A Índia é um destino mágico. Seja por sua história, templos ou gastronomia, a terra das mil cores atrai turistas do mundo inteiro. E, claro, também muitos visitantes brasileiros.
Contudo, antes da sua viagem internacional, é preciso tirar o visto para Índia. Por isso, o Mundo dos Vistos elaborou este guia completo para você saber o que é necessário para conhecer o país asiático. Acompanhe a leitura, tire todas as suas dúvidas e prepare-se para se aventurar nesse lugar maravilhoso!
Os brasileiros, assim como demais turistas de outras nacionalidades, precisam do visto para Índia para conhecer, trabalhar ou estudar no país.
Muito avanço já foi feito para solicitar o visto indiano, já que antes o processo era mais complexo e demorado. O pagamento da taxa consular, por exemplo, só podia ser feito na boca do caixa, assim como ainda ocorre com o processo de solicitação do visto chinês.
Existem diferentes tipos de autorizações para pisar em terras indianas. Confira as principais:
É importante lembrar que para dar tudo certo na sua viagem ao exterior, é necessário solicitar o visto para a Índia correto.
O visto para a Índia para o turista comum, aquele que pretende apenas conhecer o país e passar alguns dias por lá, pode ser solicitado pela internet, sem precisar sair de casa, nem mesmo para pagar.
Já as pessoas que precisam de visto para a Índia com direito a múltiplas entradas ou que vão ficar no país por meses, ainda precisam ir ao Consulado ou Embaixada para fazer o procedimento da solicitação. Confira os tipos de vistos indianos de turismo:
Existem diferentes tipos de visto de trabalho para a Índia para quem vai fazer parte do mercado de trabalho indiano. Confira:
Os empreendedores podem escolher entre 2 vistos de negócios para Índia de acordo com o objetivo de sua viagem ao país asiático. Confira:
O procedimento do visto de negócios para a Índia é o mesmo para o visto de turismo feito na Embaixada ou no Consulado. O período normal de concessão é de 1 ano, mas é possível ver a possibilidade de emissão para um período de 5 anos. Esse visto deve ser concedido para quem:
Agora que você já sabe como tirar o visto para a Índia, é hora de reunir os documentos e iniciar a solicitação para poder visitar esse incrível destino.
Além da vacinação contra a Covid-19, se você quer viajar para o país dos indianos terá que estar em dia também com a vacina contra Febre Amarela.
A Índia exige a vacina contra a febre amarela para quem pretende visitar o país. Portanto, caso ainda não tenha tomado, não deixe de fazer isso. Se já se imunizou alguma vez, a dica é conferir se a sua imunização ainda está dentro do prazo de validade (normalmente 10 anos).
Depois, é preciso emitir o Certificado Internacional de Vacinação. O que pode ser feito através do site da Anvisa. Para isso, junto com o formulário, você terá que anexar um documento de identificação e do comprovante da vacinação. Ele deve conter:
Porém, como pode demorar até 10 dias úteis para o recebimento do certificado e ele é indispensável para solicitar o visto para Índia, é bom se programar para tomar a vacina aproximadamente uns 40 dias antes da sua viagem.
Para tirar o visto para a Índia sem sair de casa, o primeiro passo é acessar o site e-visa. Confira abaixo todo o passo a passo para conseguir seu visto indiano eletronicamente.
No site oficial do e-visa, você encontra um formulário a ser preenchido. Confira as principais informações solicitadas:
É importante ler o formulário com bastante atenção e preencher com calma, para evitar cometer erros e prejudicar o processo como um todo. Até porque dados inconsistentes podem resultar em visto negado ou atrasar a emissão do seu visto indiano.
Você precisa enviar também pelo e-visa uma foto 3x4 sua sem borda. A imagem digital precisa atender a todos os critérios exigidos pelo site para ser aceita. Confira:
O pagamento da taxa de visto para a Índia pode variar conforme o tipo de autorização solicitada por você para entrar no país e o prazo de duração dela. No fim da solicitação eletrônica (pelo e-visa), irá aparecer somente o valor da taxa básica. O que não significa que é o preço exato que você terá que pagar pelo visto.
Isso porque a taxa final, que é o valor total, pode incluir outros custos. E você precisará pagar pessoalmente no balcão (via cartão de crédito internacional). Vale lembrar que esse valor não é reembolsável mesmo que o visto seja negado ou apresente alguma diferença em relação ao que você solicitou.
Depois que você fizer a solicitação online do visto indiano, e tudo estiver correto, é só aguardar a chegada do documento por e-mail após 3 dias úteis (no mínimo).
Ao receber o arquivo digital, a dica é você imprimir e guardar o documento dentro do seu passaporte com todo cuidado Até porque ambos serão exigidos quando você chegar na Índia e lá serão carimbados.
Se você quer solicitar seu visto indiano pessoalmente, só há 2 lugares em nosso país que é possível fazer isso:
Confira os principais documentos necessários para conseguir fazer a sua solicitação de visto indiano pessoalmente na Embaixada (Brasília) ou no Consulado da Índia (SP):
Dependendo do seu tipo de visto indiano, os documentos necessários para tirá-lo podem variar um pouco. Dessa forma é importante que você verifique no site Mundo dos Vistos, na página específica do seu tipo de visa, o que é exigido. Exemplo: Visto indiano de turismo
Caso ainda fique alguma dúvida, é possível entrar em contato com a gente. Outra opção é se informar na Embaixada ou no Consulado, antes de ir lá pessoalmente, para se certificar que está levando toda a documentação necessária para tirar o visto para Índia que você deseja.
Ao levar todos os documentos, você também deverá pagar a taxa de visto na própria Embaixada da Índia ou Consulado. O valor deve ser pago em dinheiro, inclusive uma dica importante, é levá-lo trocado para facilitar.
O valor do visto para a Índia varia de acordo com a quantidade de entradas no país asiático e, até mesmo, com a época do ano que você pretende viajar. Confira os valores:
Se quiser saber se esses prazos ainda são os mesmos na época da sua viagem, é só entrar em contato com o Mundo dos Vistos para confirmar a informação e evitar contratempos na sua viagem à Índia!
E, precisando de ajuda, conte com o Mundo dos Vistos: a assessoria de vistos mais conceituada do mercado.
Como tirar passaporte: tire suas dúvidas com esse passo a passo
Como tirar o visto para Índia: tire suas dúvidas com esse passo a passo
Como tirar o visto japonês: tire suas dúvidas com esse passo a passo
Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.
Marcelo Pinto, CEO da SOS Canadá & Mundo dos Vistos, com mais de vinte anos na indústria de turismo e imigração, se destaca como um empresário apaixonado por conectar pessoas a novas culturas e oportunidades. Formado em Turismo, sua missão é facilitar experiências transformadoras. Especializado em processos de vistos, ele enxerga cada cliente como uma história única, buscando transformar seus sonhos em realidade. Sua abordagem vai além da burocracia, focando em criar futuros, reunir famílias e abrir portas para novas possibilidades.