×

Mundo dos Vistos

Como tirar visto para Nova Zelândia 2022

Visto Nova Zelândia 2022: Passo a passo Completo

Segundo o ranking de Desenvolvimento Humano da ONU, Nova Zelândia é considerado o sexto melhor país em qualidade de vida e estrutura oferecida para sua população. Com aproximadamente 4,5 milhões de habitantes, Nova Zelândia pode ser considerado um país cinematográfico, de beleza exuberante e perfeito para uma experiência incrível.

Então, se você quer conhecê-lo, o primeiro objetivo, além de tirar passaporte, é conseguir o visto para Nova Zelândia. Ou seja, obter uma permissão da embaixada para que você possa entrar, legalmente, no país.

E para ajudar aqueles que pretendem colocar o sonho de conhecer a Nova Zelândia em prática, o Mundo dos Vistos preparou um guia com o passo a passo a ser seguido para conseguir o tão sonhado visto neozelandês. Continue a leitura e saiba tudo sobre!

O que é um visto?

O visto para Nova Zelândia é uma permissão que o país fornece a uma pessoa para que ela possa entrar legalmente no território a ser visitado. Independente do motivo, seja turismo, trabalho ou moradia.

Os vistos são variados e por isso possuem diferentes validades e preços. Além disso, também são específicos de acordo com o motivo de cada viagem. Alguns países não exigem pagamento para tirar o visto, enquanto outros podem ser elegíveis à viajar sem a necessidade do visto. Para a Nova Zelândia, por exemplo, a pessoa precisa se encaixar em certos requisitos para entrar no país sem visto.

Brasileiros precisam de visto para Nova Zelândia?

Sim, brasileiros precisam de visto para Nova Zelândia se desejam visitar por qualquer motivo.

Além disso, você também não precisa do visto para Nova Zelândia se for um cidadão ou residente da Nova Zelândia ou Austrália, ou se for um cidadão do Reino Unido. Neste último caso, poderá permanecer no país por até seis meses sem a necessidade do visto.

Entretanto, desde outubro de 2019, tanto os brasileiros quanto os demais cidadãos dos 60 países que integram a lista de acordo de isenção de visto, precisarão, obrigatoriamente, apresentar a autorização eletrônica de viagem (ETA) e o NZeTA antes de ir para a Nova Zelândia.

O NZeTA Nova Zelândia é um espécie de autorização eletrônica, que deve ser feita antes da viagem, através de um processo on-line. O NZeTA é exigido a todos os viajantes dos países com isenção de visto e que possuem o objetivo de visitar o país como turista. Um NZeTA possui validade por até dois anos e o preço para adquiri-lo é de NZD 9,00 através de aplicativos móveis, ou de NZD12,00 para solicitações feitas no site. A partir do momento em que a solicitação do NZeTA é feita ao consulado, a resposta do requerimento é feita em até dois dias úteis.


Como funciona o visto para a Nova Zelândia?

Assim como muitos países, existem diferentes tipos de visto para Nova Zelândia, de acordo com o motivo da viagem daqueles que desejam visitar o país. Por essa razão, é indicado iniciar o processo de solicitação de visto com bastante antecedência antes da data da viagem.

Quais são os tipos de visto para Nova Zelândia?

Existem diversos tipos de vistos para Nova Zelândia. Confira a seguir quais são os principais e para que serve cada um:

Como tirar visto de estudante para a Nova Zelândia?

Existem dois tipos de visto para Nova Zelândia de estudante: um para cursos de até três meses de duração e outro com duração superior a 90 dias. A validade do visto nos dois casos é proporcional ao período do curso financiado. Caso a renovação destes seja indispensável e o estudante se encontre na Nova Zelândia, o mesmo deverá ir ao posto de Imigração mais próximo, não sendo necessário sair do país.

Quais são os documentos necessários para solicitar o visto para Nova Zelândia de estudante para cursos de até 90 dias?

Para cursos de duração de até 90 dias, geralmente é necessário solicitar o NZeta antes de embarcar. Contudo, é preciso que o requerente contrate um programa de estudos, e obrigatoriamente apresente a documentação da escola, no caso a LOA, que é a carta de aceitação, e o invoice (comprovante de pagamento do curso). Além disso, o estudante deverá apresentar obrigatoriamente o NZeTA e pagar um imposto sobre a conservação e turismo (IVL).

Quais são os documentos necessários para solicitar o visto para Nova Zelândia de estudante para cursos superiores a 90 dias?

