Está em dúvida sobre como fazer a renovação de visto para o Canadá? Quer saber o passo a passo para fazer esse processo, seja por suas impressionantes paisagens naturais ou pela imensa diversidade cultural, que tanto atrai os visitantes de todo o mundo?
Este é um destino muito escolhido para moradia, tanto temporária quanto permanente, por muitos estrangeiros que optam por ter uma qualidade de vida melhor ou mais rentável do que a que possuíam em seu país de origem.
Existem milhares de brasileiros hoje vivendo no Canadá e dentre as principais razões estão o trabalho e os estudos.
Como todo país, este também tem exigências específicas de renovação de visto para o Canadá. Para quem está no país a trabalho ou estudo, é concedido um visto temporário que se chama TRV (visto de residente temporário).
O TRV, sigla em Inglês para "temporary resident visa", tem validade de 12 meses e o período de permanência no país é de, no máximo, seis meses durante esse período.
Para quem possui esse tipo de visto, é costumeiro que, após os primeiros dias, os viajantes ou trabalhadores comecem a pensar em estender a estada no país.
Seja pela infraestrutura, segurança ou qualidade de vida que passam a ter acesso, muitas pessoas optam por passar mais tempo do que o previsto.
Para quem deseja ou precisa ficar mais tempo no país, o consulado exige que seja feita a renovação de visto para o Canadá. Saiba mais sobre isso no tópico seguinte!
Sabendo que o tempo de permanência no país é geralmente de seis meses, o quanto antes você der entrada em seu processo, será melhor, já que até a conclusão pode demorar um tempo considerável.
Como visitantes, devemos evitar ao máximo qualquer indisposição ou embaraço com a imigração, para, assim, facilitar a aceitação da renovação de visto para o Canadá. Então, é melhor se prevenir quanto aos prazos e validades.
A renovação deve ser feita com antecedência mínima de 30 dias à data que expira o visto atual.
Existem duas formas de se fazer a solicitação para renovação, e elas irão interferir diretamente no tempo de espera para a conclusão.
Como muitos imaginam, não é necessário retornar ao Brasil e nem comparecer ao Consulado para dar entrada no seu processo.
O tempo permitido para estender o visto canadense varia por dois fatores. O primeiro é o seu tipo de visto requerido e o segundo fator é o motivo da sua solicitação.
Todos os passos e orientações são de fácil acesso através do site da imigração do Canadá.
A renovação de visto para o Canadá pode ser feita de duas formas e ambas exigem uma espera relativamente longa.
Optando por essa forma, que é a mais demorada, sua renovação pode levar muito mais tempo para ser concluída.
Outra forma de solicitar a renovação do visto canadense é através da internet. Mesmo que o modo online seja mais rápido que o correio, a renovação pode levar até dois meses para ficar pronta.
É muito importante também que saibamos quem pode fazer a renovação.
A categoria do seu visto vai contar na hora da sua solicitação e apesar de ser um processo acessível, não é leviano.
Quem está a trabalho ou estudos poderá fazer a renovação do visto desde que comprove que tem motivos para tal solicitação.
Devemos lembrar que, em casos que o solicitante dá entrada no processo de renovação e o visto atual vence, ele não ficará ilegal no Canadá. Poderá solicitar a restauração que, nada mais é do que um pedido de desculpas formal.
Os documentos necessários para a renovação são os mesmos exigidos para o visto. No site do governo canadense é possível encontrar toda a documentação e formulários necessários, tanto para a solicitação do visto quanto para a renovação.
Formulário de solicitação IMM5257E: Possui quatro páginas com informações pessoais e da viagem. Precisa ser validado e impresso contendo assinatura.
Formulário IMM5645 ou IMM5707: Esse formulário possui informações sobre a família e pode ser preenchido no computador.
Formulário Schedule 1 (IMM 5257): Apenas para quem tem ou já teve vínculo com partidos políticos, defesa civil, cargo no judiciário ou serviço militar
Formulário IMM 5409: Somente para união não escriturada em cartório.
É de extrema importância lembrar que, após o preenchimento dos formulários eletrônicos, é preciso clicar no campo "validar" para criar um código de barras. Isso ajuda a avaliação de sua solicitação reduzindo o tempo de conclusão da sua renovação.
Quem tem os exames médicos válidos não precisará refazer os exames para a renovação do visto.
Os que precisam da renovação para continuar a trabalhar no Canadá terão que comprovar a necessidade de continuar no país através de uma declaração da empresa contratante e a comprovação do vínculo empregatício.
Para os estudantes, é preciso enviar anexada uma carta comprovando as condições financeiras de um dos responsáveis e uma cópia da passagem de retorno ao Brasil.
Com todos os documentos em mãos, o próximo passo é o pagamento da taxa.
A taxa para renovação é, em média, CAD$75,00. Esse valor pode variar de acordo com o visto requerido. Essa taxa pode ser paga online com cartão de crédito ou em um banco de sua escolha.
Se o pagamento for feito por agência bancária o comprovante deverá conter o carimbo do banco e recibo.
Para o envio da documentação é indispensável que os comprovantes de pagamento estejam anexados no envio.
Esperamos que o post de hoje sobre renovação de visto para o Canadá tenha te ajudado a tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Aproveite para ver os demais artigos ou entrar em contato com nossa equipe para entender ainda mais sobre como fazer viagens para outros países enquanto estuda.
Veja um passo a passo de como tirar seu visto para o Canadá
Como tirar passaporte: tire suas dúvidas com esse passo a passo
Saiba a diferença e qual é a melhor opção para sua viagem.
Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.
Marcelo Pinto, CEO da SOS Canadá & Mundo dos Vistos, com mais de vinte anos na indústria de turismo e imigração, se destaca como um empresário apaixonado por conectar pessoas a novas culturas e oportunidades. Formado em Turismo, sua missão é facilitar experiências transformadoras. Especializado em processos de vistos, ele enxerga cada cliente como uma história única, buscando transformar seus sonhos em realidade. Sua abordagem vai além da burocracia, focando em criar futuros, reunir famílias e abrir portas para novas possibilidades.