Viajar para o exterior é o sonho de muitas pessoas. E não há dúvida de que esta é uma das melhores formas de conhecer novos lugares, culturas, climas, pessoas e muito mais.
Mas, quando estamos planejando uma viagem internacional, nos damos conta de que a burocracia pode ser maior do que o esperado. Precisamos providenciar uma série de coisas como: passaporte, seguro, passagens, hospedagem… e visto.
A boa notícia é que, dependendo do destino, a lista de documentos pode ser um pouco menor. Afinal, há muitos que aceitam a entrada de turistas brasileiros sem a necessidade de visto para entrada.
Se você se interessou, fique ligado. Hoje nós vamos falar sobre os melhores países que não precisam de visto para que você viaje sem se preocupar (muito) com a burocracia.
Um visto é uma autorização oficial para que uma pessoa possa entrar e transitar em outro país. Cada nação tem as suas próprias normas para admitir a entrada de estrangeiros em seus territórios.
A exigência ou não do visto irá depender de diversos fatores, como: acordos políticos e econômicos, fatores históricos, entre outros.
Além disso, a exigência de visto também varia de acordo com os objetivos de cada viajante. Muitos países não o visto para turismo. Mas para trabalhar ou estudar na nação, a autorização será necessária.
Quando pensamos que os países dispensam o visto, a tendência é achar que não será necessário nenhum outro documento. Mas não é bem assim.
A verdade é que cada país pode pedir os documentos que achar necessários para permitir que estrangeiros entrem no país. Por exemplo: muitos países não pedem o visto, mas exigem seguro viagem, certificado de vacinação, prova de renda ou comprovante de vínculo com o Brasil.
E, sem estes documentos, você corre o risco de ter sua entrada no país negada. Por este motivo, é importante ficar atento para estar com todos os papéis necessários durante sua viagem.
Veja mais detalhes sobre as exigências de documentação para entrar em diversos continentes:
A maior parte dos países da América do Sul não exigem visto de turistas brasileiros. No entanto, o período permitido para a estadia e a documentação podem variar.
Os países que integram o Mercosul exigem apenas um documento de viajantes brasileiros: a identificação com foto. Esta identificação pode ser o passaporte válido pelos próximos seis meses ou mais ou o RG expedido há menos de 10 anos.
A Carteira de Habilitação e carteiras profissionais, como OAB, CREA, CRM, entre outras, não são aceitas para autorizar a entrada de turistas brasileiros. Os países da América do Sul que aceitam turistas brasileiros sem a necessidade de visto são:
É possível permanecer como turista em todos esses países por até 90 dias. A única exceção é a Bolívia, cujo prazo máximo para a estadia é de 30 dias. Já a Colômbia permite que turistas brasileiros permaneçam no território por até 180 dias.
Quem vai viajar a negócios por menos de 90 dias também não precisa de visto. As exceções são: Suriname, Bolívia e Venezuela. Estes três países exigem o visto de brasileiros que estão no território para tratar de negócios.
Junto com a identificação, será necessário apresentar o CIVP, comprovante de vacinação contra a febre amarela, nos seguintes países: Bolívia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Suriname, Venezuela e Colômbia.
Além disso, a maior parte das nações na América do Sul exige também um seguro de viagem com cobertura para o COVID-19.
A Guiana Francesa, apesar de estar na América do Sul, não faz parte do Mercosul. Isso porque ela faz parte do território francês. Por este motivo, a lista de documentos para que a entrada de turistas brasileiros seja permitida é um pouco maior.
A maior parte dos países que estão na América Central não exigem o visto de turistas brasileiros. No entanto, quase todos exigem o comprovante de vacinação contra a febre amarela. Além disso, será necessário apresentar o passaporte válido por seis meses ou mais.
Alguns países, como a Costa Rica e o Panamá, costumam pedir também a passagem de volta para o Brasil como prova de que o turista de fato tem a intenção de sair do território. O seguro-viagem com cobertura para a COVID-19 também é um pré-requisito para a maior parte dos países.
O país com autorização para permanência mais curto é Honduras, que permite a estadia de turistas brasileiros por, no máximo, 30 dias. As demais nações permitem viagens com até 90 dias de duração.
E há, ainda, dois países que permitem a estadia de até 180 dias para turistas brasileiros. São eles:
Alguns países da América Central, como Cuba, exigem o visto para todos os viajantes brasileiros, inclusive os turistas.
A América do Norte tem apenas quatro países: México, Estados Unidos da América, Canadá e Groenlândia.
Você precisará de um visto para visitar todos eles, com exceção do último. Isso porque a Groenlândia é considerada um território da Dinamarca. Portanto, as regras para entrada de turistas é idêntica nos dois territórios.
Para entrar na Groenlândia, é necessário apresentar o passaporte válido pelos próximos seis meses ou mais. Também são necessárias a passagem de ida e de volta e o comprovante de vacinação contra a COVID-19. A permanência de turistas brasileiros pode durar até 90 dias.
Você já ouviu falar do Espaço Schengen? É um acordo entre 26 países europeus, incluindo todos aqueles que fazem parte da União Europeia. O objetivo é facilitar o livre trânsito de pessoas no velho continente.
Devido ao Tratado, o turista só precisa passar pelo controle alfandegário de um dos países signatários. Depois, você poderá se movimentar livremente por todos os países que participam do Espaço de Schengen durante 90 dias.
