×

Mundo dos Vistos

Como consultar o status do visto americano? Veja os passos

Como consultar o status do visto americano? Veja os passos

Tópicos

Como consultar o status do visto americano? Veja os passos

Você está pensando em fazer uma viagem para os Estados Unidos, já solicitou o seu visto, mas não sabe como consultar o status dele? Não se preocupe!

Neste artigo, mostraremos para você o passo a passo de todas as etapas para a verificar o andamento da sua solicitação e assim, tirar suas dúvidas.

Já adiantamos que é bem mais simples do que parece. Então se você está curioso e quer saber como fazer, continue lendo até o final.

Como fazer para consultar o status do visto americano?

Assim que você deu entrada com toda a documentação para requerer o seu visto americano, há algumas etapas que você precisa conhecer neste processo. Já adiantamos que o local exato de sua busca é diferente do da entrega dos documentos.

Nessa página online as únicas informações que você receberá são relacionadas ao agendamento e o local de entrega da documentação.

Então para que você não fique frustrado durante a sua busca, você deverá acessar o site https://ceac.state.gov/CEACStatTracker/Status.aspx?App=NIV para consultar todo o andamento da situação do seu visto americano.

Basicamente, você precisará ter as informações em mãos para consultar o processo. Entre as informações necessárias estão os números dos documentos como passaporte e o código de barras DS-160, além do recibo de pagamento da taxa de visto.

Para quem ainda não sabe, o CEAS (Consular Electronic Application Center) nada mais é que o sistema eletrônico utilizado pelo departamento de Estado dos EUA que gerencia e controla todos os pedidos de visto.

Assim que você se deparar com a página inicial do site deverá fornecer todas as informações pedidas, especialmente as que você preencheu no formulário DS-160. Sem elas é praticamente impossível consultar o status do seu visto.

Página inicial para consultar o status

Depois basta fazer a verificação do status de visto. É bom lembrar que as etapas podem variar bastante dependendo do tipo de visto solicitado. Entre os tipos podemos destacar os 3 principais que são: visto de trabalho, visto de turismo e visto de estudante.

As principais respostas da busca são:

Visto Concedido

Visto americano concedido

Visto negado

Visto americano negado

Em análise

Visto americano em análise

Não existe uma outra forma de acompanhamento que pode ser feita, a única é pela internet.

Não se esqueça também de verificar o tempo de processamento para cada tipo de visto. Isso significa dizer que se você já esperou o prazo indicado para o seu visto solicitado, e mesmo assim não obteve resposta, lembre-se de entrar em contato com o consulado para obter informações.

Como eu sei que meu visto americano foi aprovado?

Essa é uma das perguntas mais recorrentes sobre o assunto de visto americano. Para saber se o seu visto foi aprovado você deve levar em consideração tudo o que dissemos no tópico anterior.

No momento da entrevista o oficial informa a decisão. A consulta do status do seu visto faz parte de todo este processo. Então veja quais são as principais maneiras para verificar o status de aprovação do seu visto americano.

Contrate especialista em visto Americano

CEAC (Consular Electronic Application Center)

Como você já sabe, este é um sistema virtual utilizado pelo departamento dos Estados Unidos e que tem como foco o gerenciamento dos pedidos de visto. Assim como informamos é necessário você fazer o login no site com as informações em mãos.

O que é o processo administrativo no status do visto americano?

O processo administrativo no status de visto americano é algo que precisa ser olhado com bastante atenção e é motivo de preocupação para a maior parte dos viajantes.

Trata-se de uma etapa adicional durante a análise do visto, podendo ocorrer após a entrevista no consulado ou na embaixada dos Estados Unidos que pode levar até 12 meses para ser concluído.

É importante que você saiba que durante a entrevista o oficial irá avaliar todas as informações que foram fornecidas por você e tomar a decisão de aprovar ou negar o visto, levando em consideração todos os requisitos e critérios estabelecidos em leis americanas.

Mesmo assim, em algumas situações após a entrevista, este mesmo oficial consular poderá encontrar necessidade de realizar mais uma análise adicional antes da decisão. Esta é chamada de processo administrativo.

Existem algumas razões principais para que ocorra o processo administrativo. Veja cada uma delas:

Verificação de documentação

A verificação de documentação como o próprio nome diz consiste em um oficial consular avaliar todos os documentos adicionais apresentados pelo viajante.

Entre estes documentos podemos citar: comprovante de emprego, os documentos estudantis e outras quaisquer informações que sejam relevantes para a solicitação do visto.

