×
  • Estamos com nosso atendimento normalizado. Por medidas de segurança, pedimos que os atendimentos presenciais sejam agendados clicando aqui.

Mundo dos Vistos

<?=$resultPrint[nomeimg];?>

Como tirar o visto para a Índia

Como tirar o visto para a Índia

A Índia é um dos países que ainda exige visto dos brasileiros que pretendem visitar seu território. Porém, muito avanço já foi feito para solicitar o documento. Antigamente, porém, o processo era muito mais complexo e demorado. O pagamento da taxa consular, por exemplo, só podia ser feito na boca do caixa, assim como ainda é o processo para solicitar o visto chinês.

Neste artigo, você vai entender todo o passo a passo sobre como tirar o visto para a Índia.

Tipos de vistos para a Índia

O visto para o turista comum, aquele que pretende apenas conhecer o país e passar alguns dias por lá, pode ser solicitado pela internet, sem precisar sair de casa, nem mesmo para pagar.

Já as pessoas que precisam de visto para a Índia com direito a múltiplas entradas ou que vão ficar no país por meses, ainda precisam ir ao Consulado ou Embaixada para fazer o procedimento da solicitação.

Exigências para tirar o visto para a Índia

Vacina contra a Febre Amarela

A Índia exige a vacina contra a febre amarela para quem pretende visitar o país. Portanto, caso ainda não tenha tomado, não deixe de tomar ou de conferir se a sua vacina ainda está dentro do prazo de validade.

Depois, é preciso emitir o Certificado Internacional de Vacinação, que pode ser feito através do site da Anvisa, bastando, junto com o formulário, anexar um documento de identificação e do comprovante da vacinação, que deve conter o número do lote e a data da vacinação, que deve ser tomada pelo menos 15 dias antes do embarque.

Porém, como pode demorar até 10 dias úteis para o recebimento do certificado e como ele é necessário para solicitar o visto, é bom se programar para tomar a vacina uns 40 dias antes da sua viagem.

Lembramos que a vacina tem uma validade de dez anos. Por isso, é importante checar se você já tomou alguma vez, antes de tomar novamente.

Passo a passo para solicitar o visto indiano eletronicamente

O procedimento, como dissemos, pode ser feito todo on-line, através do site https://indianvisaonline.gov.in/visa/, que é o site oficial do e-visa. Veja abaixo os passos e entenda como tirar o visto para a Índia.

Preencha o formulário

Lá você vai encontrar um formulário a ser preenchido com todas as informações solicitadas, que incluem os dados do passaporte, endereço, data da viagem (ida e volta), informações financeiras (última declaração do Imposto de Renda com recibo, três últimos holerites ou extratos bancários), dentre outras. Cuidado com as informações fornecidas pois elas não podem conter nenhum erro.

É importante ler o formulário com bastante atenção e preencher com calma, para evitar cometer erros e prejudicar o processo como um todo.

Anexe sua foto

Ainda, você vai precisar anexar uma foto 3x4 sem borda e atendendo aos critérios exigidos.

Faça o pagamento da taxa

O pagamento da taxa pode ser feito por cartão de crédito internacional.

Aguarde o recebimento do visto

Depois, é só aguardar que você receberá um documento por e-mail. Esse documento é o seu visto e irá permitir a sua entrada no país. Mesmo com o visto sem estar "colado" no seu passaporte, você deve levar o passaporte também. Portanto, nossa recomendação é que você imprima o documento e o guarde com bastante cuidado dentro do seu passaporte.

Você vai precisar apresentar tanto o documento quanto o passaporte na chegada no país e ambos serão carimbados.

Passo a passo para solicitar o visto indiano pessoalmente

Há a possibilidade de solicitar o seu visto presencialmente em Brasília ou em São Paulo.

Separe os documentos necessários

Para fazer essa solicitação, confira abaixo alguns dos principais documentos necessários.

  • Passaporte com validade de, pelo menos, seis meses contados da data de entrada no país.
  • 2 Foto 5x5 cm com fundo branco.
  • Certificado Internacional de Vacinação.
  • Passagem de ida e volta e comprovante de reserva de hotel, preferencialmente em seu nome.
  • Informações financeiras última declaração do Imposto de Renda com recibo, três últimos holerites ou extratos bancários).