Turistas brasileiros não precisam de um visto para entrar nas nações que integram o Acordo Schengen. Basta apresentar o passaporte, passagem de ida e volta, comprovante de hospedagem, comprovante de estadia e prova de rendimentos.
A prova de rendimentos tem como objetivo comprovar que o turista pode pagar por todos os seus planos de viagem. São aceitos diversos documentos, como: extrato bancário, limite do cartão de crédito ou mesmo dinheiro em espécie.
Além disso, será necessário passar por uma entrevista antes que sua entrada seja permitida. Veja os países que fazem parte do Espaço Schengen:
Há países que não fazem parte do Acordo de Schengen e que não exigem o visto de viajantes brasileiros. Um bom exemplo é a Inglaterra.
Para entrar no país como turista, é necessário apresentar os seguintes documentos: passaporte válido, passagem de ida e volta, comprovante de hospedagem, comprovante de rendimento e seguro viagem.
Além disso, haverá uma entrevista antes que a entrada dos turistas brasileiros seja permitida. É permitido ficar na Inglaterra por até 6 meses. Se você pretende ir ao país para trabalhar, estudar ou permanecer mais de um semestre, será necessário solicitar o visto.
Há, ainda, países europeus que não fazem parte do Espaço Schengen mas que permitem a entrada de brasileiros sem visto. Veja quais são eles:
Para que sua entrada como turista seja autorizada, será necessário ter em mãos: passaporte, passagem de ida e volta, comprovante de estadia e seguro viagem. Também pode ser necessário ter o comprovante de rendimentos ou passar por uma entrevista para poder entrar nos países.
Assim como a Europa, o continente africano é cheio de história, cultura e com paisagens deslumbrantes para uma viagem inesquecível. E também há países africanos que autorizam a entrada sem exigir o visto.
Turistas brasileiros podem ficar no Senegal e nas Ilhas Seychelles por até 30 dias. Já os demais destinos permitem a permanência por até 90 dias.
Veja quais são os países africanos que aceitam turistas brasileiros sem exigir o visto:
Para poder entrar na maior parte desses destinos como turista, será necessário apresentar o passaporte, comprovante de vacinação contra a febre amarela, passagem de ida e de volta e comprovante de estadia.
Dependendo do destino, o comprovante de recursos financeiros e o seguro de viagem também podem ser exigidos.
A Ásia é o maior continente do mundo e tem mais de cinquenta países. Seu plano é viajar para lá e conhecer culturas, paisagens e cidades bem diferentes? Então é o momento de saber quais países permitem a entrada de turistas sem necessidade de visto.
Veja a lista de países asiáticos que permitem a permanência de turistas brasileiros por até 30 dias:
Quem deseja ir para as Filipinas como turista também não precisa de visto. É permitido ficar no território por até 60 dias.
Além dos destinos acima, há muitos outros países asiáticos que permitem a permanência de brasileiros por até 90 dias. Veja a lista:
Turistas brasileiros que desejem entrar na Ásia sem visto devem levar: o passaporte e certificado de vacina contra febre amarela.
Também será necessário apresentar a passagem de ida e volta, comprovante de hospedagem e de renda. Alguns destinos podem exigir ainda o comprovante de imunização para a COVID -19 ou o seguro de viagem.
Seu sonho é embarcar para o novíssimo continente? A boa notícia é que também será possível viajar para nações que não exigem o visto.
Veja a lista de países que permitem a permanência de turistas brasileiros por até 30 dias sem necessidade de visto:
Quem for viajar para Samoa, poderá fazer viagens de até 60 dias sem a necessidade de um visto. Além disso, há outros dois países que permitem a entrada de viajantes brasileiros sem necessidade de visto. É possível ficar nestes territórios por até 90 dias.
Os documentos exigidos para entrar nos destinos asiáticos são: passaporte, passagem de ida e volta, comprovante de estadia e de renda. Além disso, o comprovante de vacinação contra a COVID-19 também pode ser necessário para que a entrada seja autorizada.
Como você pode ver, há inúmeros destinos ao redor do mundo que não exigem um visto para o turismo. Então, se você quer viajar com menos burocracia, basta escolher um deles.
No entanto, é importante ficar atento. As regras para entrada e a lista de documentos exigidos dependem de uma série de fatores de ordem política, econômica e social, entre outras.
Logo, elas podem mudar a qualquer momento. Se você estiver planejando uma viagem, o ideal é sempre se certificar de que tem todos os papéis necessários em mãos para evitar qualquer transtorno.
Para ter total segurança durante as suas férias, o ideal é consultar uma assessoria especializada em viagens internacionais.
Aqui, no Mundo dos Vistos, nós estamos sempre por dentro de todas as atualizações e documentação necessária. Por isso, podemos ajudar você a ir para qualquer lugar do mundo de forma rápida, fácil e descomplicada.
Sabia que você pode ser elegível ao Green Card?
Entenda como funciona cada um
Como tirar passaporte: tire suas dúvidas com esse passo a passo
Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.
Marcelo Pinto, CEO da SOS Canadá & Mundo dos Vistos, com mais de vinte anos na indústria de turismo e imigração, se destaca como um empresário apaixonado por conectar pessoas a novas culturas e oportunidades. Formado em Turismo, sua missão é facilitar experiências transformadoras. Especializado em processos de vistos, ele enxerga cada cliente como uma história única, buscando transformar seus sonhos em realidade. Sua abordagem vai além da burocracia, focando em criar futuros, reunir famílias e abrir portas para novas possibilidades.