Para os cursos de período integral com duração superior a 90 dias, o requerente deverá enviar a seguinte documentação para a Imigração:

  • passaporte com vencimento mínimo de até três meses após a data de saída da Nova Zelândia;
  • imposto de renda e holerite;
  • seguro de saúde e viagem;
  • formulário de Financial Undertaking assinado pela financiador do curso e pelo gerente do banco para comprovação financeira;
  • foto 3x4 recente;
  • formulário para visto de estudante;
  • comprovante de matrícula na escola, universidade ou curso que irá estudar;
  • recibo da escola com o pagamento integral do curso;
  • comprovante de hospedagem, alojamento ou acomodações com endereço onde o estudante ficará;
  • extratos bancários dos últimos seis meses anteriores à aplicação do visto que comprovem NZD 1,250 para cada mês de permanência na Nova Zelândia;
  • comprovante da passagem aérea de ida e de volta.

Documentação complementar para visto para Nova Zelândia de estudos para cursos superiores a seis meses

Além disso, caso o estudante permaneça na Nova Zelândia por um período superior a seis meses, será necessário que apresente:

  • exame médico "X-Ray Certificate" preenchido pelo médico, onde obrigatoriamente deverá constar a assinatura e carimbo CRM do profissional de saúde;
  • foto do aluno colada ao formulário e assinada pelo médico, com o laudo que é emitido junto com a radiografia.

Documentação complementar para visto para Nova Zelândia de estudos para cursos superiores a um ano

Caso o aluno permaneça na Nova Zelândia por mais de um ano, o mesmo deverá apresentar um atestado médico completo, onde os formulários deverão ser obrigatoriamente preenchidos por um médico credenciado pela Immigração da Nova Zelândia.

Além disso, caso o estudante seja menor de 17 anos, deverá apresentar uma carta de recomendação, e se tiver mais de 17 anos, deverá apresentar antecedentes criminais.

Todos os documentos devem estar traduzidos ao inglês, e os que não estiverem, deverão obrigatoriamente possuir uma tradução juramentada ou certificada.

A Mundo dos Vistos, para facilitar esse trâmite, realiza toda a assessoria necessária para a solicitação desse tipo de visto neozelandês. Todos os formulários são enviados preenchidos em inglês e fornecendo ao requerente um rascunho em português para completar com as informações necessárias. O Mundo dos Vistos também disponibiliza modelos de cartas para facilitar o processo, e monta toda a lista de documentos de acordo com uma análise no perfil de cada requerente, para que as chances de conseguir o visto seja maior.

Como conseguir visto para Nova Zelândia de trabalho?

O visto para Nova Zelândia de trabalho e estadia é para quem deseja morar na Nova Zelândia permanentemente. Contudo, para obter esse visto neozelandês, o requerente precisará ter um trabalho e habilidades que possam contribuir para o crescimento econômico do país. Existem mais chances que o visto para Nova Zelândia seja aprovado caso tenha emprego em uma área na qual o país tem escassez dessa habilidade.

Se esse é o visto neozelandês que procura, será necessário que acesse o site de imigração da Nova Zelândia e se inscreva. Lá, também poderá encontrar informações sobre como trabalhar no país, incluindo perfis da indústria e orientação sobre como procurar emprego.

Trabalhar na Nova Zelândia com Visto de Dependente de Estudante

Outra forma de trabalhar na Nova Zelândia é com o visto de dependente de estudante. Este visto permite que cônjuges de portadores de visto de estudante, que estão na Nova Zelândia estudando uma qualificação de nível 7 ou 8 na Lista de Profissões em Alta Demanda a Longo Prazo (Long Term Skill Shortage List – LTSSL), ou uma qualificação de nível 9 ou 10; trabalhem no país.

Como tirar o visto para Nova Zelândia de residente?

Existe uma série de condições para que o visto para Nova Zelândia de residente seja aprovado. Ter um emprego qualificado e considerado escasso no país, aumenta suas chances de ter o visto de residente aprovado. Com ele, o requerente poderá viver no país permanentemente, e ter todos os benefícios de um cidadão neozelandês.

A imigração para Nova Zelândia torna-se mais fácil quando o requerente possui mão de obra qualificada desejada pelo país. Por isso, a Nova Zelândia disponibiliza programas para residência, tais como o Categoria de Migrantes Qualificados ("Skilled Migrant Category – SMC") que é uma das formas mais populares de se conseguir o visto de residente para Nova Zelândia.

O SMC é destinado a pessoas com formações e experiências que a Nova Zelândia possui escassez de profissionais. O SMC se divide em dois grupos, sendo um deles o de pessoas que fazem parte da Lista de Profissões em Alta Demanda a Longo Prazo (Long Term Skill Shortage List – LTSSL)

Para se tornar elegível a através do LTSSL, a formação ou experiência profissional do candidato deve atender os requisitos. Além disso, os candidatos devem atender e ter o nível de qualificação, assim como a descrição da sua função (job description) na lista da ANZSCO, um banco de dados de descrições gerais que é referência para os empregos na Nova Zelândia.

