×

Mundo dos Vistos

Visto para Nigéria: Veja o nosso passo a passo atualizado em 2022

Visto para a Nigéria

Você está pensando em viajar para a África e quer saber como conseguir seu visto para a Nigéria? O que não faltam são motivos para visitar este país.

A Nigéria é um dos maiores países da África, com 36 estados e muitas belezas naturais, com cachoeiras, florestas, savanas e mais. Além disso, a Nigéria tem uma incrível fauna nativa com antílopes, leões, hienas, chimpanzés, leopardos e lobos.

Como se tudo isso não bastasse, o país tem uma grande diversidade étnica e é um grande exportador mundial de petróleo.

Se o seu plano é conhecer de perto este incrível país africano, continue lendo. Hoje vamos contar tudo o que você precisa saber para solicitar o seu visto para a Nigéria.

Visto para a Nigéria: turismo e negócios

Se você está viajando para conhecer as belezas do país ou para visitar uma pessoa, o ideal é solicitar o visto de turismo. Já as pessoas que irão para a Nigéria por motivos educativos, religiosos ou profissionais, devem solicitar um visto de negócios.

Passaporte:

Se o que você deseja é entrar na Nigéria como turista, o primeiro passo é ter um passaporte brasileiro válido pelos próximos seis meses ou mais. É necessário que o seu documento esteja em perfeitas condições.

Todas as páginas do passaporte devem estar legíveis e não pode haver nenhuma página amassada, rasgada ou ilegível. Além disso, é necessário que o seu documento tenha uma página em branco, onde ficará registrada a autorização de entrada para a Nigéria.

Formulário online:

Com seu passaporte em mãos, é o momento de ir até o site do governo nigeriano para preencher o formulário eletrônico.

O idioma oficial da Nigéria é inglês, então é nesta língua que está todo o formulário. Após preencher todo o formulário e fazer o pagamento da taxa, você receberá um email com o número da sua solicitação. Guarde este número para acompanhar o andamento do processo.

Como fazer o pagamento da taxa de solicitação do visto para a Nigéria:

A única forma de pagamento aceita pelo governo nigeriano é cartão de crédito.

De acordo com o site, é comum que as operadoras de cartões de crédito recusem pedidos de pagamento feitos pela Nigéria. Por este motivo, recomenda-se que você entre em contato com o seu banco e avise previamente que irá solicitar o visto. Desta forma, o seu pagamento será aprovado sem contratempos.

Outra informação importante para brasileiros é que, para evitar fraudes, o nome do titular do cartão de crédito deve ser idêntico ao nome que consta no passaporte.

Pagamento da taxa de passaporte nigeriano para mais de uma pessoa

Há, ainda, a função CART (carrinho). O objetivo é possibilitar o pagamento de mais de uma solicitação de visto para pessoas diferentes, desde que sejam da mesma família.

Ou seja, todas as pessoas devem ter o mesmo sobrenome, que deve ser idêntico ao sobrenome do titular do cartão. Você pode pagar por até cinco solicitações de visto de uma única vez. É necessário apenas que um dos solicitantes seja o titular do cartão de crédito.

Fotografia

Quem vai solicitar um visto de turista para a Nigéria deve ter também duas fotografias coloridas, de tamanho 5x7, que é o mesmo tamanho da sua foto de passaporte.

As fotografias precisam ser recentes, tiradas com o rosto de frente e a pessoa deve estar olhando diretamente para a câmera. É necessário que os dois ombros e a cabeça apareçam na fotografia sem nenhum corte.

É proibido utilizar filtros de embelezamento para estas fotografias. Também não é permitido utilizar qualquer outro tipo de filtro ou software que altere a sua aparência de alguma forma, como filtros de maquiagem, por exemplo.

Carta para a embaixada

Você deverá escrever uma carta para a embaixada, informando o motivo de sua viagem e detalhando tudo que pretende fazer enquanto estiver no país.

É importante escrever quais são os seus planos de viagem, ou seja, quais são os passeios e atividades que você pretende fazer. Também é necessário dizer que cidades você irá visitar e por quanto tempo você pensa em ficar em cada cidade.

Lembre-se de que você também precisará apresentar comprovante de hospedagem e de rendimento. É necessário que todas essas informações estejam de acordo entre si. Digamos que, em sua carta, você informe a intenção de visitar diversas cidades do país.

Será necessário que você apresente reservas de hospedagem em todos os locais. Além disso, você precisará apresentar também um comprovante de que tem como pagar pelo deslocamento e pela estadia em cada um destes locais.

Na carta deve constar o seu nome, idêntico ao passaporte e, após assinar, será necessário reconhecer a firma.

Comprovante de rendimentos

Para que seu visto seja concedido será necessário comprovar que você dispõe de recursos para pagar pela viagem.

Portanto, é necessário apresentar para a embaixada o extrato bancário dos últimos três meses carimbado e assinado pelo gerente da sua conta.

Além disso, será necessário apresentar a sua última declaração de imposto de renda com o recibo de pagamento.

Documentos adicionais para o visto de negócios

Quem for solicitar o visto de negócios deverá apresentar o comprovante de habilitação profissional. Portanto, separe uma cópia do seu diploma, carteira funcional ou carteira de trabalho.

Será exigida, ainda, uma carta do seu empregador autorizando a viagem. Esta carta deve estar em inglês e ser redigida no papel timbrado da empresa. Ela deve conter a assinatura e o carimbo do seu empregador.

