoas aprovadas a participar em programas de visitantes de intercâmbio nos EUA, de acordo com a lei de imigração dos EUA.
Isso significa que antes que você possa solicitar um visto americano do tipo J junto à Embaixada ou Consulado, você precisa se candidatar, preencher os requisitos e ser aceito por um uma das categorias de Programas de Visitantes de Intercâmbio, através de uma organização patrocinadora designada.
Se você for aceito como participante no programa, o patrocinador vai lhe fornecer as informações e documentação necessárias para a solicitação de um visto J para entrar nos EUA.
Visto J1
Aqueles que buscam uma colocação profissional como Au Pair precisam solicitar um visto J1 de intercâmbio. A solicitação deve ser feita através do patrocínio de um programa de intercâmbio aprovado e supervisionado pelo Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais (Bureau of Educational and Cultural Affairs).
O visto J1 oferece inúmeras oportunidades para candidatos internacionais que desejam viajar e ganhar experiência nos Estados Unidos. Os programas multifacetados permitem que estrangeiros venham aos Estados Unidos por diversos motivos, tais como:
Assim como qualquer visto, alguns passos são necessários para solicitar o visto J1. O Mundo dos Vistos preparou a guia a seguir para te ajudar em todo o processo.
A taxa SEVIS, abreviatura para Student and Exchange Visitor Information System (Sistema de Informações de Visitantes e Estudantes de Intercâmbio), é um sistema online do Governo dos EUA que coleta e administra informações sobre os estudantes durante a estadia deles no país.
Este sistema de cadastro online é obrigatório para todos aqueles que querem estudar nos EUA. Dessa forma, as imigrações norte-americanas têm controle sobre as datas de entrada e saída dos estudantes nos EUA e dos seus movimentos durante sua permanência.
A SEVIS pode chegar a custar $220, porém os valores podem sofrer alterações sem prévio aviso. Além disso, o valor deve ser pago em até três dias úteis antes da entrevista do visto.
Além da taxa SEVIS, é necessário também efetuar o pagamento da taxa do visto no valor descrito abaixo. Contudo, esse valor também pode sofrer alteração sem prévio aviso. Mas você sempre pode contar com uma assessoria de vistos para te auxiliar e facilitar o processo de solicitação de visto.
O governo norte-americano emite o visto J1, assim como outros tipos de visto para Estados Unidos em apenas alguns estados do Brasil. Confira a lista deles:
O prazo médio de processamento do visto J1 varia de acordo com a demanda do consulado. O prazo médio hoje é de 10 dias úteis. Para se ter uma ideia, se o processo fosse encaminhado hoje (19/05/2022) a estimativa de resposta seria: 02/06/2022. Sempre indicamos que não só o visto J1, assim como qualquer outro visto, seja solicitado com um prazo maior de antecedência. Imprevistos ocorrem, é a melhor maneira de evitá-los é sempre agir com precaução e antecedência.
Para solicitar o visto J1 é obrigatório a apresentação de alguns documentos. Porém, documentos adicionais também podem ser solicitados. Confira a lista de todos abaixo e prepare os seus para realizar a solicitação.
Documentos obrigatórios necessários
Documentos necessários (obrigatórios): |
DS160 preenchido de acordo com as normas do consulado; |
Passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de viagem; |
Comprovante de pagamento da taxa consultar; |
Comprovante de agendamento da entrevista; |
DS2019; |
Documentos adicionais |
Documentos que comprovem sua situação econômica; |
Documentos que comprovem seus laços familiares; |
Documentos que comprovem sua situação social; |
A capital dos EUA é Washington, idioma oficial é o Inglês. O país utiliza como moeda o Dólar e hoje a cotação dela é de R$ 4,96.
Para o visto americano de estudos são necessários os seguintes procedimentos:
Se matricular em uma escola americana e obter o I20;
Preencher o formulário DS-160 com seus dados pessoias;
Pagar a taxa de solicitação de visto e realizar o agendamento;
Pagar o valor referente à taxa SEVIS;
Ir na CASV no dia e horário agendados para coleta da impressão digital e demais procedimentos;
Ir até o Consulado para entrevista
As informações acima podem ter sofrido alterações, por isso, consulte-nos para obter as informações atualizadas.
Os valores de honorários e taxas consulares poderão sofrer reajustes sem prévio aviso.
SEVIS é a abreviatura de Student and Exchange Visitor Information System, que significa Sistema de Informações de Visitantes e Estudantes de Intercâmbio. O SEVIS é um sistema online do Governo dos Estados Unidos que coleta e administra dados e informações sobre os estudantes e visitantes de intercâmbio estrangeiros com visto J1 e F1 durante a permanência destes nos Estados Unidos.O SEVIS é mantido pelo U.S. Immigration and Customs Enforcement Bureau e foi projetado para que os visitantes estrangeiros sigam e cumpram as condições dos vistos americanos evitando assim qualquer tentativa de permanência ilegal no país. Através deste sistema, as autoridades de imigrações norte-americanas terão controle sobre as suas datas de entrada e saída dos EUA e dos seus movimentos durante sua permanência no país.O SEVIS informa ao governo norte-americano onde o estudante internacional vive, onde estuda, onde trabalha e o estado legal nos EUA. Todos os participantes de programas de intercâmbio têm que se registrar no banco de dados do SEVIS e devem pagar a taxa correspondente ao tipo de programa que irão participar.