A lista completa e atualizada dos documentos pode ser acessada na página específica da categoria de seu visto.

Dependendo do caso, outros documentos poderão ser solicitados. Portanto, o ideal é entrar em contato com a Embaixada antes de levar a documentação ou acessar o site para obter mais informações.

Leve os documentos até a Embaixada ou Consulado

Ao levar os documentos, você também deverá pagar a taxa na própria Embaixada. O valor deve ser pago em espécie e, preferencialmente, leve-o trocado.

Em São Paulo, também há um consulado da Índia, onde é igualmente possível fazer o requerimento. O procedimento é bastante semelhante ao da Embaixada em Brasília.

Quanto custa o visto para a Índia

O valor do visto para a Índia varia de acordo com a quantidade de entradas e, até mesmo, com a época do ano que você pretende viajar. Confira os valores a seguir.

30 dias com apenas uma entrada, chegando no país entre os meses de abril e junho (baixa temporada): 10 dólares.

30 dias com apenas uma entrada, chegando no país entre os meses de julho e março (alta temporada): 25 dólares.

1 ano com múltiplas entradas: 40 dólares.

5 anos com múltiplas entradas: 80 dólares.

Atualizado em 03/11/2021. Para valores atualizados, acesse a página específica do tipo de visto que pretende solicitar clicando aqui.

Prazo para entrega do visto para a Índia

Como dissemos, o prazo para o visto solicitado eletronicamente é de cerca de dez dias úteis. Portanto, é necessário que você solicite o visto apenas alguns dias antes da sua viagem, cerca de 20 dias. Isso porque o prazo do documento começa a valer no momento em que o e-mail é enviado a você. Lembre-se, esse prazo pode ser alterado sem prévio aviso. Fale conosco para se atualizar sobre os prazos médios atuais e evite qualquer contratempo.

No caso do visto requerido pessoalmente, caso a pessoa retire o passaporte pessoalmente, o prazo começa a contar do dia que o visto é anexado ao passaporte. Para quem vai receber pelo correio, é importante ficar atento ao recebimento, pois o visto normal de turista é válido apenas por 30 dias, como dissemos.

Visto de negócios para a Índia

O procedimento do visto de negócios para a Índia é o mesmo para o visto de turismo feito na Embaixada ou no Consulado. O período normal de concessão é de um ano, mas é possível ver a possibilidade de emissão para um período de cinco anos. Esse visto deve ser concedido para quem:

  • pretende estabelecer um empreendimento industrial ou comercial, ou quer estudar as possibilidades de estabelecer um empreendimento industrial ou comercial;
  • pretende comprar ou vender produtos industriais ou comerciais, ou bens de consumo duráveis;
  • participar de reuniões com empresas que tenham sede no país;
  • para recrutamento de mão de obra;
  • que possuam parceiros comerciais no país ou atuem como diretores de empresas;
  • participação de exposições, feiras comerciais, feiras de negócios e outros eventos semelhantes;
  • negociar com fornecedores locais, para avaliar ou monitorar a qualidade, fornecer especificações, fazer pedidos, negociar outros suprimentos relacionados a bens ou serviços adquiridos no país;
  • especialistas que tenham participação em projetos, para que possam monitorar o andamento do trabalho, participar de reuniões com clientes indianos e fornecer orientação técnica;
  • trainees de empresas multinacionais que queiram ir para treinamento interno nos centros regionais das empresas envolvidas localizadas na Índia;
  • estudantes patrocinados pela AIESEC para estágio em trabalhos baseados em projetos em empresas.
  • Agora que você já sabe como tirar o visto para a Índia, é hora de reunir os documentos e iniciar a solicitação para poder visitar esse incrível local, seja a turismo, estudos, trabalho, etc.

    E, precisando de ajuda, conte com o Mundo dos Vistos: a assessoria de vistos mais conceituada do mercado.


    Conteúdos relacionados

    /images/japao.jpg

    Saiba como tirar um visto para o Japão

    Como tirar o visto japonês: tire suas dúvidas com esse passo a passo

    /images/china.jpg

    Saiba como tirar um visto para China

    Como tirar o visto chinês: tire suas dúvidas com esse passo a passo

    /images/india.jpg

    Como tirar o visto para a Índia

    Como tirar o visto para Índia: tire suas dúvidas com esse passo a passo