Se a empresa for custear a sua viagem para o país, é necessário que isto esteja expresso na carta enviada à embaixada.

Comprovante de hospedagem

O solicitante de visto para turismo na Nigéria deverá apresentar as reservas do hotel onde pretende ficar hospedado durante a viagem.

Será necessário apresentar também as passagens aéreas de ida e de volta

Vacinas

A Nigéria, como muitos países africanos, exige o comprovante de vacinação contra a febre amarela. Para isso, é necessário que você faça a imunização no mínimo 10 dias antes da viagem. É preciso também obter o CIVP, Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia.

Também é exigido o seu certificado de vacinação contra a COVID-19 em inglês. Além disso, você deverá preencher a Declaração de Saúde antes de embarcar.

O formulário está em inglês e é composto por oito seções. O objetivo é determinar se você tem algum sintoma de COVID-19 ou se você teve contato com alguém que pode ter a doença. Ao final, você deverá anexar uma foto do seu comprovante de imunização contra a COVID-19.

Dúvidas Frequentes sobre o visto para a Nigéria:

No momento de solicitar o visto para a Nigéria, muitas pessoas se deparam com algumas dúvidas. Veja as mais comuns:

Preciso do visto porque fui convidado por um amigo ou parente. Preciso de algum documento adicional?

Sim. Caso você esteja indo para a Nigéria a convite de uma pessoa, ela deverá enviar uma carta para a embaixada do país no Brasil.

Neste documento devem constar o nome completo, a nacionalidade e o número do passaporte de quem fez o convite e também da pessoa que está solicitando o visto. Na carta também devem estar a profissão e o endereço completo do anfitrião.

A carta deve ser encerrada com a seguinte frase: “I accept full immigration responsibility while in Nigeria”. Em outras palavras, o anfitrião se responsabiliza por você durante a estadia na Nigéria. A pessoa que fez o convite deve colocar a data e a assinatura com firma reconhecida.

Outros documentos necessários para o anfitrião são uma cópia do passaporte ou da identidade, o extrato bancário dos últimos três meses e o comprovante de residência.

Estou viajando a negócios porque fui convidado por uma empresa. Preciso de algum documento adicional?

Sim. A empresa que fez o convite deve enviar uma carta para a embaixada da Nigéria em papel timbrado. A carta deve explicar detalhadamente os motivos de sua visita e que atividades serão realizadas durante sua estadia no país.

Além disso, é necessário que conste o endereço completo e telefone da empresa, bem como o número de registro da mesma junto ao governo (este número é equivalente ao CNPJ no Brasil).

A empresa deve encerrar a carta para a embaixada com a frase: I accept full immigration responsibility while in Nigeria”. Em outras palavras, a corporação se responsabiliza por você durante a estadia na Nigéria.


Qual é a validade do visto para a Nigéria?

A maior parte dos vistos para a Nigéria tem a validade de 14 dias após a data de emissão. O prazo máximo para ficar no país a turismo ou a negócios é de 30 dias, exceto em casos extraordinários.

Fiz a solicitação do meu visto para a Nigéria. Quanto tempo precisarei aguardar?

O tempo total para que a sua solicitação de visto seja processada pela embaixada é de, aproximadamente, seis dias úteis. Caso haja urgência, é possível diminuir este prazo para dois dias, mediante pagamento de taxa extra.

Meu visto foi aprovado. Posso entrar e sair do território nigeriano quantas vezes?

O visto de turismo ou de negócios para a Nigéria autoriza sua entrada no país apenas uma vez. A cada vez que você quiser retornar para o território nigeriano, será necessário solicitar um novo visto.

Qual é o endereço da embaixada da Nigéria aqui no Brasil?

A embaixada da Nigéria fica em Brasília. O endereço completo é:

SEN - Av. das Nações, lote 5

Cidade:Brasília Estado:Distrito Federal

Cep:70800-400 Telefone:(61) 3208-1701/1702/1717 Fax:(61) 3326-5192 e 3322-1823

Email: admin@nigerianembassy-brazil.org

Quero solicitar meu visto para a Nigéria agora mesmo! Como devo proceder?

Como você provavelmente pode perceber, o processo para obter o visto para a Nigéria é burocrático, requer muitos documentos e pode ser um pouco estressante. Por isso, a melhor dica para que tudo corra bem é contratar uma assessoria especializada.

Se você está em dúvida sobre como solicitar o visto para a Nigéria, fale conosco agora mesmo. Temos ampla experiência em todos os passos do processo e poderemos cuidar de toda a documentação, sem perder nenhum prazo importante.

Aqui, no Mundo dos Vistos, podemos lhe orientar sobre todos os passos necessários para sua viagem à Nigéria. Oferecemos todo o suporte para que você saiba:

    Que tipo de visto você deve pedir;

    Como proceder para obter o visto;

    Todas as exigências de documentação de acordo com cada caso;

    e muito mais.

Consiga o seu visto para a Nigéria agora mesmo. Entre em contato com o Mundo dos Vistos.


Conteúdos relacionados

/images/doubt1.jpg

Preciso de visto?

Países que precisam de visto: saiba quais são e viaje tranquilo

/images/portugal.jpg

Precisa de visto para Portugal?

Saiba se precisa de visto para Portugal. Veja as dicas imperdíveis!