×
  • Estamos com nosso atendimento normalizado. Por medidas de segurança, pedimos que os atendimentos presenciais sejam agendados clicando aqui.

Mundo dos Vistos

<?=$resultPrint[nomeimg];?>

Renovação de visto para o Canadá

Renovação de visto para o Canadá

Está em dúvida sobre como fazer a renovação de visto para o Canadá? Quer saber o passo a passo para fazer esse processo, seja por suas impressionantes paisagens naturais ou pela imensa diversidade cultural, que tanto atrai os visitantes de todo o mundo?

Este é um destino muito escolhido para moradia, tanto temporária quanto permanente, por muitos estrangeiros que optam por ter uma qualidade de vida melhor ou mais rentável do que a que possuíam em seu país de origem.

Existem milhares de brasileiros hoje vivendo no Canadá e dentre as principais razões estão o trabalho e os estudos.

É necessária a renovação de visto para o Canadá?

Como todo país, este também tem exigências específicas de renovação de visto para o Canadá. Para quem está no país a trabalho ou estudo, é concedido um visto temporário que se chama TRV (visto de residente temporário).

O TRV, sigla em Inglês para "temporary resident visa", tem validade de 12 meses e o período de permanência no país é de, no máximo, seis meses durante esse período.

Para quem possui esse tipo de visto, é costumeiro que, após os primeiros dias, os viajantes ou trabalhadores comecem a pensar em estender a estada no país.

Seja pela infraestrutura, segurança ou qualidade de vida que passam a ter acesso, muitas pessoas optam por passar mais tempo do que o previsto.

Para quem deseja ou precisa ficar mais tempo no país, o consulado exige que seja feita a renovação de visto para o Canadá. Saiba mais sobre isso no tópico seguinte!

Quando solicitar a renovação de visto para o Canadá?

Sabendo que o tempo de permanência no país é geralmente de seis meses, o quanto antes você der entrada em seu processo, será melhor, já que até a conclusão pode demorar um tempo considerável.

Como visitantes, devemos evitar ao máximo qualquer indisposição ou embaraço com a imigração, para, assim, facilitar a aceitação da renovação de visto para o Canadá. Então, é melhor se prevenir quanto aos prazos e validades.

A renovação deve ser feita com antecedência mínima de 30 dias à data que expira o visto atual.

Existem duas formas de se fazer a solicitação para renovação, e elas irão interferir diretamente no tempo de espera para a conclusão.

Como muitos imaginam, não é necessário retornar ao Brasil e nem comparecer ao Consulado para dar entrada no seu processo.

O tempo permitido para estender o visto canadense varia por dois fatores. O primeiro é o seu tipo de visto requerido e o segundo fator é o motivo da sua solicitação.

Todos os passos e orientações são de fácil acesso através do site da imigração do Canadá.

Como fazer a renovação de visto para o Canadá?

A renovação de visto para o Canadá pode ser feita de duas formas e ambas exigem uma espera relativamente longa.

1. Correio

Optando por essa forma, que é a mais demorada, sua renovação pode levar muito mais tempo para ser concluída.

2. Virtual

Outra forma de solicitar a renovação do visto canadense é através da internet. Mesmo que o modo online seja mais rápido que o correio, a renovação pode levar até dois meses para ficar pronta.

É muito importante também que saibamos quem pode fazer a renovação.

A categoria do seu visto vai contar na hora da sua solicitação e apesar de ser um processo acessível, não é leviano.

Quem está a trabalho ou estudos poderá fazer a renovação do visto desde que comprove que tem motivos para tal solicitação.

Devemos lembrar que, em casos que o solicitante dá entrada no processo de renovação e o visto atual vence, ele não ficará ilegal no Canadá. Poderá solicitar a restauração que, nada mais é do que um pedido de desculpas formal.

Qual a documentação exigida para renovação do visto?

Os documentos necessários para a renovação são os mesmos exigidos para o visto. No site do governo canadense é possível encontrar toda a documentação e formulários necessários, tanto para a solicitação do visto quanto para a renovação.

Formulários

Formulário de solicitação IMM5257E: Possui quatro páginas com informações pessoais e da viagem. Precisa ser validado e impresso contendo assinatura.

Formulário IMM5645 ou IMM5707: Esse formulário possui informações sobre a família e pode ser preenchido no computador.

Formulário Schedule 1 (IMM 5257): Apenas para quem tem ou já teve vínculo com partidos políticos, defesa civil, cargo no judiciário ou serviço militar

Formulário IMM 5409: Somente para união não escriturada em cartório.

É de extrema importância lembrar que, após o preenchimento dos formulários eletrônicos, é preciso clicar no campo "validar" para criar um código de barras. Isso ajuda a avaliação de sua solicitação reduzindo o tempo de conclusão da sua renovação.

Documentos

  • Fotode acordo com manual;
  • Documento de identidade;
  • Cópia do visto atual;
  • Cópia do passaporte;
  • Comprovante de condições financeiras para permanência no país;
  • Carta contendo os motivos para renovação de visto para o Canadá;
  • Exames médicos (se aplicável).

Quem tem os exames médicos válidos não precisará refazer os exames para a renovação do visto.

Os que precisam da renovação para continuar a trabalhar no Canadá terão que comprovar a necessidade de continuar no país através de uma declaração da empresa contratante e a comprovação do vínculo empregatício.

Para os estudantes, é preciso enviar anexada uma carta comprovando as condições financeiras de um dos responsáveis e uma cópia da passagem de retorno ao Brasil.

Com todos os documentos em mãos, o próximo passo é o pagamento da taxa.

Quais são os valores para renovação do visto?

A taxa para renovação é, em média, CAD$75,00. Esse valor pode variar de acordo com o visto requerido. Essa taxa pode ser paga online com cartão de crédito ou em um banco de sua escolha.

Se o pagamento for feito por agência bancária o comprovante deverá conter o carimbo do banco e recibo.

Para o envio da documentação é indispensável que os comprovantes de pagamento estejam anexados no envio.

Esperamos que o post de hoje sobre renovação de visto para o Canadá tenha te ajudado a tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Aproveite para ver os demais artigos ou entrar em contato com nossa equipe para entender ainda mais sobre como fazer viagens para outros países enquanto estuda.


Conteúdos relacionados

/images/doubt.jpg

eTA ou visto canadense?

Saiba a diferença e qual é a melhor opção para sua viagem.

/images/fees.jpg

Quanto custa o visto canadense?

Saiba os valores das taxas consulares para vistos canadenses

/images/passaporte.jpg

Como tirar o passaporte

Como tirar passaporte: tire suas dúvidas com esse passo a passo