O visto J1 para visitantes de intercâmbio serve para pessoas com participação aprovada em programas de visitante de intercâmbio nos Estados Unidos. Os programas mais comuns são:
Ao ser aceito em um desses programas, o viajante será cadastrado no Sistema de Informações de Vistos de Estudante e Intercâmbio (SEVIS) onde a maioria dos Visitantes de Intercâmbio J1 deve pagar essa taxa.
A Instituição de Ensino do programa fornecerá ao visitante o formulário DS 2019 para apresentar na entrevista do visto J1. Se seu programa permitir que o cônjuge e filhos participem, cada membro da família receberá seu próprio formulário DS 2019, para deste modo solicitar os vistos J2.
Normalmente, é possível estender a permanência com o visto J1.
E se você ainda precisa de mais informações sobre o assunto ou quer contar com uma equipe especializada para obter o seu visto J1, nós podemos ajudar!
Há disponível na internet várias listas de documentos sugeridos, mas temos que entender que cada pessoa tem um perfil e uma realidade diferente. Com isso não é indicado seguir o que determinados sites dizem e sim entender a sua situação e elaborar uma lista de documentos específica para sua situação atual no Brasil.
Para isso orientamos que faça uma consulta com nossa equipe de consultores para que possamos entender a sua viagem e o seu perfil e assim propor os documentos necessários para apresentação no Consulado.
O treinamento prático opcional é um tipo de permissão de trabalho disponível para estudantes F-1 elegíveis. Ele permite que os alunos obtenham experiência de trabalho no mundo real relacionada ao seu campo de estudo.
Enquanto um funcionário da escola designado (DSO) recomenda o OPT no SEVIS, é o aluno que deve solicitar a permissão de trabalho no Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS). Se o OPT for aprovado, o USCIS emitirá um documento de autorização de emprego (EAD). O aluno não deve começar a trabalhar antes da data de início no EAD.
Existem três tipos gerais de OPT:
OPT: Para estudantes envolvidos em escolas pós-secundárias ou em conservatórios. Doze meses de OPT Regular estão disponíveis para cada nível superior de estudo. (Por exemplo, um aluno pode ter 12 meses para um diploma de bacharel e outros 12 meses para um mestrado).
OPT antes da conclusão: qualquer parte do OPT usada antes da Data de término do programa do aluno. Pode ser a tempo parcial ou a tempo inteiro.
OPT pós-conclusão: qualquer parte do OPT usada após a Data de término do programa do aluno. Deve ser em tempo integral.
Extensão OPT de 24 meses (STEM) : Para estudantes que se formaram nos graus designados de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) aprovados pelo DHS. Esse tipo de OPT é uma extensão de 24 meses do OPT.
Extensão OP-Cap-Gap : Para estudantes cujos empregadores em potencial apresentaram uma petição qualificada para o assunto H-1B-cap.
O aluno pode ter vários empregos durante a validade do OPT, mas não pode ter mais de um trabalho ao mesmo tempo. Durante o OPT o estudante não pode ficar desempregado por mais de 90 dias consecutivos. O estudante deve avisar a escola que se graduou sempre que mudar de emprego.
Após a conclusão do seu programa o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS – leia em inglês) permite um período de viagem de 30 dias, comumente referido como Grace Period. O USCIS concede esse período para permitir que os participantes resolvam seus assuntos e se preparem para retornar aos seus países de origem. Lembre-se que nesse período não é permitido completar atividades de intercâmbio, é permitido trabalhar. Embora os participantes possam viajar nos Estados Unidos, é recomendável que eles não viajem para além das fronteiras dos Estados Unidos, uma vez que não poderão retornar.
Veja um passo a passo de como tirar seu visto para os EUA
Sabia que você pode ser elegível ao Green Card?
Como tirar passaporte: tire suas dúvidas com esse passo a passo
Assessoramos em todo o processo da solicitação do documento, visando que nenhum documento adicional seja solicitado. Assessoramos desde a lista de documentos, preenchimento do formulário, orientações e demais dúvidas.
Preenchimento dos formulários e acompanhamento de todo o processo.
Atendemos clientes do Brasil inteiro para solicitação de qualquer tipo de visto.
Acompanhamos seu processo de visto até que ele seja finalizado. Todas as informações são disponibilizadas na área do cliente para consulta online.
Não importa o seu destino, nós facilitamos!
Avaliações
Atendimento muito explicativo, ajudou-me em tudo que precisei.
Todos os passos foram explicados direitinho e meu visto foi aprovado! ????
Atendimento maravilhoso!! Excelente!! Parabéns ????????