Verificação de elegibilidade

Na verificação de elegibilidade, o oficial consular irá revisar detalhadamente cada ponto específico da elegibilidade da solicitação que deve estar de acordo com o tipo de visto solicitado. Ele levará em consideração todos os detalhes e critérios legais.

Verificação de segurança

Na verificação de segurança, quando esta for solicitada, serão observados requisitos adicionais que comprovem que o solicitante não apresenta nenhuma ameaça à segurança dos Estados Unidos.

Durante este processo talvez seja necessário a apresentação de antecedentes criminais como prova de segurança.

Existem outras razões que podem ensejar processo administrativo durante a solicitação do visto?

Estas são as 3 principais razões pelas quais o processo administrativo é iniciado como etapa adicional antes da aprovação do visto. Existem outras razões específicas que podem levar até um processo administrativo, mas tudo será determinado pelo oficial consular.

Você não deve ficar extremamente preocupado se a sua solicitação gerou esta etapa adicional, pois ela não significa que o seu visto será negado. Entenda todas as razões pelas quais as autoridades pedem mais comprovações a você.

Ela serve para garantir que todas as informações estejam corretas e que você, como solicitante, não deixará de cumprir e agir conforme os critérios estabelecidos em lei.

Porém você deve ficar atento ao tempo necessário para a conclusão do processo administrativo que pode sofrer variações e acabar atrasando na obtenção do visto. Por isso você deve solicitar o seu visto com antecedência.

É muito importante aguardar o término desta fase com paciência. Então, se surgir qualquer dúvida durante este período, você pode entrar em contato diretamente com a embaixada dos Estados Unidos ou o consulado onde sua entrevista foi realizada. Desta forma você obtém maiores informações sobre o status do seu visto.

Como proceder em caso de visto recusado?

Sabemos que ter o visto americano recusado pode ser uma situação frustrante, mas você deve se lembrar que é possível obter um visto americano no futuro. Então nem tudo está perdido. Você deve considerar algumas razões que vamos te passar a seguir:

Compreender a recusa

Quando você estiver no momento da entrevista o oficial irá mostrar a você o motivo da recusa do visto. Nesta hora você pode compreender quais foram as questões que levaram a esse desfecho.

Estas razões podem ser bastante variadas incluem, normalmente, a falta de documentos necessários, questões de elegibilidade, preocupação com imigração ou inconsistência das informações apresentadas.

Aguardar o período correto

Após a recusa do visto, em algumas situações será necessário aguardar um período de tempo antes de tentar uma nova solicitação. Então não deixe de verificar as orientações passadas a você.

Busque por orientação profissional

Caso você esteja com dificuldades de compreender a recusa do visto, não deixe de buscar por orientação profissional. Eles podem oferecer uma orientação mais detalhada, como é o caso dos advogados ou, mesmo, um consultor especializado em vistos.

Por fim, você deve ser sempre o mais sincero possível durante a entrevista. Não omita detalhes importantes e relevantes sobre você e se esforce para responder todas as perguntas do oficial consular.

Lembre-se de que mentir durante este processo acarreta consequências graves que podem gerar uma proibição permanente na obtenção de visto.

Então esperamos que este conteúdo tenha tirado suas dúvidas e não deixe de compartilhá-lo com seus amigos que também planejam uma viagem para terras americanas.

Quando posso retirar meu passaporte?

No site do CASV é possível verificar o status da entrega, que poderá ser uma das seguintes opções:

Pronto para retirar

Nesse caso deverá agendar um horário para retirada dos documentos.

Pronto para retirar

Envio por correios

Caso tenha optado pelo envio por Correios, o código de rastreio será disponibilizado tão logo o processo seja finalizado. O rastreio deverá ser feito no site dos Correios.

Envio por Correios

Foto de Marcelo Pinto
Marcelo Pinto

Marcelo Pinto, SEO da SOS Canadá & Mundo dos Vistos, com mais de vinte anos na indústria de turismo e imigração, se destaca como um empresário apaixonado por conectar pessoas a novas culturas e oportunidades. Formado em Turismo, sua missão é facilitar experiências transformadoras. Especializado em processos de vistos, ele enxerga cada cliente como uma história única, buscando transformar seus sonhos em realidade. Sua abordagem vai além da burocracia, focando em criar futuros, reunir famílias e abrir portas para novas possibilidades.


Conteúdos relacionados

/images/passaporte.jpg

Como tirar passaporte: tire suas dúvidas com esse passo a passo

/images/agendamento.jpg

Datas disponíveis para agendamento de visto americano

/images/consulados.jpg

Saiba os endereços dos consulados americanos no Brasil

Atenção:

Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. A Mundo dos Vistos não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.

Clientes
Quero contratar