Por outro lado do SMC, estão as pessoas que não se aplicam ao LTSSL, mas que também possuem qualificações consideradas importantes e precisas na Nova Zelândia. Nesse caso, o candidato a visto de residente para Nova Zelândia, deverá seguir o mesmo procedimento das pessoas do primeiro grupo, mas utilizando a lista de Profissões Qualificadas da Imigração da Nova Zelândia.

Além dessas regras, a Nova Zelândia também exige que os requerentes do visto de residente tenham até 55 anos, inglês fluente, de preferência comprovado através da prova IELTS com nota superior a 7, boa saúde e não ter antecedentes criminais.

Working Holiday Visa Nova Zelândia

O Working Holiday Visa para Nova Zelândia é um programa de trabalho nas férias e permite que jovens, com idades entre 18 e 30 anos, trabalhem ou estudem enquanto estiverem no país. Com este visto neozelandês você poderá viajar e trabalhar por até 12 meses no país, ou até 23 meses se for do Reino Unido.

Para se inscrever, você precisará atender as demandas do visto que são ter uma passagem de volta ou dinheiro o suficiente para pagar por uma e ter como propósito principal férias e lazer, e como intenção secundária um emprego.


Como tirar o visto de Student and Trainee para Nova Zelândia?

Caso precise ou deseje fazer uma experiência prática de trabalho como parte de seus estudos ou treinamento, poderá solicitar esse visto para Nova Zelândia. Dependendo do seu estudo ou treinamento, você precisará ter uma oferta de experiência prática de trabalho, um lugar em um programa de treinamento ou um aprendizado. Você também poderá se inscrever se quiser fazer:

  • um treinamento religioso formal;
  • um treinamento prático em medicina;
  • um treinamento prático de odontologia.
  • concluir um aprendizado como jóquei.

O visto neozelandês é necessário para uma viagem de conexão na Nova Zelândia?

É obrigatório a apresentação do NZeTA de trânsito para todos aqueles que estiverem viajando com conexão na Nova Zelândia, mesmo que o país não seja seu destino final.

O visto neozelandês é necessário para uma viagem de turismo pela Nova Zelândia?

Sim, é necessário a emissão do NZeTA para uma viagem de turismo pela Nova Zelândia. Visitantes que pertençam a um dos 60 países que fazem parte do acordo de isenção de visto, e que queiram permanecer no país por um período de até 90 dias como turista, ou visitar familiares, amigos ou estudar um curso dessa duração, não precisarão de visto.

Contudo, assim como no caso de conexão em território neozelandês, também será obrigatório a apresentação do NZeTA de turismo. Além disso, precisará ser comprovado que possui dinheiro suficiente para manter aos dependentes e a si mesmo durante o tempo de estadia

Onde tirar visto para Nova Zelândia no Brasil?

O Brasil conta com dois consulados neozelandês: um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. Entretanto, o processo de visto para Nova Zelândia é totalmente online, e devido a isso não há necessidade do requerente se deslocar até o consulado para a entrevista e nem disponibilizar nenhum documento original, já que o visto é vinculado ao número do passaporte.

Mas, se desejar informações específicas ou outras solicitações além do visto para Nova Zelândia, confira os horários de atendimento e endereço dos consulados neozelandês no Brasil.

São Paulo

Endereço: Edifício Bela Paulista 12º andar, Avenida Paulista, 2421, Bela Vista CEP 01311-300;

Telefone: (+55) 11 3898 7400;

E-mail: consuladonz@nzte.govt.nz / emb.novazelandia@gmail.com

Horário de atendimento: segunda a sexta das 09:00 as 17:00.

Rio de Janeiro

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 351, sala 917, Ipanema, CEP 22.410-906;

Telefone: (+55) 21 984 791 076;

E-mail: rio.novazelandia@gmail.com;

Horário de atendimento: atendimento apenas é realizado com agendamento prévio.

Quais são os documentos necessários para entrar na Nova Zelândia?

Assim como para a maioria dos países, também é necessário uma série de documentos para entrar ou solicitar visto para Nova Zelândia. Como o Brasil possui isenção de visto neozelandês, se o seu objetivo é visitar o país como turista ou estudante por um período de até 3 meses; além da da autorização eletrônica de viagem (NZeTA) e da autorização eletrônica prévia (NZeTA), os documentos obrigatórios necessários para entrar na Nova Zelândia são:

  • Passaporte com no mínimo três meses de validade além da data de viagem pretendida;
  • Passagem de ida e volta, com a volta determinada no período de no máximo, três meses após a entrada na Nova Zelândia;
  • Comprar através de traveler cheque, dólares, cartão de crédito ou cartão pré-pago de viagem que possui pelo menos NZD1.250,00 por mês.
  • Comprovante da reserva de hotel ou endereço onde ficará hospedado na Nova Zelândia.

Quanto custa para tirar o visto para Nova Zelândia?

Assim como existem diferentes tipos de visto para Nova Zelândia, as taxas variam de acordo com o visto pedido. Cada visto neozelandês possui um preço, assim como o prazo para que cada um fique pronto também são diferentes. Confira a seguir a lista com os valores de cada visto que a Mundo dos Vistos preparou, para facilitar a sua viagem!

  • Visto de Estudos: o valor da taxa consular é de NZD 330,00.
  • Visto de trânsito NZeTA: o valor da taxa consular é de NZD 12,00.
  • Visto de Turismo e Negócios NZeTA: o valor da taxa consular é de NZD 47,00.
  • Visto de emprego temporário nas férias (Working Holiday): o valor da taxa consular é de Consulte-nos.
  • Visto de trabalho e estadia permanente: o valor da taxa consular é de Consulte-nos.
  • Visto de Dependente de Estudante para Nova Zelândia: o valor da taxa consular é de NZD 211,00.;
  • Visto Student and Trainee para Nova Zelândia: o valor da taxa consular é de NZD 530,00.

Quanto tempo demora o visto para Nova Zelândia?

Diversas análises são feitas quando se solicita o visto para Nova Zelândia. Tais análises influenciam no prazo para a entrega do visto, como o perfil sócio-econômico do requerente e o tipo de visto neozelandês solicitado.

Abaixo você confere a lista com os prazos aproximados para cada solicitação de visto para Nova Zelândia. Contudo, é bom lembrar que tanto para solicitação do visto neozelandês quanto de qualquer outro, é indicado ser feito com antecedência a data da sua viagem, para assim evitar contratempos.

  • Visto de Estudos: 60 dias úteis.
  • Visto de trânsito NZeTA: 1 dias úteis.
  • Visto de Turismo e Negócios NZeTA: 1 dias úteis.

Como é feita a imigração na Nova Zelândia?

Existem diferente formas de fazer a imigração para Nova Zelândia, tais como:

  • ter um trabalho e habilidades que possam contribuir para o crescimento econômico do país;
  • estudar uma qualificação de nível 7 ou 8 na Lista de Profissões em Alta Demanda a Longo Prazo (Long Term Skill Shortage List – LTSSL);
  • ter uma qualificação de nível 9 ou 10;

Contudo, se você não se encaixa em nenhuma dessas opções, a imigração para Nova Zelândia deverá ser tratada diretamente com a Imigração ou com um agente de Imigração registrado ao governo do país.

Como renovar o visto neozelandês?

Para a renovação do visto neozelandês o processo é bem parecido com a primeira aplicação, já que é necessário apresentar toda documentação novamente, incluindo a parte financeira. Mesmo que o cliente esteja na Nova Zelândia ou em qualquer outro país, a Mundo dos Vistos consegue te auxiliar, pois o processo é todo online.

Restrições do Covid na Nova Zelândia

Nova Zelândia faz parte dos 35 países que tornaram a vacinação contra o COVID-19 obrigatória e restrições severas envolvendo todos os tipos de imigração, com quarentena rígida e obrigatória. Devido a isso, o país só reabrirá suas fronteiras a partir de 2022.

O processo de reabertura das fronteiras será feito em duas etapas. Na primeira etapa, apenas a entrada de neozelandeses ou pessoas com visto de residência na Nova Zelândia poderão ingressar ao país, a partir do dia 16 de janeiro, caso venham da Austrália. Já, a partir do dia 13 de fevereiro, neozelandeses ou pessoas com visto de residência na Nova Zelândia que estiverem em outros países, poderão ingressar no país.

Já para as demais pessoas, seja viagem de lazer ou negócios, turismo ou trabalho, a previsão é que a Nova Zelândia reabra as fronteiras a partir do dia 30 de abril. Entretanto, em todos os casos será exigido o cronograma completo de vacinação, além de um teste negativo para Covid-19 antes do embarque, e realizar outro exame do coronavírus na chegada.

Agora que você já sabe todos os passos de como tirar o visto para Nova Zelândia e quanto custa o visto neozelandês, entre todas as outras informações importantes sobre o tema que você conferiu aqui, comece já a planejar a sua viagem.

Se precisar de ajuda, fale agora com a Mundo dos Vistos para facilitar toda essa aventura, sem se preocupar com burocracias e tornando toda a experiência da sua viagem prazerosa!


Conteúdos relacionados

/images/vistoNZ.jpg

Como tirar visto para Nova Zelândia?

Veja um passo a passo de como tirar seu visto para a Nova Zelândia

/images/fees.jpg

Quanto custa o visto para Nova Zelândia?

Saiba os valores das taxas consulares para vistos para a Nova Zelândia

/images/vistoAUD.jpg

Como tirar visto para viajar para a Austrália?

Veja um passo a passo de como tirar seu visto para a Austrália